i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
Estatal na mira

Sem alarde, privatização da Petrobras já está em curso

  • Por Pedro Menezes
  • 21/01/2020 21:00
Privatização da Petrobras está acontecendo sem alardes
Privatização da Petrobras está acontecendo sem alardes| Foto: Petrobras/Divulgação

A privatização da Petrobras é sonho antigo daqueles que, como Paulo Guedes, não acreditam que o Estado pode ser bom empresário. Mas sempre existiram obstáculos entre o sonho e a realidade. Afinal, a Petrobras historicamente se posicionou como grande monopolista do setor de óleo e gás no Brasil. Como seria possível vender uma estatal que corresponde a todo um setor da economia? Como evitar o surgimento de novos monopolistas privados?

Nos anos 1990, esse monopólio foi quebrado formalmente, mas seguiu existindo na prática. Por exemplo, a Petrobras controla quase 100% das refinarias em território nacional. Como resultado, uma canetada no preço do petróleo refinado era suficiente para manipular as etapas subsequentes da produção. Shell, Ipiranga e outros concorrentes privados operavam postos de gasolina, mas essas empresas compravam petróleo refinado pela estatal. Este foi o mecanismo utilizado por Dilma para manipular a inflação e controlar o preço da gasolina no seu governo.

Em tese, até era possível concorrer com a Petrobras nessas etapas da produção. O problema é que esse tipo de monopólio é uma profecia autorrealizável. Imagine o que ocorreria com um investidor estrangeiro que decidisse investir na construção de uma nova refinaria equivalente a 10% da capacidade de refino nacional. Os outros 90% continuariam sob controle da Petrobras. O estrangeiro concorreria com uma gigante que costuma praticar preços abaixo do mercado para atender interesses eleitorais. Receita certa para a falência.

No setor de gás, o monopólio da Petrobras se espalhava por praticamente todas as etapas da produção. Como se não bastasse, a estatal dominava também a demanda, com participação em 45% das usinas termelétricas movidas a gás natural.

Petrobras: a velha estatal morreu

A velha Petrobras morreu. Para ser mais preciso, está morrendo agora, sem grande alarde nos jornais. Ainda no governo Temer, a estatal passou a vender boa parte das suas subsidiárias para honrar dívidas dos tempos de Petrolão. Sob o comando de Pedro Parente, iniciou-se um plano que segue em curso. A ideia é vender subsidiárias até que a Petrobras se torne uma empresa enxuta. Ao invés de monopolizar todas as etapas de um setor, a nova Petrobras terá foco na extração de óleo em águas profundas – em outras palavras, no pré-sal.

Com esse norte, Temer e Bolsonaro já privatizaram boa parte da estatal. A BR Distribuidora, uma das mais famosas subsidiárias da estatal, foi vendida no ano passado. No setor de gás, o mesmo ocorreu com a TAG, maior transportadora do gás nacional, que foi vendida a uma multinacional franco-belga por R$ 33,5 bilhões. E é só o começo.

Neste 2020, toda a atenção se volta para a venda de refinarias. A Petrobras já anunciou a venda de diversas plantas, que juntas correspondem a quase metade da sua capacidade de refino. Se essas operações forem concluídas neste ano, o governo perderá quase todo o seu poder de manipulação dos preços. Ou seja, a gasolina será precificada por regras de mercado, conforme oferta e demanda, sem espaço para novas Dilmas. Caso os caminhoneiros façam novas greves pedindo canetadas para derrubar preços, o governo já não terá como entregar o que pedem.

Até mesmo os ambientalistas devem comemorar a novidade. Com preços de mercado, a caneta presidencial perderá seu poder de quebrar produtores de energia limpa, como ocorreu durante o governo Dilma. Quando o governo baixa preços da gasolina na marra, sem fundamentos econômicos, produtores de etanol costumam ir à falência da noite pro dia.

Revolução no setor de gás natural

Revolução ainda maior deve ocorrer no setor de gás natural. Quando Paulo Guedes fala sobre o “choque de energia barata”, ele se refere ao fim do domínio estatal que, por décadas, se fez presente em todas as etapas da produção, da extração à distribuição de gás natural.

Após um acordo da Petrobras com o CADE, programou-se a venda das participações da Petrobras em diversas empresas de gás natural. A venda da TAG foi parte importante deste plano, que ainda está no início. A médio prazo, o setor privado deve se fazer presente em todas as etapas da produção de gás.

Alguns analistas do mercado são céticos com relação às promessas de Guedes, que anuncia quedas de até 50% no preço do gás entre 2019 e 2021. Dada a precária infraestrutura de gasodutos no Brasil, um barateamento desta dimensão dependeria de investimentos de longo prazo, que demoram a ocorrer e dependem do setor privado. Mesmo que os menores preços não venham tão rápido, diversos braços da Petrobras no setor de gás já estão sendo privatizados.

