i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Herdeiros de Caim: como um desejo ancestral de vingança explica a invasão do Capitólio

  • 07/01/2021 13:16
Caim matando Abel, em tela de Peter Paul Rubens: nada de bom nasce da violência, ainda que ela encontre justificativa numa visão deturpada de justiça.
Caim matando Abel, em tela de Peter Paul Rubens: nada de bom nasce da violência, ainda que ela encontre justificativa numa visão deturpada de justiça.| Foto: Wikipedia

Desde Caim, o mal do mundo é procurar justificativas para erros cometidos conscientemente. O personagem bíblico, no caso, matou o irmão Abel por inveja. Uma vez confrontado, foi logo colocando a culpa na suposta “predileção” de Deus pelo outro. Condenado a errar pelo mundo, Caim continua em seu périplo eterno, disseminando não só crimes, mas sobretudo o ímpeto de fazer de si uma exceção às leis morais que regem a vida.

O que se viu ontem, durante e depois da invasão do Capitólio por manifestantes pró-Trump, foi um festival de cainzices. Todo mundo reconhecendo o erro da violência política que resultou na morte de ao menos uma pessoa, mas também todo mundo procurando (e encontrando) justificativas para a violência. A eleição foi fraudada, Joe Biden vai destruir os Estados Unidos, a imprensa é parcial e ecoa o discurso esquerdista. Etc.

Tudo isso é ou pode ser verdade. Assim como, por insondáveis motivos, talvez a preferência de Deus por Abel fosse verdade. No entanto, é justamente diante dessas situações de conflito que o certo deve se sobrepor. E o certo nunca é recorrer a alguma forma de violência real ou simbólica só para ver prevalecer um conceito muito particular (e torto) de justiça.

Vingança

Já há alguns anos me esforço cotidianamente para me abster da noção de justiça que norteia a vida pública e privada contemporânea. Não é fácil. E tudo por causa de um simples post de Facebook escrito por um autor com o qual, infelizmente, nunca me dei muito bem. O parágrafo escrito por César Miranda me foi enviado por um amigo ainda no turbulento ano de 2016. E diz o seguinte (grifos meus):

“A grande inimiga da paz é a justiça. O senso de justiça avilta o senso de perdão e fecha as portas ao amor. Para haver paz é preciso, primeiramente, esquecer a justiça. Quando não se dispõe da justiça, o amor é o que resta. Institua a justiça como primeiro item de um processo de paz e o ódio vem à tona. O mundo só vai sair desse lamaçal quando o homem tiver “orgulho de perdoar”. A Justiça dos homens não é justiça, é vingança. No paraíso haverá bilhões de almas que foram para lá ‘injustamente’, ganharam a eternidade da bem-aventurança por obra e graça da bondade divina. No inferno não, para o inferno só vai quem merece, todos os habitantes do inferno estão lá por justiça. O inferno é o reino da justiça, o paraíso é o reino do amor e do perdão”.

Não espero que você concorde com a mensagem. Até porque sei que ela é incômoda demais. Quase contraintuitiva, sobretudo numa época em que evocamos a todo instante a justiça, com suas promessas de reparação (vingança) a qualquer preço. Eu mesmo tive de lê-la e relê-la e treslê-la, e ainda hoje ela me desce arranhando a garganta, quase como uma heresia. Afinal, somos todos descendentes simbólicos de Caim e, diante do que entendemos como injustiça, sentimos que precisamos fazer alguma coisa – a justificativa a gente dá um jeito de encontrar depois. É na justiça reparadora (vingativa) dos homens que estão todos os males do mundo.

Depois de assimilar essa incrível lição dada por uma pessoa que nunca vi pessoalmente e com a qual troquei meia dúzia de palavras, três delas provavelmente ríspidas, minha vida mudou. Para melhor. Não que eu espere do leitor epifania parecida. Infinitas foram as circunstâncias que me levaram a abdicar do senso muito mundano de justiça e, assim, seguir com a minha vida. Fica aqui, porém, o testemunho, não com a esperança de convencer, e sim de fazer o leitor refletir.

