i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Ciclo interminável de agressões: como chegamos até aqui

  • 20/01/2021 13:58
A vida do pastor e apresentador norte-americano Fred Rogers foi dedicada a fomentar nas crianças a confiança e o respeito. Mas não demos ouvidos a ele.
A vida do pastor e apresentador norte-americano Fred Rogers foi dedicada a fomentar nas crianças a confiança e o respeito. Mas não demos ouvidos a ele.| Foto: Reprodução/ Netflix

Você pode até não acreditar em milagres, mas eles existem. Nem que sejam disfarçados de “coincidências”, a fim de serem admirados pelos mais céticos. Hoje, por exemplo, estava meio desanimado ao abrir aquela rede social que não vê nada de mau em traficante fazendo apologia da violência, mas ai ai ai se você disser que lockdown não funciona. Logo de cara, contudo, me deparei com uma mensagem que trazia um versículo do Gênesis, para logo depois perguntar: “E você? Sabe de onde vem? Sabe onde está? Sabe para onde vai?”.

Em seguida, na mesma rede social da eterna guerra de hashtags, um amigo compartilhou a célebre carta de George Bush (pai) a Bill Clinton, quando da posse do democrata. Escrita num longínquo e mais simples 1993, a carta diz, num tom extremamente cordial, que Bush, derrotado numas das eleições mais duras da história (até então), sabia o que o vencedor, Clinton, estava sentindo no momento em que entrou em seu gabinete: felicidade e respeito pelo cargo. Depois de aconselhar Clinton a não esmorecer diante de críticas ruins, Bush conclui com: “Seu sucesso agora é o sucesso do nosso país. Estou torcendo muito por você”.

Usada como símbolo de uma tolerância e respeito há muito perdidos no debate político, a carta me fez recorrer imediatamente ao versículo recém-lido e aqui recém-citado, e perguntar para o apartamento vazio: “Como chegamos até aqui?” Afinal, você é capaz de imaginar os políticos atuais, tanto aqui quanto lá, expressando o mesmo espírito público e a mesma fé de que seu sucessor, ainda que professando ideias diferentes das suas, fará o melhor?

Há quanto tempo você não se deixa convencer?

Há dezenas de milhares de artigos e livros e teses que tentam explicar como chegamos a este estado de coisas. Uns mais, outros menos aborrecidos. Geralmente são textos tristes que, não raro, assumem um tom catastrofista e fatalista para então expor o bode expiatório da vez: a democracia, o neoliberalismo, o patriarcado, o globalismo, George Soros.

Pois eu troco todas essas explicações caudalosas e enfadonhas pelo terceiro elemento do meu milagre matinal: o documentário “Won’t You Be My Neighbor?”, sobre o lendário apresentador norte-americano Fred Rogers (por sinal, tema de um filme com Tom Hanks). Na verdade, são dois trechos que me iluminaram.

No primeiro, o apresentador está diante de uma audiência no Congresso norte-americano. O que está em jogo são US$20 milhões destinados à PBS, a televisão pública deles. Rogers, que apresenta um famoso programa infantil na PBS, obviamente não quer que a TV pública seja extinta. Mas ele tem diante de si o senador John Pastore, que defende abertamente a extinção do canal. E que ganha votos com essa plataforma (cujo mérito não vem ao caso neste texto).

Depois de dias de audiência, tudo leva a crer que a televisão pública será extinta. Para piorar a situação, Rogers está prestes a se manifestar quando o senador diz, mal-humorado, que está cansado de ficar ouvindo os depoentes lendo seus argumentos. Rogers evidentemente tinha levado um depoimento por escrito também. Eis que Rogers, depois de uma introdução, desiste de ler o que havia preparado e declama uma canção cujo primeiro verso é “O que você faz com a raiva que sente?”

Diz o restante da música:

Quando você está com tanta raiva que quer morder?

Quando o mundo todo parece tão errado

E nada do que você faz parece certo?

(...)

É ótimo poder parar

Quando você planejou fazer algo de errado

E conseguir fazer outra coisa

E pensar no que eu digo:

Posso parar quando quiser

Posso parar quando desejar

Posso parar, parar a qualquer momento

Sabendo que há algo de mais profundo.

Depois dessas palavras, o senador Pastore responde simplesmente que “isso [a música] é maravilhoso”. Ele percebe que extinguir a TV pública naquele momento seria um erro cometido com a melhor das intenções orçamentárias, mas baseado em premissas filosóficas erradas. E conclui dizendo que Rogers tinha acabado de conseguir os US$20 milhões para a PBS.