Trilhando este caminho, a petrolífera estatal foi capaz de sanear suas dívidas decorrentes de tudo o que a Lava Jato revelou. Antes vista como empresa à beira da falência, a Petrobras foi capaz de se reerguer sem ajuda do Tesouro Nacional. Graças a esta privatização parcial, não pagamos a conta dos desmandos passados. Nos últimos quatro anos, as ações da Petrobras sextuplicaram com o sucesso deste plano.

Há alguns anos, um amigo liberal costumava defender, em tom de piada, que todos os ativos da Petrobras fossem vendidos, mantendo apenas uma placa em frente à sede da empresa no centro do Rio de Janeiro. Segundo ele, a privatização seria impopular demais, com alto custo político. Melhor buscar esse atalho.

De certa forma, a piada do meu amigo virou política pública. Restará mais do que uma placa em frente à sede, mas a Petrobras do futuro, focada na extração em águas profundas, não será nem sombra do que a estatal foi no passado. Além de mais enxuta, a privatização da empresa resultante será bem mais facilmente privatizável. Caso o clima político mude e a opinião pública se torne mais simpática à desestatização completa da petrolífera, já não haverá a mesma preocupação com a criação de monopólios privados. Tudo isso porque, apesar da falta de manchetes, a privatização da velha Petrobras já começou.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Célio Oppezzo

    ± 0 minutos

    O Brasil não precisa mais de estatais. No passado elas até tiveram um papel importante, mas esse passado está muito distante, felizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo Bento Antoniutti

    ± 38 dias

    Se estado fosse bom, todas as economias socialistas teriam dado certo....hã, mas nem tudo, só isso ou aquilo.....bom, o que eu sei é que tem uma empresa que vai ao espaço e volta a 1/20 o custo da Nasa...em 6 meses eles ganharam 70% dos contratos de viagem espaciais....assim é...A AMBEV luta constantemente para ter um monopólio, eu agradeço, sempre tem alguma cerva mais barata pra vender e cada vez mais cervejarias artesanais pipocam por ai, luta inglória e assim é a liberdade. Se as refinarias tivessem competição do mercado internacional o preço da gasolina no pais seria mais barato e obvio as refinarias que não ganhassem competitividade em medio prazo iriam fechar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Requena

    ± 42 dias

    Esse Pedro Menezes é o que se diz "liberal" mas assumiu voto no Haddad e ainda tentou convencer gente a votar no petista também. Não é por acaso que os liberais são motivo de piada no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Eu sou liberal e tenho vergonha de alguém se dizer "liberal" e ter votado no Haddad. Além disso, Pedro Menezes já demonstrou várias vezes ser simpático a certas intervenções estatais em algumas áreas da Economia. Isso não é liberalismo coisa nenhuma. Não adianta ele se dizer "liberal" enquanto defende tais práticas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANA M

    ± 42 dias

    Armar barricadas em torno de discursos liberais ou socialistas não vai permitir enxergar o essencial: qual o ganho efetivo para a sociedade brasileira num modelo ou em outro. Este é um debate que deveria envolver todos os brasileiros, ser tema de discussão nos botecos e esquinas. Afinal, se vamos vender as estatais por conta do uso político e da corrupção, talvez fosse melhor, antes disso, reformar completamente o executivo, o legislativo e o judiciário. Também me pergunto: por que os recursos financeiros utilizados na compra de estatais/concessões quase sempre tem origem em financiamento público? Esta é a forma dos liberais socializarem o risco do capital? Assim fica fácil...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Tem que privatizar e desestatizar, ou seja, vender SEM uso de financiamento público. Quem usou e abusou deste recurso foi o FHC - mas não se esqueçam, ele é do PSDB, que é um partido social-democrata (centro-esquerda). E, ao meu ver, você está misturando duas questões distintas: uma é a sujeira e a bagunça que impera nos três poderes. Outra é o fato de termos ainda o "Estado empresário" em várias áreas econômicas importantes. Mesmo que o governo fosse bom e honesto, essa história de "Estado empresário" não dá certo nunca, em lugar nenhum. O melhor para o consumidor - nós - é sempre um mercado aberto, livre e com concorrência. Mesmo com os políticos mais honestos e competentes do mundo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ADRIANA M