Coragem e covardia

Ainda que não tenhamos, ainda bem, o impulso assassino de Caim, agimos como ele o tempo todo. Nossa violência, seja ela em atos ou palavras, é sempre sucedida por justificativas as mais estapafúrdias. Argumentos e mais argumentos, muitos deles desavergonhadamente falaciosos, são evocados na hora de prestar conta de nossas ações e palavras a nós mesmos. Foi ele quem começou. O PT também fazia isso e ninguém falava nada. Se eu não fizer alguma coisa, a esquerda vai destruir tudo o que eu lutei para construir. Etc.

Complica ainda mais a situação quando adicionamos a esse caldo noções bastante superficiais de coragem e covardia. Grosso modo, corajoso (e admirável) é aquele que vai lá e faz alguma coisa. Qualquer coisa. Invade o Capitólio. Bloqueia o amigo bolsonarista/petista/isentão. Dá uma “voadora retórica” no adversário e o bota “em seu devido lugar”. E assim por diante.

E associamos a covardia à inação, mesmo quando virtuosa, e ao perdão. Daí a ideia, muito presente no espelho do mundo que são as redes sociais, de que é preciso se sublevar a fim de restaurar a ordem. Discurso contraditório, principalmente quando dito por quem se considera um conservador. De passagem, vale mencionar aqui como contraponto os inúmeros objetores de consciência nas guerras recentes – tratados todos como covardes e, alguns, condenados à morte.

Quanto ao perdão, acreditam os guerreiros virtuais que perdoar é para os fracos. Já escutei muito também que quem perdoa hoje amanhã acabará num pelotão de fuzilamento ou campo de concentração. É sempre uma possibilidade. Mas não seria justamente esse medo o que definiria o covarde?

Vivemos dias de Caim. De um lado, há os ressentidos e invejosos, também chamados de oprimidos e desprivilegiados, que, incapazes de perdoarem a si mesmos por sua inveja e temerosos das consequências de uma predileção divina que só existe na cabeça deles, recorrem à justiça dos homens em busca de reparação, na forma diabólica de vingança. De outro estão os guerreiros que se consideram ungidos e que, levados ao confronto pelo medo herético de que o mal vença o conflito eterno, acabam por destruir a si mesmos e a tudo de bom e belo que seus antepassados foram capazes de criar – na expectativa de ver triunfar um ideal de justiça que também só existe em suas cabeças.

74 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 74 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LSB

    ± 8 horas

    Excelente artigo, parabéns! O pequeno texto citado é um primor: de fato, chega mesmo a ser “cruel”; no entanto, é uma reflexão importante e q expõe um dilema terrível a nós, seres humanos. O grande problema é: deve-se ou não reagir (e quando ou sob quais circunstâncias), pois não reagir nunca, sempre perdoando, o resultado será estimular o agressor/malfeitor/mal a continuar eternamente a causar dor, morte, etc. Mas reagir significa usar a força e, portanto, “agredir” aquele que estava agredindo. O perdão/“deixa para lá”/esquecimento eterno pode salvar a alma, mas quase nunca o pescoço. E salvar sua vida nem sempre se faz sem perder a “pureza”.. escolha difícil de se fazer ou pensar sobre...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus

      10/01/2021 1:22:06

      PP, o texto é interessante, ainda que só concorde com ele em parte. Muitos comentários, li todos, muitos deles excelentes. Gostaria de contribuir dizendo o seguinte, ética e moral são guias, iluminam a escuridão, mas a escuridão nunca vai desaparecer totalmente. Somos humanos e não deuses. Somos capazes de empatia mas também de ressentimento. Aceitar isso não implica em abdicar de tentar ser o mais justo possível. Perdão sempre é impossível, mas quando é possível e mútuo, ele é um recomeço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        André

