• Carregando...
O mapa que você conhece está errado. O mundo, na verdade, é assim
| Foto:
Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

Qual é o tamanho da Groenlândia? É só olhar para um mapa plano tradicional, como este acima (observe aquela área branca na parte superior). Parece gigantesca, não? Quase do tamanho da África…

Só que isto está totalmente errado. A África é 14 vezes maior do que a Groenlândia. Essa é uma das falhas da projeção de Mercator – a representação a que mais estamos acostumados do planeta em 2D (imagem acima), implementada ainda no século 16. E foi justamente para corrigir essa distorção que um arquiteto japonês chamado Hajime Narukawa criou a sua versão do mapa-múndi: a AuthaGraph.

O profissional da Universidade Keio trabalhou 15 anos em uma técnica inspirada em origamis. Ele separou o planeta em diversas formas geométricas, começando com triângulos, para elaborar sua versão. Narukawa mostra os países seguindo angulações que representam verdadeiramente a proporcionalidade entre eles.

A Antártica, por exemplo, é bem menor do que parecia no modelo tradicional. O Brasil ficou mais alongado em sua orientação leste-oeste. Eis os resultado:

Reprodução: AuthaGraph

Reprodução: AuthaGraph

O mapa foi concluído em 2010, mas na última semana ganhou um dos mais importantes prêmios de design, o Good Design Award, que reconheceu o esforço para resolver este problema de desproporcionalidade — que não é novidade, diga-se.

Apesar de sua eficiência em mostrar as proporções reais dos países, o mapa também tem falhas. Ao El País, Juan José Arranz, professor de cartografia da Universidade Politécnica de Madri, diz que é impossível representar uma esfera em uma superfície plana.

E mais: o mapa é interessante, mas pouco prático. Arranz aponta que a versão do arquiteto japonês perde os referenciais cardeais (norte, sul, leste e oeste). Com isso, fica inviável usá-lo na navegação. Para ele, o trabalho é mais uma curiosidade do que algo a se levar muito a sério.

LEIA MAIS:

>>>Estamos vivendo em uma simulação?

>>>A Nasa não mudou teu signo! E aqui está a razão

>>>O mistério do Triângulo das Bermudas chegou ao fim?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]