Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paulo Briguet

Paulo Briguet

“O Paulo Briguet é o Rubem Braga da presente geração. Não percam nunca as crônicas dele.” (Olavo de Carvalho, filósofo e escritor)

Saudade do Céu

Três anos sem Olavo, o professor do Brasil

Ouça este conteúdo

Querido Olavo, hoje completamos três anos sem você. Decidi antecipar minha coluna porque não poderia deixar esse momento passar em branco.

Estava aqui conversando com o Silvio Grimaldo que um dia você o chamou de “aluno mais inteligente” e nos lembrávamos do momento em que recebemos a notícia de sua morte. 

Para sua imensa legião de alunos e leitores, aquele 24 de janeiro de 2022 é como o dia do ataque às Torres Gêmeas ou o dia da morte do Ayrton Senna: todo mundo se recordará para sempre da hora, do local e das circunstâncias em que a triste verdade chegou.

Eram sete horas da manhã e quem me deu a notícia foi a Rosângela. Permaneci silencioso por alguns minutos, olhando para o teto, perplexo, sem acreditar, sem nem mesmo chorar. 

Lembro-me de que o Lacombe me enviou uma mensagem, convidando-me para participar do programa dele. Logo em seguida, a produtora do programa me ligou; respondi que não tinha condições de falar. 

Mas imediatamente me levantei, fui até o computador e escrevi um dos textos mais dolorosos e sinceros da minha vida. Sua morte foi a sua última aula, Olavo. E talvez a mais importante.

Com a morte dos meus pais, eu já aprendera que a saudade, da mesma maneira que o amor, não é um sentimento, mas um modo de existência. A saudade de quem amamos não é algo que se sente, mas algo que se é. Camões revelou a verdadeira natureza ontológica da saudade nos versos imortais de “Sôbolos rios que vão”:

Não é logo a saudade
Das terras onde nasceu
A carne, mas é do Céu,
Daquela santa Cidade,
Donde esta alma descendeu.

Este é um aspecto amplamente ignorado de sua vida e de sua obra, Olavo: você nos ensinou a ter saudade do Céu. Em uma aula antológica do COF, você se lembra das palavras de Jesus no Evangelho de São João: “Vós sois deuses”. Isso é algo mortalmente sério! Jesus está dizendo aqui que todos nós possuímos uma alma imortal. 

A consequência da nossa imortalidade reside na espantosa certeza de que uma única alma humana vai durar mais do que toda a história do universo

“As guerras, as fomes, as discussões entre os edifícios”, todos os dramas e tragédias da civilização, todo o poder sobre os reinos deste mundo, constituirão apenas um episódio passageiro diante da eternidade.

Nem todo mundo sabe, Olavo, que você passou os sete primeiros anos de sua vida confinado a uma cama. Todos ao seu redor achavam que aquele menino doente estava condenado à morte prematura. Mas um dia, inexplicavelmente, seus problemas de saúde desapareceram. 

Você então saiu para o mundo e sentiu-se absolutamente indefeso diante da sensação de que todos os enganavam, pelo simples fato de que você não possuía malícia alguma. 

Daí derivam o seu amor pela verdade, a sua obsessão em compreender a realidade e o lugar central que os conceitos de perdão e milagre ocuparam em seu pensamento.

O Brasil de hoje, Olavo, é aquele menino doente na cama. E você, com o exemplo de sua vida e a imortalidade de sua obra, nos ensinou a arte de levantar e andar, como o ressuscitado Lázaro, mesmo quando todas as esperanças parecem perdidas.

Obrigado por esta lição meu amigo, meu mestre, meu segundo pai. Obrigado por salvar a minha vida.

Canal Briguet Sem Medo: Acesse a comunidade no Telegram e receba conteúdos exclusivos. Link: https://t.me/briguetsemmedo

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Aline Menezes

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.