Há tempos não vejo ninguém (no debate público, digo) se deixar convencer. Há tempos não vejo ninguém ouvir, realmente ouvir, um argumento. Ora, muitos não se permitem nem rir porque pressupõe na piada todo tipo de vilania. Que dirá permitir que palavras o transformem. Há tempos não encontro homens públicos (ou privados) com autodúvidas saudáveis. O que vejo é uma abundância de convicções sem outra base que não a paixão política.

Ciclo interminável de agressões

O segundo trecho, já no final do documentário, é o mais revelador de como chegamos a este estado de coisas. Estamos em 2001 e Fred Rogers morreu "com as esperanças intactas", como era seu desejo. Do lado de fora de seu funeral, um grupo protesta com os tradicionais cartazes de “ódio do bem”. Eles dizem que os ataques de 11 de setembro de 2001 foram um castigo de Deus e que Rogers vai para o inferno porque tolerava gays.

Entre os manifestantes, algumas crianças – o público-alvo de Rogers. Meninos e meninas que cresceram expostos a um debate público tóxico, num ambiente onde o berro é aceito como argumentação. Uma garotada que não foi devidamente protegida do mundo adulto e que precocemente vê suas piores fantasias infantis se misturarem à realidade belicosa. Crianças com sólidas convicções quanto a quem merece o inferno e por quê. Ao lado dos pais, elas desonram o funeral de uma pessoa, defendendo uma causa que não têm maturidade nem interesse real em defender.

Corrompidas pelos pais, pelos professores, pela sociedade, essas crianças de 2001 devem ter hoje seus 30 anos, se tanto. E são elas que estão por aí derrubando estátuas, defendendo censura à opinião contrária, cancelando os dissidentes, fazendo a transição ideológica para o gênero oposto, impondo ao mundo sua religião secular baseada na hipocrisia e invadindo o Capitólio dos Estados Unidos. Entre outras traquinagens indignas da idade.

É toda uma geração que não lida bem com a raiva. Nem com a frustração por ter planejado revoluções que, apesar das professadas boas intenções, se revelaram moralmente erradas. Incapaz de parar, de parar quando quiser, de parar quando bem desejar, de parar a qualquer momento, pondo fim ao ciclo aparentemente interminável de agressões.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fred. 1996

    ± 3 minutos

    Esse comentário foi removido pelo usuário

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fred. 1996

      ± 9 minutos

      Paulo, boa noite! Parabéns pelo seu texto! Assisti o filme com o Tom Hanks e agora vou assistir o documentário da Netflix. Como chegamos a esse estado de amargura e ressentimento? Não é fácil chegar a uma conclusão! Passam milhões de respostas e alternativas pela cabeça. Precisamos encontrar um pouco de paz em nós mesmos!Talvez um pouquinho da”Arte de viver “ de Epíteto! Não tenho a capacidade de articulação e síntese de muitos que escrevem por aqui. Obrigado pela sua iniciativa generosa de responder aos comentários dos textos! Foi uma grata surpresa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • H

        Henrique Sá Brito

        21/01/2021 23:02:39

        Paulo, é um grande prazer ler os teus textos. Meu sentimento é que hoje existe este embate interminável porque a pauta é definida por apenas um editor e, mesmo quem não compartilha da mesma se prende a ela.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          João Carlos

          21/01/2021 22:49:36

          Excelente artigo do Paulo Polzonoff !!! E parabéns à Gazeta do Povo pela qualidade editorial - é por isso que sou assinante !!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Rômulo Viel

            21/01/2021 22:18:28

            Texto interessante...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

              21/01/2021 20:00:47

              O que se planta se colhe, é a imutável lei da causa e efeito.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Bruno Santos Teles

                21/01/2021 19:15:14

                é tudo culpa do Merthiolate

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luzalvo

                  21/01/2021 18:14:26

                  Bonito, como obra de ficção e desejo utópico. No mundo real, militantes de esquerda pregam "fogo nos fascistas" e fascista é você e qualquer um que não concorde com seus delírios autoritários. E me faz lembrar que o Biden, depois de tudo que a esquerda americana fez, começou falando em "união, paz e amor". União? Uma ova, espero que a direita americana transforme o governo Biden num verdadeiro inferno. Fogo nos comunistas, fogo na esquerda, americana, brasileira, fogo na esquerda seja de onde for, gente que não vale nada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Polzonoff