        08/01/2021 20:09:39

        Excelente artigo! A política virou o reino do ressentimento e da vingança mesmo. As ideologias cegam. Além da capacidade de perdoar, falta um pouco de humildade, de aceitar as nossas limitações. Os fanáticos tem certeza de tudo, e se permitem fazer qualquer coisa para ver prevalecer suas ideias.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo Gurgel

          08/01/2021 18:51:27

          Sou fã dos seus artigos, mas essa carapuça cabe em alguns e não em todos e você está generalizando. Está errado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo César de Castro Silveira

            08/01/2021 18:38:46

            Eu assino em baixo desde que fosse da Antifa revanchista a que se referisse este artigo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              fekrneiro

              08/01/2021 17:35:52

              Seu texto é arrebatador. Tirou com os dedos enluvados o que acredito na face oculta da minha alma. Na mosca. Parabéns.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                WesFig

                08/01/2021 17:34:16

                PP, focando especificamente no teu quase-desafeto: Como cristão, entendo que o perdão é uma forma de amor superior à justiça, e Cristo demonstrou isso na cruz do calvário. Ocorre, porém, que tanto o perdão de Cristo como o meu são atos pessoais e voluntários. Eu faço se quero, porque quero. A justiça humana, cuja definição mais moderna é "o bem comum", baseia-se justamente nisso: ser comum, de propriedade de mais de um. Portanto, embora eu possa apelar pra cada pessoa independentemente, a multidão de insatisfeitos (pró um ou outro) precisa de justiça, a fim de que a sociedade permaneça de pé. Daí o "pegar em armas inclusive contra o governo"...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • M

                  Marcus

                  10/01/2021 0:44:42

                  (continuação) A violência não surge do nada. Ela é o sintoma de sofrimento e angústia. Escravos por exemplo. É errado se revoltar e matar seus "donos"? Centenas ou milhares de filósofos têm escrito sobre ética e não existe uma resposta "certa" e definitiva porque não existe mesmo. Se todos, optarmos livremente por sermos mais justos nas relações uns com os outros, talvez haja menos razão para violência. Mas ainda assim, sempre vai haver vida e morte, amor e ódio, felicidade e sofrimento.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcus

                  10/01/2021 0:35:19

                  Caro Polzonoff, eu pretendia escrever um comentário com algumas críticas sobre o seu artigo quando me deparei com essa mensagem do WesFig, praticamente na mesma linha do que pretendia dizer. Gostaria de adicionar o seguinte: não existe vida sem morte, amor sem ódio, felicidade sem sofrimento. Não se trata só de metafísica, mas também de física, química e biologia, do nosso design (corpo + mente). Eu sei que esse assunto é enorme e não tem como ser tratado em mensagens de 700 caracteres, mas vou dar um exemplo. A filha de um homem é assassinada pelos nazistas. O amor pela filha se transforma em ódio. Ele planta uma bomba (violência) e mata Hitler. Milhões deixam de morrer. (Cont.)

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • P

                  Polzonoff

                  08/01/2021 17:48:34

                  Oi, WesFig. Obrigado por seu comentário. Pensando aqui se a saída, então, não é se manter o mais longe possível das multidões. Afinal, é mais fácil interromper um ciclo de violência perdoando individualmente e até comunitariamente, não? Abraço.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • S

                Spartacus

                08/01/2021 16:55:07

                Os americanos precisam de nova guerra da.Secessao

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Paulo César de Castro Silveira

                  08/01/2021 18:39:16

                  sim, tinha um patriota no capitolio com a nossa bandeira confederada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • S

                sandro pazini

                08/01/2021 16:49:16

                Na verdade Polzonoff, acredito que muitos ali (como outros cá), perderam a fé naqueles valores que justamente os diferenciavam dos esquerdistas. E não querendo ficar preso a rótulos ou muito menos ser maniqueísta, mas um conservador de verdade, tem que respeitar a regras do jogo, mesmo esse jogo sendo muitas vezes sujo e desleal.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • L

                  LSB

                  ± 8 horas

                  Vai salvar a alma, mas provavelmente perderá a cabeça...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • G

