• Carregando...
Berlinale encerra com sucesso edição 2019
| Foto:

O Urso de Ouro para “ Synonymes”, de Nadav Lapid – Israel, foi conhecido na noite de sábado (16), mas a 69ª edição de Berlim só encerrou ontem  domingo (17), como já é praxe no festival.

Domingo é o dia em que são reexibidos os vencedores dos Ursos de Ouro e Prata e também os filmes destaque.

Um deles, que teve uma sessão especial de gala,  foi “Espero tua  (re) volta”, da brasileira  Eliza Capai que brilhou no festival e sai de Berlim com dois importantes prêmios debaixo do braço: o troféu da Anistia Internacional e o Peace Film Award.

Ontem também foi o dia da divulgação de um balanço e resultados desta edição.

Como já é sabido, Dieter Kosslick se despede depois de uma gestão de 18 anos de grande sucesso e particularmente numa excepcional edição como foi esta de 2019.

Foram vendidos 335.000 ingressos para as diversas mostras especiais e paralelas do evento.

Na emocionante gala de premiação Kosslick recebeu uma comovente homenagem por suas realizações que incluem  quase cinco milhões de ingressos vendidos, cerca de 7.000 filmes exibidos e 164 Ursos concedidos.

De 2002 a 2019 ele desenvolveu continuamente a Berlinale com a continuidade e crescimento do  European Film Market (EFM). Criou a  Berlinake Kino, a Berlinale Special, a Berlinale Series e as mostras especiais Culinary e Native. Também lançou novas iniciativas como a Berlinale Talents, um programa de educação para jovens – com a consequente descoberta de talentos – e o mercado de coprodução do festival.

Com ele, a Berlinale se estabeleceu como o maior festival de audiência do mundo e aguçou seu perfil e posição socialmente crítica. Em 2019 atraiu 22.000 profissionais credenciados de 135 países.

E como sempre a arte cinematográfica foi apresentada em suas muitas facetas, formatos e gêneros. Debates calorosos  foram realizados sobre cinema, arte e indústria.

O EFM teve mais de 550 expositores de 67 países, em que se apresentaram em quase 200 estandes para participantes  de 111 países.

 

Destaque para o Brasil

Tendo como pano de fundo as atuais mudanças políticas, o World Cinema Fund Day este ano girou em torno da situação da indústria cinematográfica no Brasil.

O WCFD é o think tank (fábrica de ideias ou circulo de reflexão, em tradução literal) do World Cinema Fund. Durante seus eventos, os últimos desenvolvimentos tecnológicos e estruturais da indústria cinematográfica são debatidos em palestras sobre filmes, painéis e discussões.

Por fim, mas não menos importante, Kosslick assinou um documento intitulado 5050x 2020 com o compromisso de trabalhar pela igualdade de gênero tanto no festival quanto no mercado.

Que venha a Berlinale 2020 que,  por sinal já está marcada:

20 de fevereiro a 01 de março de 2020.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]