                    21/01/2021 20:52:36

                    Oi, Luzalvo. Outra explicação para a pergunta "como chegamos até aqui" é justamente o cinismo. Mas, como tudo na vida, ele também pode ser vencido. Abraço.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • V

                  Valdir F

                  21/01/2021 17:58:56

                  Incrível texto. Parabéns! Este colunista por si só já vale a assinatura da Gazeta.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gilberto Nascimento

                    21/01/2021 17:33:06

                    Aprendi a não ter raiva lendo Giuliano Da Empoli. Ele explica como a raiva pode ser canalizada. Basta o sujeito encontrar um outro raivoso nos grupos e redes sociais. E aí a raiva é retroalimentada.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • G

                      Gilberto Nascimento

                      21/01/2021 23:22:42

                      Não. Aí a raiva escraviza porque não pode mais ser controlada. Só aumenta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Polzonoff

                      21/01/2021 18:18:32

                      Oi, Gilberto. Aí a raiva fica uma diversão. É isso? Abraço.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOAQUIM DIAS

                    21/01/2021 17:20:54

                    Como nós chegamos até aqui? Através da imbecilização coletiva que sofremos. Através do pensamento único, através da falta de discernimento, de esclarecimento, de qualificação. Através da bestialização humana. Afinal a tecnologia evolui o ser humano retrocede.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luiz

                      21/01/2021 17:14:29

                      Ué cadê a turminha do "ódio do bem", hein?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luciano Müller

                        21/01/2021 14:42:34

                        Notei a ausência de diversos "comentaristas" que frequentemente aparecem. Devem ter se identificado com o artigo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • P

                          Polzonoff

                          21/01/2021 16:52:45

                          Oi, Luciano. Que é isso?! O diálogo é sempre bem-vindo aqui. Adoro conversar com os leitores. Abraço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Roberto Fakir

                        21/01/2021 14:25:10

                        Mas no dia 20/01/21 o mundo, impressionantemente mudou. Tudo é lindo e maravilhoso. Acabaram-se os maus no mundo, menos no Brasil. O Brasil, enquanto mantiver esse presidente será um país do mal. Um mal que até Hitler teria inveja, conforme o Estadao, Folha e Rede Globo. O Nazismo e o Fascismo estarão nas entranhas desse governo brasileiro conforme novamente a Folha, o Estadao e a Rede Globo. Conforme esses veículos de imprensa, caso o governo Bolsonaro não seja impichado, o Brasil continuará a ser um pária no mundo e a China com Biden serão o farol da humanidade. A distopia está apenas começando.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maria Sueli de Almeida

                          21/01/2021 14:13:17

                          Maria Sueli de Almeida ; Ganhei meu dia lendo este texto1 obrigada Polzonoff! cada dia melhor.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Sidney

                            21/01/2021 13:44:47

                            O texto é ótimo e me trouxe mais angústia pois é muito real, real até demais que não consigo ver a saída desse tempo de insanidade que estamos vivendo. Tenho filho e filha, tentar errar menos como pai é o que ainda acho possível pedindo a Deus que os proteja nessa vale de lágrimas e os ilumine para não se perderem na escuridão em que estamos imersos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              21/01/2021 16:51:46

                              Oi, Sidney. Curioso seu comentário. Testemunhar o sofrimento dos filhos é uma das coisas mais difíceis para um pai. E, no entanto, ele é necessário. Talvez seja preciso rendição aí. E estou falando tanto para você quanto para mim, que também sou pai. Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Amaral

                            21/01/2021 13:22:54

                            Hoje vivemos num mundo de muitas certezas e poucas dúvidas. Eu exercito o contrário, e às vezes até sofro por isso....até o Pedro Menezes consegue me convencer de vez em quando...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              21/01/2021 16:50:29

                              Oi, Ricardo. Também cultivo a dúvida. Ou será que não? Tô em dúvida. Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Glauco André

                            21/01/2021 13:08:02

                            Caro Polzonoff Jr. Hoje seu texto, acompanhado da recente releitura que fiz do livro de Ortega & Gasset (a rebelião das massas ) simplesmente atinge o cerne de minhas reflexões. Nossos jovens estão cada dia mais radicalizados, envolvidos em questões e problemas que não deveriam ser seus. O mundo sendo visto apenas pelo prisma político. Precisamos achar um meio de trazer as coisas a normalidade, sem debates vazios que levam a lugar algum. Parabéns meu caro, como sempre, BRILHANTE! Abraço!!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              21/01/2021 16:49:50