                Giba12

                08/01/2021 16:43:07

                Continua no próximo capítulo? Não gostei da analogia. Achei quase piegas. "Quem tem pena se despena".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Carvalhaes

                  08/01/2021 16:00:30

                  Confundir a ideia de Justiça com vingança é imperdoável!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pzig

                    08/01/2021 15:30:31

                    A manifestação estava LINDa. Não podemos culpar a todos porque alguns cabeças quentes invadiram forçosamente o capitolio. Só isso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eudo

                      08/01/2021 15:02:56

                      Polzonoff, mais um texto de arrebentar.... Sempre procurei tentar entender as incongruências do ser humano, e esta analogia de sermos Herdeiros de Caim foi ao ponto .... Não é fácil querer explicar o processo civilizatório e como a religião e o conceito de justiça foram importantes junto ao mesmo . Saímos da barbárie do passado (por mais que a mesma ainda esteja presente em diversos momentos) para as sociedades civilizadas, devido ao papel da religião em querer dar algum prumo moral ao homem, e a justiça criada pelo próprio homem para tentar ajustar este prumo e corrigir onde o mesmo não foi seguido...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • T

                        Taciana

                        08/01/2021 14:37:29

                        No meu ponto de vista, o povo que estava lá se manifestando, não estava fazendo papel de justiceiro. Estava lá manifestando sua indignação diante da maior fraude eleitoral histórica daquela nação. Desculpe, mas na minha percepção, seu texto parece querer desconfigurar a causa legítima dessa manifestação.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Afro marcondes dos Santos junior

                          08/01/2021 14:34:49

                          Primoroso Polzonoff !!!Muito bom!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                            08/01/2021 14:22:09

                            O melhor texto de PP até o momento. Faz pensar. E olha que seus textos são sempre muito bons. Parabéns!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gilberto Nascimento

                              08/01/2021 14:14:19

                              Sugestão de leitura: JUSTIÇA, de Michael J Sandel. Ele tem vídeos em harvard.edu, mas são em inglês. Pra vocês poderem criticar a JUSTIÇA com mais base.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Ciro Santos

                                08/01/2021 13:58:41

                                Inspirador, mas se aplica ao Brasil?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • C

                                  Ciro Santos

                                  10/01/2021 11:33:20

                                  Oi Paulo! É mesmo um pensamento incômodo porque perdoar de verdade parece ser um ato nobre demais para a pequenez humana. Vai contra os nossos instintos. Talvez num país nórdico onde se possa viver com uma relativa calma. Num país como o nosso essa ira santa por justiça torna-se quase patológica porque somos confrontados diariamente com uma pleiade de injustiças, das pequenas às imensas. Assim sendo, para trocar a sanha de justiça pela paz do perdão é preciso tornar-se uma espécie de Tonho da Lua ou um asceta desligado das coisas mundanas. Mas de fato é uma ideia poderosa. O difícil é conseguir superar essa humilhação diária a que somos submetidos e que vai aos poucos apodrecendo a nossa alm

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Polzonoff

                                  08/01/2021 14:07:04

                                  Oi, Ciro. A questão é se isso se aplica à vida íntima de cada um. Os cenários macros vêm depois, beeeem depois. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Arisvaldo Santos de Souza

                                08/01/2021 13:44:53

                                Isso é maravilhoso para aqueles que pretende gozar a vida transcendente, mas para os venezuelanos, cubanos e chineses que são massacrados pelo regime ditatorial, não. A menos que eles abriram mão dessa vida para gozar a vida na sepultura. Será que devemos abrir mão de tudo em nome do perdão? E por que não nos perdoam os outros quando lutamos por "justiça"?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  08/01/2021 14:06:05

                                  Oi, Arisvaldo. Mas vc não percebe que o sofrimento desses povos que você menciona é consequência justamente do desejo de justiça? A utópica igualdade? Há que se que interromper o círculo vicioso antes chamado de "alternância de poder" e que se transformou numa alternância de ressentimento. A questão é: quem vai dar o primeiro passo?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                08/01/2021 13:44:22

