• Carregando...
Brasileira ganha o prêmio da Anistia Internacional em Berlim
| Foto:

“Espero tua (re) volta”, de Eliza Capai, conquistou o importante Prêmio da Anistia Internacional, conforme divulgado neste sábado (16) pelo festival.

O filme foi mostrado na Geração 14Plus  – mostra destinada aos jovens – cujo júri é também composto por adolescentes dessa faixa etária.

O documentário da talentosa diretora é sobre o episódio ocorrido em 2015 quando várias escolas em São Paulo foram programadas para serem fechadas como resultado do agravamento da crise sócio-política. Os estudantes ocuparam prédios públicos em um ato sem precedentes.

Capai mostra o desenvolvimento dos protestos de muitas vozes, utilizando trechos de notícias, entrevistas e gravações feitas com câmeras de celular de ativistas.

Em entrevista que tinha dado  à Gazeta do Povo  antes da sessão na Berlinale, ela disse o que esperava do engajado público da Geração.

“Estou muito aberta e curiosa para ver a reação deles, escutá-los, saber onde o filme ecoa neles, o que eles entendem destas histórias todas que contamos, que experiências de luta estudantil existem na Alemanha…Depois de tanto tempo criando esta história – dirigindo, montando, roteirizando – abri-la para o mundo é um momento muito mágico.  É o momento em que tento parar de controlar as coisas, e viro também espectadora – do filme e dos espectadores”.

“Espero tua (re) volta” foi um dos muitos filmes com tema político, foco predominante  nesta 69ª edição do festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]