                              Oi, Glauco. Essa coisa de reduzir a vida inteira a uma experiência política sempre foi um objetivo progressista. Afinal, tão mais fácil viver assim, unidimensionalmente, não? Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

                            21/01/2021 12:58:52

                            Excelente artigo , sempre nos lembrando como chegamos no fundo , se não aprendermos a ouvir e entender o contraditório , que nunca existe verdade absoluta , tudo pode mudar , e assim como lutamos pelo certo , temos que lutar pela tolerância.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • K

                              kukafe

                              21/01/2021 12:45:18

                              Modernidade líquida, meu caro!!! "derreta os sólidos", simples assim. Nossa era é disforme da Imago Dei. Aos que levantam bandeiras sólidas repito o que o apostolo Paulo disse: "Vistam toda a armadura de Deus para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis" Efésios 6:13 - Deus abençoe!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Milene

                                21/01/2021 12:24:42

                                Concordo totalmente. Valores! Nossas crianças foram vítimas da falta valores reais, morais e de REAL tolerância. Lindo texto.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Luiz Almeida Costa

                                  21/01/2021 11:59:58

                                  Acho equívoco rotular gerações. As emoções do ser humano são intempestivas. Há tempos que a infância e adolescência são tratadas mais com amor em substituição ao autoritarismo raivoso, que era a técnica pedagógica utilizada até a metade do século passado. Descobrir que o mundo não é "cor de rosa" faz parte do crescimento e amadurecimento. Afinal, os desenhos animados não estão repletos de monstros?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    21/01/2021 12:20:24

                                    Oi, José. As emoções são intempestivas porque permitimos que elas sejam assim. Quanto aos monstros dos desenhos animados, eles são bem diferentes dos monstros da vida adulta. Abraço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Carlos Mauricio Ferreira

                                  21/01/2021 11:58:29

                                  Nesses dias difíceis, o texto foi um bálsamo para a mente e alma!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    21/01/2021 12:20:43

                                    Oi, Carlos. Bom ler isso. Abraço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Siqueira

                                  21/01/2021 11:49:02

                                  Prezado Paulo, leio sempre os seus textos e os aprecio muito. Aproveito para incentivá-lo a continuar tentando, sendo fiel ao mote com que abre a sua página. Obrigado

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    21/01/2021 11:57:00

                                    Oi, Siqueira. Obrigado. Incentivos são bem-vindos. Sobretudo a essa hora da manhã. Abraço!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  Vera Lucia Broetto

                                  21/01/2021 11:41:28

                                  Muito bom!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    LUIZ DE FREITAS

                                    21/01/2021 10:59:47

                                    Uau! Existe vida inteligente no jornalismo, parabéns! Excelente reflexão.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fabio Serra Barbosa da Silva

                                      21/01/2021 10:39:32

                                      Parabéns pelo texto

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • W

                                        WILSON ZETI

                                        21/01/2021 10:09:15

                                        Parabéns PP, cada vez melhor.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • V

                                          Valter Luiz Demenech

                                          21/01/2021 9:42:42

                                          Bela reflexão!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • V

                                            Val

                                            21/01/2021 9:31:34

                                            Parabéns pelo texto. Parte da sociedade, se é que pode ser assim chamada, é movida pelo ressentimento e engano. Acham que tudo podem, que só existem direitos e sequer sabem o significado da palavra dever. Frustrações? O que é isso? Geração Good Vibes. Se entrar no cenário político a coisa pode ficar muito pior. São muitas vaidades.......

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Polzonoff

                                              21/01/2021 11:54:27

                                              Oi, Val. É muito tentador culpar a "sociedade" por todos os males individuais. No fundo, é isso o que os progressistas fazem. Pode ser só o dia nublado aqui em Curitiba, mas hoje estou pensando muito no quanto eu contribuo para esse estado beligerante das coisas. E não deve ser pouco, infelizmente. Abraço.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Ana Luiza

                                            21/01/2021 8:16:00

                                            O parabenizo, Paulo. Bem mais edificante do que 'paródia' do Pai Nosso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Polzonoff

                                              21/01/2021 11:51:38

                                              Oi, Ana Luiza. Vc realmente não gostou daquilo, né? :-) De qualquer forma, que bom que me deu uma segunda chance com este texto. Abraço.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            21/01/2021 4:45:45