                                Como tudo já foi longe demais, talvez a solução seja embainhar as armas, deixar a tropa de insensatos passar por cima de tudo que existe, com a condição de que sigam adiante e não voltem mais, para então recolher o que sobrou e começar tudo de novo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • P

                                  Polzonoff

                                  08/01/2021 14:03:25

                                  Oi, Álvaro. Ideia impopular, a sua. Mas vai que. Abraço.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Philipe Spier

                                08/01/2021 13:14:00

                                Sensacional o texto!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • O

                                  Oliveira

                                  08/01/2021 12:55:26

                                  Reflexão muito profunda. Então a verdadeira paz/perdão/amor é como se fosse um trono ao qual se chega apenas e tão somente pelo caminho do respeito. Quando se tenta pelo da justiça, toda aquela majestade se corrompe em violência, numa explosão q traciona a roda para mais um giro. Belíssimo e lógico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    Teodoro Jacob Winkler

                                    08/01/2021 12:49:59

                                    Tanto o Cesar Miranda quanto o escriba se esqueceram por completo que para haver perdão e necessário haver arrependimento, e este vem primeiro. E não vale arrependimento fingido ou simulado. Sem arrependimento não poderá haver perdão e muito menos justiça.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • O

                                      Oliveira

                                      08/01/2021 13:19:30

                                      Meu Deus, mas isso não é a parte óbvia da coisa? É preciso dizer q a água molha e o fogo queima?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    joseeduardo

                                    08/01/2021 12:42:38

                                    É isso!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João Paulo Resner

                                      08/01/2021 12:36:46

                                      Parabéns! Texto certeiro! Sua coluna está cada dia melhor!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        Jose otavio zanin junior

                                        08/01/2021 12:07:52

                                        Parabéns, belo texto, cada vez melhor.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Josmar José dos Santos Júnior

                                          08/01/2021 11:53:56

                                          "O problema de se olhar para dentro do abismo é que o abismo olha dentro de você" - Nietzsche

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • M

                                            Marcus

                                            10/01/2021 1:02:06

                                            Nietzsche não é para os fracos! Para sobreviver ao niilismo é preciso um salto de fé.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Carmo Augusto Vicentini

                                          08/01/2021 11:40:49

                                          Ok então. A partir de hoje me sento compassivo, perdoando retroativamente e também futuramente todos aqueles que estão pondo abaixo a nossa civilização, para substituí-la por uma quimera bizarra. Isso me libera de ter que me informar e aprender, por exemplo sobre política, já que mesmo que ascendam ao poder indivíduos da mais baixa estirpe, já estarão todos perdoados. Aliás já perdoei o Lula. Acho que as condenações dele devem ser anuladas e ele deve ser nosso presidente de novo. Teho certeza que ele vai fazer um bom governo dessa vez. Dilma Roussef pode ser nossa ministra da saúde para ajudar a debelar a pandemia.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 11:54:45

                                            Oi, Carmo. Perdoar ou não quem quer que seja é uma questão íntima. Como afirmei categoricamente no texto, a mensagem do César Miranda não serve para todo mundo - e não há nada de mau nisso. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • K

                                          kukafe

                                          08/01/2021 11:35:36

                                          Imagine a treta do século quando Martinho Lutero disse: "A paz se possível, a verdade a qualquer preço" - Se fosse tuitado hj ele sofreria o cancelamento virtual. Ele não estava nem um pouco disposto a negociar justiça na perspectiva humana e nem se prostrar a um sistema religioso obscuro. Eu não tenho facebook, twitter, instagram, porque sei muito bem que posso me indispor sem propósitos com alguém querendo "impor" a minha verdade num mundo que é rendido ao relativismo. Então PP, chego a conclusão que a doutrinação de ideias já esta consumada, é chover no molhado todas as tentativas de ideias antagonistas as nossas. O que me resta? Meus filhos, ali é meu campo missionário. Deus abençoe!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • K

