
Eles não tem a aura cinematográfica dos atores hollywoodianos, mas os piratas somalis – os reais piratas do nosso tempo – “aprontaram” mais duas.

Jack Sparrow, pirata interpretado de forma icônica no cinema pelo ator Johnny Depp na sequência Piratas do Caribe.
No dia 28 de dezembro de 2010 os piratas sequestraram o pesqueiro Vega 5, de bandeira moçambiquenha, com 24 tripulantes a bordo, no Oceano Índico.
No dia 01 de janeiro, outro ataque. Dessa vez a um navio de bandeira argelina, com 27 tripulantes a bordo. A embarcação foi capturada nas proximidades do litoral do sultanato de Omã.
A pirataria na costa da Somália tornou-se uma ameaça à atividade mercante internacional desde o início da guerra civil do país, na década de 1990. De lá para cá, a situação só piorou. Desde 1998 há relatos constantes deste tipo de atividade, reportado por diversas organizações internacionais.
Nos dois últimos anos, os ataques somalis chamaram a atenção também da imprensa mundial, tanto pela frequência das abordagens quanto pela extensão do perímetro de atuação dos somalis – atuando em áreas cada vez maiores e mais distantes da costa.



