i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
Ministro que trabalha

Tarcísio é o remédio para problemas da direita e da esquerda

  • Por Pedro Menezes
  • 18/02/2020 20:10
Ministro Tarcisio de Freitas e o presidente Jair Bolsonaro na entrega da pavimentação da BR-163, no Pará.
Ministro Tarcisio de Freitas e o presidente Jair Bolsonaro na entrega da pavimentação da BR-163, no Pará.| Foto: José Dias/PR

Se descobrirem algum esquema suspeito, se o ministro Tarcísio de Freitas cometer erros inacreditáveis nos próximos anos, muita gente na imprensa será atazanada pelos elogios derramados à sua gestão no Ministério da Infraestrutura. Com esta coluna, passo a integrar este grupo de risco. Talvez exista algo podre que não apareceu. Mas o que chega ao público, de fato, vai bem. E não merece só elogios: até o momento, o ministro Tarcísio se apresenta como referência simbólica para todo o resto da política brasileira, um paradigma do que deve ser feito.

Antes mesmo de analisarmos qualquer decisão tomada por ele, há o personagem. Militar de carreira, especializado em logística e infraestrutura, Tarcísio ascendeu em Brasília ainda no governo Dilma Rousseff, quando chefiou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Sob a presidência de Michel Temer, ajudou a liderar o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), e então foi convidado para ministro de Jair Bolsonaro.

Hoje, Bolsonaro parece estar numa cruzada contra a presença de esquerdistas na máquina pública. Por que um governo de direita deve promover uma caça às bruxas contra servidores de esquerda? Caso exista um funcionário similar a Tarcísio na máquina pública, mas com ideias à esquerda no campo dos costumes, ele deve ser mantido no cargo.

A presença de servidores alinhados com a oposição é marca típica das democracias. Numa ditadura comunista, alguém como Tarcísio jamais seria aceito no governo Dilma. Quando acabar o atual ciclo da direita no poder, é saudável que já existam quadros no governo que possam se aproximar da esquerda e tocar o barco sem parar os projetos anteriores, como fez o atual ministro da Infraestrutura ao fim do último ciclo esquerdista.

Enquanto isso, o PT publica resoluções internas arrependendo-se da indicação de não-alinhados como ministros do STF e ocupantes de outros cargos de alto escalão. Como lembramos, a gestão petista também foi marcada pela presença de não-técnicos em cargos de grande importância.

Ao invés de derreter-se com inveja das práticas de Nicolás Maduro, o petismo deveria lembrar de Tarcísio e celebrar a presença de não-alinhados em cargos de peso. Sei que não vai acontecer, mas deveria. Para evitar os erros e crimes cometidos durante o governo Dilma, é crucial que os técnicos do governo pensem primeiro no Brasil, e só depois na arrecadação para as campanhas do PT. Independência e impessoalidade são valores que merecem incentivo na máquina pública.

Além do símbolo, há a gestão de Tarcísio e seus atos práticos. Igualmente, acredito que ambos os lados do Fla-Flu político teriam muito a aprender se observassem com mais atenção o que está sendo feito no Ministério da Infraestrutura.

Primeiramente, Tarcísio redefine aquilo que Bolsonaro chama de “ministro técnico”. Trata-se de um técnico por excelência, incontestável. Antes de entrar no governo vigente, o ministro integrava o mesmo time que ele hoje lidera. Sua função pregressa era liderar concessões de infraestrutura, exatamente o que ele faz hoje. Essa noção de continuidade contrasta com o que se vê no MEC – cujo “ministro técnico” é um professor universitário que nunca geriu políticas educacionais anteriormente e defende uma ruptura brusca como método de gestão. É importante que os servidores permanentes do governo federal possam ascender ao cargo de ministro.

Ainda mais importante para o mote desta coluna, o leitor deve reparar como Tarcísio não entra em polêmicas. Quando fala, ele toca em temas como outorgas, investimentos, desenhos de concessão e prazos. Nas falas do ministro, importam os detalhes áridos da política pública, sem espaço para bravatas que bombam nas redes sociais.

Em um ano no cargo, Tarcísio falou pouco, mas asfaltou a BR-163, que liga a produção agrícola do Centro-Oeste aos portos do Pará. Em 2020, promete licitar a Ferrogrão, ferrovia que faz a mesma ligação. Os dois projetos, realizados sob intensa restrição orçamentária do governo federal, são um choque de produtividade na veia da exportação de grãos (soja, milho, etc...).

Assim tem atuado o ministério mais elogiado do governo Bolsonaro: poucas tretas, muitas obras focadas no que realmente pode aumentar o bem-estar do brasileiro. Bom seria se o resto do governo fosse assim...