                                            kukafe

                                            08/01/2021 12:40:39

                                            Bingo!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 11:56:57

                                            Oi, kukafe. Sua perspectiva é parecida com a minha. Há quem prefira fazer política no atacado. Eu acho que o que vale é a política que se faz em casa e entre os amigos, uma política sem grandes lideranças, estatutos, partidos, etc. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo Heemann

                                          08/01/2021 10:48:19

                                          Quando o promotor da justiça, o julgador, tem posição isenta, imparcial ao julgado, amparando-se na lei escrita, não importa o motivo pelos quais se busca o pleito, seja por vingança ou interesse escuso, pois a justiça se fará. Polzonoff, você passando pano sem disfarces é melhor que filosofando. Abraço.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 11:58:47

                                            Oi, Paulo. Obrigado por fazer um comentário que, por acaso, prova o meu ponto. Abraço.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          TIAGO SILVA

                                          08/01/2021 6:56:10

                                          Fazia tempo que não clicava em "inspirado" aqui nessa coluna, parabéns PP.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 11:59:35

                                            Oi, Tiago. Feliz por tê-lo inspirado. Espero que ocorra mais vezes. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          DENISSON HONORIO DA SILVA

                                          08/01/2021 2:45:49

                                          Para aqueles que acham que o Direito também é uma ciência absoluta, já que emprega filosofia, sociologia, história. O artigo Polzonoff foi interessante, justamente em abarcar que a história da humanidade e seus códigos de conduta são sim originários da Bíblia. O perdão como forma absoluta de impossibilitar a vingança, ao que parece se tem nos evangelhos. Desde que me conheço, achava que partes da Bíblia, continha apenas vingança. Inimigos pra cá, inimigos para lá. Isso me chocava. Nos salmos, que são belos, temos o aniquilamento de qualquer inimigo. Perdão, nunca. Mas o ser humano tem suas aberrações:estupradores, pedofilos, traficantes, serial killers. Não sou cristão suficiente.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • V

                                            Val

                                            08/01/2021 12:08:03

                                            No antigo testamento estavam sob a lei, no novo estavam sob a Graça. Justiça, só Divina!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pedro Silva

                                          08/01/2021 2:37:45

                                          Esse foi o texto certo no momento certo. Uma nação de justificeiros nunca irá prosperar. E preciso avaliar sempre.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            Carvalhaes

                                            08/01/2021 14:03:03

                                            Avaliar para perdoar ou para ser ou tentar ser justo???

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 12:01:13

                                            Oi, Pedro. Aí é que está. Lá, como aqui, busca-se a vingança travestida de "justiça social" o tempo todo. Tá dando no que tá dando. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CSG

                                          08/01/2021 2:04:36

                                          Em um "julgamento" existem dois lados que acham que estão certos, a confusão começa aí...No mundo em que vivemos certo ou não o poder mediador do estado deve existir , mas as pessoas poderiam sim melhorar. Todos , e não só os outros.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            CSG

                                            08/01/2021 13:27:59

                                            Valeu a dica, vou me informar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 12:00:35

                                            Oi, CSG. Sugiro a leitura do primeiro capítulo de "Mero Cristianismo", do C. S. Lewis. É bastante esclarecedor. Abraço!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Gilberto Nascimento

                                          08/01/2021 1:43:39

                                          Povo. Deixem a Bíblia de lado e vão estudar História do Direito, Filosofia do Direito. Conversem com cientistas da área jurídica, vai lhes fazer bem. O Direito é uma construção bastante complexa que foi necessária para que os princípios de razoabilidade, proporcionalidade, passassem a permear as relações entre os homens. Aprendam a diferenciar juristas de justiceiros. A diferença é abissal.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          12 Respostas
                                          • O

                                            Oliveira

                                            08/01/2021 15:12:17

                                            Então, amigo, atuo na área tributária já vai fazer 9 anos, e sou advogado há uns 5. Não precisa me apresentar a códigos, pois eu os conheço na teoria e na prática, e sei bem q, se eles regram minha vida toda, muito pouco é pro meu benefício ou dos meus pares.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 15:44:08

