• Carregando...
Ratatouille no meio a loucura da cozinha. / Crédito: Reprodução.

Ratatouille na loucura da cozinha. / Crédito: Reprodução.

Se você é daquelas pessoas que a-do-ram cozinhar, mas sempre deixa a cozinha parecendo um campo de batalha depois da refeição, fique esperto! Pode ser que seu incrível menu do dia esteja recebendo silenciosamente maus agouros só porque você deixou a cozinha em situação de calamidade pública. Pelo menos era mais ou menos isso que eu sentia toda vez que criava um prato diferente. Na próxima vez, o discurso vinha pronto da minha mãe: “ahhhh não, nem vem. Faz algo simples mesmo, isso aí vai sujar muita louça”.

Não é que, assim, minha mãe criava chatices sem razão. Ela sabe e hoje eu também sei que deixar toda a bagunça da cozinha para organizar no final da preparação é incrivelmente chato. Pode ser que sobre para mais alguém.  E quem é que tem ânimo para lavar pilhas de louça depois de uma farta refeição? Desconheço.

A partir dessa nossa importante problemática, resolvi criar simples mandamentos para que você crie o hábito de sempre cumprir — independente se for cozinhar um ovo ou uma Ceia de Natal. Vamos lá:

1- Organizarás todos os ingredientes que precisar, incluindo também os utensílios, antes de qualquer preparação. 

Tente pensar rapidinho em tudo que vai fazer de acordo com a receita. Corte os ingredientes antes, separe-os, deixe todos organizados seguindo a ordem de uso. Parece algo bem bobo e a gente sempre tem a sensação de que esse tipo de coisa toma bastante tempo, mas no fim das contas faz uma baita diferença. Se você for separando direitinho tudo que usar da dispensa, não vai precisar abrir e fechar pacotes várias vezes, sujar a cozinha de farinha, lembrar que o fermento acabou só no finalzinho da receita do bolo.

2- Lavarás tudo que usar o mais depressa possível. 

Quando você está fazendo um bolo, fica muito mais simples ir lavando uma coisa de cada vez que deixar para limpar a tigela, o fouet, a forma do bolo, a panela da cobertura, a faca, algumas colheres, a xícara de medida, blá blá blá, no final de tudo. Vai ter tanta louça na pia… que dá até desânimo imaginar. E tem outra coisa também, durante todo o processo você pode usar uma panela só para fazer várias coisas. Vai ter mais espaço na mesa e na bancada. Ponto para a organização!

3- Usarás com frequência o pano multiuso (seu melhor amigo).

Sabe aquele paninho azul, ou amarelo, que fica próximo à pia? Ele não precisa (nem deve) ficar esquecido ali perto do detergente. Juntando umidade e restos de comida, seu “panozo” vira quase uma bomba letal. O tecido precisa estar sempre íntegro, lembre-se também que ele é descartável — não deve durar para sempre na cozinha. E assim: caiu uma sujeira, já vai limpando.

4- Planejarás o melhor lugar para deixar utensílios e temperos mais usados.

Nada melhor do que ter tudo o que precisa ao alcance da mão. O seu local de trabalho na cozinha, seu cantinho especial da bancada, deve estar próximo dos lugares onde você guarda os temperinhos, os talheres, as panelas, as facas, as colheres grandes, etc. Cozinha precisa muito ser funcional, senão (pasmem) ela não funciona. Clique aqui e leia uma matéria bem legal de como organizar uma cozinha. 

5- Limparás o fogão toda vez que terminarás de cozinhar. 

Cozinha limpa e em ordem precisa ter o fogão limpo também. E quando mais você adia aquela limpeza, mais difícil fica. A gordura vai acumulando, as manchas vão ficando mais secas e mais complicadas de sair. As peças de cada boca vão criando uma crosta bem chatinha de tirar depois. Então, se você não quer passar horas num fim de semana limpando o fogão, dê um trato rapidinho nele diariamente. Prometo que não vai gastar nem cinco minutos na tarefa.

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]