• Carregando...
Pipocas foram oferecidas no lançamento da campanha do Ukip / Foto: Suzanne Plunkett/Reuters

Pipocas foram oferecidas no lançamento da campanha do Ukip / Foto: Suzanne Plunkett/Reuters

Neil Farage, líder do partido ultranacionalista britânico Ukip, promoveu na última quinta-feira (12) o lançamento da campanha da legenda às eleições gerais. O local escolhido foi inusitado: um cinema na cidade de Canvey Island.

Segundo reportagem do jornal The Guardian, que fez uma análise dos bastidores da campanha, o objetivo é abocanhar entre 14% e 17% dos votos. O Ukip está entre os representantes da extrema direita europeia, que nos últimos anos vem ganhando espaço em muitos países, empunhando bandeiras como austeridade econômica e políticas anti-imigração. “Farage precise mostrar que continua sendo o principal nome para romper com o atual Sistema político britânico”, diz o jornal.

Em alta

No ano passado, o Ukip foi o grande vencedor das eleições europeias, conquistando 27,4% dos votos e elegendo 24 deputados. Com isso, o partido somou 11 cadeiras a mais do que tinha em 2009, além de ter obtido sua primeira bancada na Eurocâmara na Escócia. O Partido Conservador, de David Cameron, ficou em terceiro.

Sim, nós podemos

Na Espanha, a vantagem é do partido socialista PSOE. O jornal El País divulgou uma pesquisa sobre as eleições da região da Andaluzia. A legenda tem 35,2% das intenções de voto, contra 29,1% do PP. A expectativa maior fica por conta do Podemos, partido de extrema esquerda que pode ganhar impulso com a vitória da Coligação da Esquerda Radical na Grécia. A sigla está em terceiro, com 14,9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]