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 14:46:05

                                            Pegue o Código Civil e dê uma folheada. Não precisa ler de cabo a rabo. Só dê uma passada de olhos. Bingo! Sua vida já está toda regrada. Do berço ao túmulo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            Oliveira

                                            08/01/2021 14:39:12

                                            É verdade, cara. Como eu poderia dar um bjo na bochecha da minha esposa e pedir a bença de mainha, não fosse uma lei de 1983, baixada, rubricada e decretada em Brasília, por algum **** cuja descendente hoje está recebendo uma gorda pensão de R$100.000,00/mês? Ora, se não é a presunção de má fé junto a de ignorância as 2 colunas q sustentam todo esse circo? Coitado de mim, sou um pobre indefeso num mar de feras e mulas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 14:15:23

                                            Sugestão de leitura: JUSTIÇA, de Michael J Sandel. Ele tem vídeos em harvard.edu, mas são em inglês. Pra vocês poderem criticar a JUSTIÇA com mais base

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 14:06:13

                                            Sem o Leviatã, o que resta é o "estado de natureza". Você não sobreviveria uma semana.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            Oliveira

                                            08/01/2021 13:48:16

                                            Se tem algo q evolui no Direito, é o tamanho da barriga e da bota do Leviatã. Quem acha q não, precisa acordar da letargia.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 13:39:05

                                            Direito não é o supra sumo, pois está sempre em evolução. Só não evoluir quem se julga caminhando ao lado da tal "sabedoria".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • O

                                            Oliveira

                                            08/01/2021 13:14:35

                                            Se alguém acha q o Direito é algum tipo de suprassumo de sabedoria, é pq não entendeu nem de Direito, nem de sabedoria.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Polzonoff

                                            08/01/2021 12:07:37

                                            Oi, Gilberto. Não entendo por que uma pessoa deveria abdicar de uma fonte de sabedoria para se aprofundar numa fonte de conhecimento. Como se todo o "arcabouço legal" (odeio essa expressão) não tivesse sido influenciado pela religião. Abraço.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            08/01/2021 9:23:11

                                            A justiça dos homens é mencionada.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            PAULO MARQUES CARVALHO

                                            08/01/2021 3:27:12

                                            Acho que a ideia do texto não tem o Direito como centralidade, tampouco os juristas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcelo L.

                                          08/01/2021 1:30:38

                                          Bitcoin R$: 220.000 Gude naite

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Lucas Rahme

                                            07/01/2021 20:15:00

                                            Muito bom ! Faz todo sentido falar em perdão se contrapondo com a justiça .

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Carlos Martins

                                              07/01/2021 19:59:48

                                              Paulo continuo admirando os seus textos mas esse foi uma "salada de frutas"!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Alexandre Kappaun

                                                07/01/2021 18:29:15

                                                Brilhante! É bem por aí. Infelizmente, voltamos aos tempos da lei de talião. A continuarmos assim, terminaremos todos cegos e banguelas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • P

                                                  Polzonoff

                                                  08/01/2021 12:08:59

                                                  Oi, Alexandre, seu comentário me fez pensar se essa busca por justiça social, com suas fantasiosas "reparações históricas", não é apenas uma versão sofisticada da lei de talião. Obrigado. Abraço.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                João Martins Donizete

                                                07/01/2021 18:01:30

                                                Sim. Já diziam muitos juristas que a justiça é - sim - a vingança institucionalizada. Isto é, você não pode se vingar, aí usa o monopólio do Estado para seu intento. E o pior da vingança é quando no senso comum você está certo e a vingança ainda sai às avessas. Ou seja, vc perde a ação estando certo. O STF que o diga. Anos a fio não condena ninguém dos poderosos. Aliás, ao contrário, soltam-os ou deixa prescrever ou ir para as calendas. Se recebem críticas a vingança é imediata e rasteira. É a justiça, melhor dizendo, é a vingança agindo de revés.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.