Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Espaço atualizado pelo time de Negócios da Gazeta do Povo. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Cimento produzido no Paraná conquista certificação ambiental internacional e reforça padrão sustentável na construção civil

Produto fabricado pela Votorantim Cimentos em Rio Branco do Sul (PR) recebe EPD®, selo global que avalia impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida

Cimento fabricado pela Votorantim Cimentos, em Rio Branco do Sul (PR), recebe declaração ambiental reconhecida internacionalmente.
Cimento fabricado pela Votorantim Cimentos, em Rio Branco do Sul (PR), recebe declaração ambiental reconhecida internacionalmente. (Foto: Divulgação/Sérgio Zacchi)

Ouça este conteúdo

Curitiba (PR), 28 de janeiro de 2026 — Um cimento produzido no Paraná acaba de alcançar um dos mais relevantes reconhecimentos ambientais do setor da construção civil no mundo. O cimento CP II-F 40, fabricado pela Votorantim Cimentos em sua unidade de Rio Branco do Sul (PR) e comercializado a granel para grandes obras, recebeu a certificação EPD® (Environmental Product Declaration), declaração ambiental baseada em normas técnicas internacionais que avalia o desempenho ambiental do produto desde a produção até o transporte final.

O que é a certificação EPD® e por que ela é estratégica para a construção civil

A certificação é concedida pelo EPD Brasil®, integrante do International EPD® System, um programa global que reúne informações ambientais verificadas por terceira parte e comparáveis entre produtos similares. O selo atesta, com transparência, os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do material, considerando critérios como consumo de energia e água, uso de combustíveis, logística de matérias-primas, gestão de resíduos e transporte.

Amplamente utilizado na construção civil por sua resistência e facilidade de aplicação, o cimento CP II-F 40 é empregado em estruturas como vigas e pilares, fundações, argamassas e pavimentação. A obtenção do EPD® reforça a relevância do produto para obras que buscam atender critérios de sustentabilidade cada vez mais exigentes, especialmente em projetos que visam certificações ambientais.

Votorantim amplia portfólio e chega a 17 produtos com certificação ambiental no Brasil

Além do cimento produzido no Paraná, outros nove produtos da Votorantim Cimentos também obtiveram a certificação ambiental. Entre eles está o cimento CP II-E 40, fabricado na unidade de Pecém (CE), e oito tipos de argamassa da marca Matrix — 2202 Revestimento Fachada, 2203 Projeção, 4201 Contrapiso e 5201 Múltiplo Uso — produzidos nas fábricas de Cajamar (SP) e Camaçari (BA). Essas declarações de argamassas foram atualizadas de acordo com o novo modelo metodológico do sistema internacional, com validade até 2030.

Com essas novas certificações, a Votorantim Cimentos amplia de forma significativa seu portfólio de produtos com EPD®. Ao todo, já são 17 itens certificados no Brasil, somando-se a outros sete que já possuíam o reconhecimento ambiental. Permanecem vigentes, por exemplo, as EPDs® dos cimentos CP II-E 40, CP V ARI e CP III 40 RS produzidos na fábrica de Santa Helena, em Votorantim (SP), além dos concretos Convencional Fck 30, Convencional Fck 40, Spectra 40 e Spectra 50, fabricados na central de concreto da Engemix, na Grande São Paulo. Todas as certificações podem ser consultadas no site environdec.com/library.

As EPDs® são instrumentos cada vez mais estratégicos para o setor da construção civil, pois oferecem dados técnicos confiáveis que auxiliam construtoras, incorporadoras e projetistas na escolha de materiais com menor impacto ambiental e no atendimento a requisitos de selos de sustentabilidade.

“Somos pioneiros em oferecer a certificação EPD® para cimentos e argamassas no Brasil. A ampliação das declarações ambientais reforça nosso compromisso em disponibilizar informações transparentes sobre a pegada ambiental dos nossos produtos para clientes de materiais de construção, que podem optar por materiais com menor impacto ambiental”, afirma Fabio Cirilo, gerente Global de Sustentabilidade e Energia da Votorantim Cimentos.

Segundo o executivo, o avanço também tem impacto direto no futuro do setor. “Esse movimento é estratégico para a construção civil, pois apoia diretamente as construtoras na obtenção de selos de sustentabilidade para seus projetos. Trata-se de mais um passo importante em nossa estratégia de descarbonização e na ambição de atingirmos a neutralidade em carbono no concreto até 2050”, conclui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.