    ± 42 dias

    O articulista faz a privatização parecer algo maravilhoso. Talvez, sim; talvez, não! As empresas estatais não surgiram apenas decorrentes da vontade de governantes. Nos primórdios do capitalismo nem saúde e educação eram responsabilidade do Estado. Ocorre, que o equilíbrio do mercado não é uma tendência natural e a concorrência não sendo um fenômeno perfeito nem sempre inibe a formação de monopólios/oligopólios em prejuízo dos consumidores. A revista Forbes listou em 2018 6 empresas estatais entre as 10 com maiores ativos sendo uma dos USA, 4 da China e uma do Japão. Além disso, 1/3 das estatais do mundo está na Europa. (cont)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      E outra: privatizar só não basta. Tem que abrir o mercado de verdade. Aqui no Brasil, há setores que foram "privatizados" mas que foram regulados de tal forma (as famosas "agências reguladoras", que na prática são as grandes mantenedoras de monopólios privados aqui no país) que, na prática, possuímos apenas umas três ou quatro grandes empresas dominando o setor - com a benção estatal, sempre. Ou seja, não basta apenas privatizar - tem que DESESTATIZAR de verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Onde houver um monopólio, pode verificar que sempre haverá um Estado por trás ajudando a mantê-lo: ou por criar leis e burocracias que dificultam enormemente a entrada de novos "players" no setor, ou então por restringir deliberadamente o setor a algumas poucas indústrias que possuem lobby forte no Estado. O monopólio, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é quase sempre um filho da ação estatal, e não do livre mercado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 42 dias

    Quando os estúpidos de sempre diziam que a PTbrás, ops, Petrobrás, era do povo( ???), dizia eu cá, do povo?, uma ova, né? Dos funcionários que se aposentavam aos 40 anos. E, claro, dos governos corruptos que a utilizavam para fins nada nobres, como ocorreu nos governos lulo-petistas. Colocavam lá os Gabrielis da vida, como fez a gerentona Dilma. Deu no que deu. Corrupção e mais corrupção. Faliram a maior estatal brasileira. Privatize tudo já, para o bem da pátria amada Brasil, eheheh...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar

    ± 42 dias

    Imaginem que a Ambev (sem monopólio), há pouco tempo, valia mais que a Petrobrás que domina toda a cadeia do petróleo no pais. Faça as contas, quanto você gasta de gasolina por semana e quanto de bira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tarso

    ± 42 dias

    A fonte de corrupção são os políticos. Na Petrobras e em qualquer lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 42 dias

    Quanto antes for totalmente privatizada melhor para o Brasil. A Petrobras certamente está bem posicionada dentre os 10 maiores antros de corrupção da história da humanidade, juntamente com as estatais árabes, africanas e a venezuelana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Cuidado: está não, ESTAVA - durante a era petista. Atualmente, com a sua direção alinhada ao governo Bolsonaro, com uma visão puramente profissional e de negócio, discordo totalmente com esta afirmação de que a Petrobras continua sendo um "antro de corrupção".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 42 dias

    E privatizem logo porque com o advento dos veículos elétricos essa empresa não vai valer quase nada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Ainda vai demorar um pouco... E não se esqueça da importância do petróleo para a indústria petroquímica. Veículo elétrico não substitui isso, não.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 42 dias

    Lesa-pátria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Xaropada estatista-nacionalista que não é nunca corroborada pelos resultados econômicos - no mundo inteiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 42 dias

    Estão queimando,vendendo e destruindo de vez a indústria deste país!!! Esse governo é um horror, o povo pagará a conta com mais pobreza e sub emprego tendo que trabalhar até os 65 anos, que tristeza ver o povo apoiando esse governo mentiroso, que bom que grande parte do país já enxergou as mentiras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 30 dias

      Que visão míope. Você acha que a "indústria desse país" é somente composta pelas estatais? NENHUM país no mundo se enriqueceu à base de estatais! Países ricos e desenvolvidos possuem um setor privado enorme e diversificado - que é o que gera emprego e riqueza de verdade, em qualquer lugar do mundo. Se o Brasil quiser sair do atraso em que está, precisa ter MUITA empresa privada - de todos os portes, desde a pequena até a grande empresa. Ou você acha que a população inteira do país pode ser funcionária pública?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MateusMS

      ± 42 dias

      chora comuna de m... a mamata acabou vagal!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Celio Aparecido Alves Beserra

      ± 42 dias

      Melhor sorte em 2022, o.t.á.r.i.o.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 42 dias

      Buáááááá, buáááááá, buááááá

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 42 dias

    Privatiza essa bagaça toda ! Trabalhei nela por quatro anos como contratado e afirmo: enormes desperdícios, corrupção miúda nos computadores da minha área , do irmão do Eduardo Dutra , ex presidente da petro , assim como um gerente da outra área citado em investigação . Etc etc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 42 dias

      JOAO PYPCAK FILHO: Talvez porque não acreditariam em peixe miúdo. Ademais seria retalhado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOAO PYPCAK FILHO

      ± 42 dias

      Se o senhor estava sabendo da corrupção, porque não a denunciou! Quem se cala acaba apoiando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 42 dias

    Que maravilhoso este artigo ! Privatizem o mais rápido todas as estatais porque o governo sempre será um péssimo empresário ! Tem que se fixar em Educação Básica, Saúde e Segurança Pública !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.