• Carregando...
Rubens Bueno: deputado atuante tem mais chance de sobreviver à onda de renovação na política. Foto: Wenderson Araujo/Gazeta do Povo.
Rubens Bueno: deputado atuante tem mais chance de sobreviver à onda de renovação na política. Foto: Wenderson Araujo/Gazeta do Povo.| Foto:

O deputado paranaense Rubens Bueno (PPS) é dentre os deputados da atual legislatura o que teve o maior número de parceiros em seus projetos. Ele foi coautor de 278 proposições legislativas nos últimos anos.

No Congresso, um parlamentar pode apresentar uma proposição (projeto) sozinho ou em grupo. É comum que deputados sejam coautores uma mesma proposta (um projeto de lei, um requerimento). Tipicamente, seus parceiros são deputados do seu partido, estado ou bancada temática, dada a afinidade de interesses.

Leia também: Por que os catarinenses se aposentam 3 anos antes que os outros brasileiros?

A atuação do deputado paranaense, de um partido pequeno (o PPS), implica que ele foi muito além da sua fileira partidária para reunir apoio aos seus projetos (ou apoiar de outros colegas).

A segunda deputada mais conectada da atual Câmara também é do PPS: Carmen Zanotto, de Santa Catarina (foi coautora de 246 parlamentares). A lista é seguida por deputados cariocas do PSol (Chico Alencar e Glauber Braga). Os 10 deputados que tiveram mais parceiros constam do gráfico abaixo.

 Os dados são do período até 4 de outubro. Não incluo nesta conta as proposições que obrigatoriamente precisam de um número alto e mínimo de autores, como as propostas de emenda à Constituição (PEC) e requerimentos para criar CPIs. Assim, a lista representa apenas autorias em conjunto de propostas mais espontâneas.

O grupo dos principais parceiros do campeão Rubens Bueno indicam uma inclinação ao multipartidarismo. Seu principal parceiro, 232 vezes nos últimos anos, foi o deputado Sarney Filho – do PV. Os seguintes são deputados dos adversários PT e PSDB.

Saiba mais: Você paga mais de 80% das aposentadorias e pensões dos servidores

Na imagem estão os 5 deputados com quem Rubens Bueno teve mais projetos, em sentido horário.

Voltando à lista dos deputados mais conectados, que fizeram propostas com o maior número de colegas, observe a presença do futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

De fato, esses deputados mais conectados, líderes de parcerias em projetos, parecem ter atuação reconhecida pelos eleitores. Do grupo acima, todos foram reeleitos. As exceções são Izalci (eleito para o Senado), Chico Alencar (perdeu disputa para o Senado) e Pauderney Avelino.

De alguma forma, os deputados mais conectados e atuantes parecem ter tido uma tendência maior de sobrevivência em relação à onda de renovação no Parlamento.

Fique por dentro: Todas as colunas de Pedro Fernando Nery

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]