Melhor ainda seria se o governo Dilma tivesse atitude semelhante ao planejar obras. Ao invés disso, o período do PT no governo foi marcado por centenas de bilhões de reais gastos em tentativas fracassadas de estimular a economia. Caso houvesse um Tarcísio no governo há mais tempo, eu seria mais simpático às teses de economistas à esquerda que defendem um aumento do investimento público como remédio para o baixo crescimento.

Mais do que discutir se precisamos de mais ou menos investimentos públicos no agregado, é crucial pensar em como os investimentos serão feitos. Para isso, importa a formulação de processos eficientes que garantam uma execução eficiente das obras. Foi isto o que faltou no governo Dilma, quando sobrava dinheiro no caixa do governo. E é isto o que sobra em Tarcísio, apesar da escassez de dinheiro no caixa do governo.

Dado que a Aliança pelo Brasil ainda está em formação, ainda há imensos vácuos de poder dentro do bolsonarismo. O presidente precisará de nomes fortes para concorrer a cargos eletivos importantes. Eu ficaria satisfeito se o ministro Tarcísio ocupasse parte desse espaço. Até o momento, é o quadro mais promissor do governo, e seria positiva a expansão da sua influência dentro do bolsonarismo. Elogiar políticos é hábito dos mais perigosos, que sempre pode transformar-se num fardo para quem o faz abertamente. Mas, num momento de escassas referências positivas na política brasileira, é importante reconhecer quem foge à regra. Espero que o ministro não me decepcione.

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • B

    BDSC

    ± 8 dias

    texto fraquíssimo. quer comparar dois ministérios completamente diferentes e colocar tudo no mesmo ****. Mostrou bem o desconhecimento do articulista e a desconexão com a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Sergio Rosso

    ± 15 dias

    Se você acha mesmo que o problema do Brasil é apenas de competência, tudo bem. Mas não é. O grande problema é de mentalidade (ideologia). Ao fazer esse papel de técnico não ideológico está prestando um serviço à esquerda que é ideológica sempre, até os ossos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 15 dias

    Falou sobre o Ministro Tacísio sem conhece-lo. Este ministro defende a economia de livre mercado, logo nenhum esquerdista poderia substituí-lo ou ter desempenho igual. Comparar o Ministério da educação com o de infraestrutura é de muito mal gosto. Por exemplo, gostaria de ver a opinião do colunista no caso do ministro da educação transformar as universidades federais em concessões e privatizar. Outra questão, caso a lava-jato tivesse ocorrido no meio educacional, como ocorreu no mundo das empreiteiras, a vida do Weintraub seria muito mais fácil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Esio

    ± 15 dias

    É de ministros deste naipe do Tarcisio que o Brasil precisa. Pouca conversa mole, planejamento e determinação. Muita competência e muito trabalho, sempre pensando no melhor para o País e para os brasileiros e NÃO qual i percentual que vai para o partido ou para o próprio bolso ou cueca, como fez escola o pt.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 15 dias

    Tomara que continue assim! E que não tenhamos que utilizar aquele ditado sobre elogios a goleiro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sebastião Ricardo Mascarenhas Carneiro

    ± 15 dias

    Não é a qde de ministros, mas sim a qualidade do mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Viralatas

    ± 15 dias

    Tarcísio FAZ muito mais do que fala. ENTREGA muito mais do que promete. TRABALHA muito mais do que "faz política". O povo tem que aprender que a política que faz um país se desenvolver é aquela de pessoas que tem propósito, e não a de fanfarrões que gostam de subir em palanque até no velório da esposa, que pagam de "pais dos pobres" mas que condenam os mesmos pobres à morte em filas de pronto-socorros onde falta até esparadrapo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HERMES CARLOS BOLLMANN

    ± 15 dias

    ""ESSE SIM É O CARA"" Á NIVEL DE SERGIO MORO E PAULO GUEDES> Se o Presidente ENCONTRACE MAIS 3 TARCISIOS, poderia REDUZIR OS MINISTÉRIOS A SÒMENTE 6: GRANDE TÉCNICO (UM VERDADEIRO (DRURIS) ´E MUITO EFICIENTE, PARABÉNS A PRESIDENTE QUE DESCOBRIU ESSE SR. TARCISIO, E PARABENS A ÊLE - COMPETENTÍSSIMO>

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laudir Mees

    ± 15 dias

    Ministros técnicos, como nunca na história da república, que pensam primeiro no pais e não em barganhar caixa pro partido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vitor Chvidchenko

    ± 15 dias

    Concordo com os elogios ao excelente desempenho de Tarcísio de Freitas. Mas discordo da posição do colunista, um tanto ingênua, de achar que "tanto faz a linha ideológica do governo", que "basta ter gente técnica e competente que a coisa funciona". Não, caro colunista - existem idéias e ideologias que SÃO ERRADAS POR PRINCÍPIO. Se você parte de premissas erradas, nem o cara mais técnico e honesto do mundo vai conseguir bons resultados. Exemplo: a idéia de "Estado empreendedor" - isso NUNCA vai funcionar, é um conceito errado, fundamentalmente errado. Não é apenas uma questão de competência e de honestidade. Idéias e fundamentos errados levam a resultados ruins, SEMPRE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MARCELO CARVALHO DE DONATO

      ± 15 dias

      Um dos comentários mais lúcidos que eu já vi por aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ PINHEIRO

    ± 15 dias

    Muito bom o artigo ... quanto ao problema de funcionários de esquerda no governo, concordo que se forem competentes e bons, podem e devem continuar num governo de direita ... mas a realidade aqui no Brasil é outra, os funcionários de esquerda, em grande maioria, são radicais, xiitas e idolatram o LULA, e foram colocados ali para alimentarem a máquina petista e se locupletarem também ... e o grande perigo e ameaça é que eles torcem e agem pelo pior do atual governo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Mauricio

      ± 15 dias

      O exemplo foi dado e derruba a sua colocação de que todo esquerdista é ladrão, corrupto ou incompetente! Não se esqueça que existem muitos radicais, xiitas que idolatram o Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 15 dias

    O que chama atenção é que a grande midia, tenta ofuscá-lo. Por que motivo? Somente consegui vê-lo no programa do Ratinho, cruz credo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 15 dias

    É inegável e ululante o viés extremo-esquerdista do Pedro Menezes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 15 dias

      Isentão termo criado pelo Olavo e o filhão para chamar de esquerdistas todos os que não lambem o sa.co do seu ídolo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 15 dias

      Para mim, ele está mais para aquela "centro-esquerda" tucana, meio isentista, que acha que "qualquer linha ideológica pode ser boa, se for exercida por gente competente". O colunista parece ignorar que existem idéias que, simplesmente, NÃO FUNCIONAM - mesmo que você tenha o cara mais competente do mundo para colocá-las em prática. Por exemplo, acreditar em "Estado empreendedor" - isso não funciona, mesmo com um governo "super competente e honesto", simplesmente porque o Estado não possui capacidade de entender e planejar toda a economia de um país. Idéias desse tipo sempre irão fracassar. Mas o colunista não parece entender isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gustavo Arthuzo

      ± 15 dias

      EXTREMO esquerdismo? kkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Toledo

    ± 15 dias

    Hoje o jornal pipoca baboseiras. Parece que o articulista pede permissão a sim mesmo pra fazer um elogio. Uma concessão exclusiva, a parte, àquele que seria uma exceção do governo. Tarcísio não está na linha de frente dos ataques da imprensa, por isso consegue trabalhar sem o cotidiano desgaste provocado por notícias "plantadas". É muito jornalista querendo "dar o furo"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário

    ± 15 dias

    O fato do Ministro Tarcísio ter pertencido aos governos anteriores expõe exatamente que não existe caça às bruxas como os esquerdopatas divulgam por aí. Se fosse assim ele não seria jamais alçado a este cargo tão importante no governo Bolsonaro. É sem dúvida alguma junto com o Guedes os melhores Ministros da gestão atual Bolsonaro. Parece fácil mas o grande exemplo é a pavimentação da 163 que virou símbolo de lama e descaso de todos os governos anteriores e hoje estão pavimentadas. Parabens !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 15 dias

    Faz parte do “dream team” de Bolsonaro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Philipe dos Santos Pompeu

    ± 15 dias

    Esse é um ótimo ministro, um dos melhores da equipe do Bolsonaro. Vale lembrar que não deixa de ser mérito do presidente a sua escolha, pena que ele não acertou tanto em todos os ministérios

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cristiano Quaresma da Silva

      ± 15 dias

      Isso é normal o presidente é um ser humano é tem falha como todos nós temos, mas creio que o saldo ainda é positivo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 15 dias

    Ministro de primeiro nível! Aliás, nunca na história deste país houve um time de Ministros de tamanha qualidade !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 15 dias

    Só que ao contrário de outros países o Brasil tem 25 mil cargos de confiança. Permitir que continuem é se expor a sabotadores e aceitar viver dentro de um campo minado. Tomara que os cargos também sejam extintos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fabio carvalho

    ± 15 dias

    O Min. Tarcísio seria um ótimo candidato a presidência, isso sim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marta Maria Sousa Bispo

    ± 15 dias

    Melhor ministro do governo. Sensato e trabalhador. Nota 1000 pra ele!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    adelaide rossini de jesus

    ± 16 dias

    ESSEMmINISTRO É UMA BENÇÃO PARA TODOS NÓS!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.