                                            O ponto de inflexão da humanidade foi a revolução francesa. O que parecia ser a busca da felicidade dos desvalidos, miseraveis e oprimidos transformou-se em covardia, ganância e ressentimentos. Na sequência, com exceção da Inglaterra e alguns outros países, sucumbiram realezas para as belíssimas democracia e república. Depois, para coroar toda a inveja e imbecilidades humanas há o comunismo. Passados pouco mais de 200 anos, a humanidade tem que lidar com esse legado de infamia. Qualquer romance soviético trará luz a esse comportamento nefasto de discórdia e podridão. Engenheiros tratados como párias. Ex-nobres fuzilados e por aí vai. Quando começou? O processo dialético permanece.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Polzonoff

                                              21/01/2021 11:50:32

                                              Oi, Denisson. Mas não sou muito fã de pôr a culpa na Revolução Francesa, no Iluminismo, em Marx ou, sei lá, em Bolsonaro. Tenho dificuldades para culpar fatores históricos por escolhas individuais. Abraço e obrigado pela leitura sempre generosa.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            ALEXANDRE DALLA VECHIA

                                            21/01/2021 3:20:13

                                            Ótimo texto !!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              fernanda ribeiro

                                              20/01/2021 23:26:06

                                              Eis a sociedade de militantes,sem nenhum senso de coletividade. Pessoas que só entendem a sociedade como luta por interesses próprios, esgotada de todos os princípios. Tudo luta para satisfação de apetites, sem uma noção de bem comum nem de valores universalizáveis. Obra do identitarismo, multiculturalismo, relativismo pós-moderno. Militantes que cultuam sociologia, e ignoram gente como Kant, Freud. Mas em 2001 eu era criança.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • P

                                                Polzonoff

                                                21/01/2021 11:47:43

                                                Oi, Fernanda. Os fenômenos que você menciona nada mais são do que fantasias infantis mal resolvidas transpostas para o mundo adulto - o que resulta sem violência. Abraço.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Magaly

                                              20/01/2021 22:34:21

                                              Ótima análise e o exemplo do filme é marcante. Onde perdemos a empatia e o exercício da alteridade?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • P

                                                Polzonoff

                                                21/01/2021 11:45:05

                                                Oi, Magaly. Na vida pequena e real, fora dos delírios de grandeza das redes sociais, acho que a empatia continua vivinha da silva. Pelo menos prefiro acreditar nisso. Abraço.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                fernanda ribeiro

                                                20/01/2021 23:44:24

                                                Por incrível que pareça, ouvi recentemente numa live uma militante negra criticar a Ética da alteridade. Rss. Falou em tom de deboche/desprezo que "alter" era outro, e que se há outro é porque há universal. Defendeu a pluridiversidade.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              ALETCM

                                              21/01/2021 0:29:22

                                              Reflexão acuradíssima de nossa época; infelizmente, duvido que será superada sem dor e sofrimento, se é que será superada.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • A

                                                ALETCM

                                                21/01/2021 13:45:29

                                                Bem observado! Abraço!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Polzonoff

                                                21/01/2021 11:44:08

                                                Oi, ALETCM. Dor e sofrimento fazer parte da condição humana. Não dá para eliminá-los totalmente. Acho que a proposta do Fred Rogers tem a ver com a nossa decisão voluntária e racional de pôr fim às dores e sofrimentos que causamos aos outros ao descontarmos neles nossa raiva e frustração. Dá o que pensar. Abraço!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Adriano

                                              20/01/2021 18:47:07

                                              Agudo diagnóstico. Qual pode ser a solução?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • A

                                                Adriano

                                                21/01/2021 15:06:13

                                                Sim! Lembrei do filme "Coringa": o cara dá vazão aos impulsos e é aplaudido pelo cinema. Talvez precisemos de um contraexemplo do bem. E de uma educação familiar, social, que prepare as pessoas para que sejam capazes de dominarem a si mesmas (porque às vezes querem, mas não são ainda capazes ou estão destreinadas) e estarem abertas ao bem. Polzonoff, o melhor articulista deste jornal!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Polzonoff

                                                21/01/2021 11:40:25

                                                Oi, Adriano. Não sei qual a solução. Ando pensando muito nisso desde que assisti ao documentário. Mas talvez não dar vazão aos impulsos seja um bom começo. Pelo menos é o que vou tentar com mais afinco na minha vida. Abraço. Saudade de você, cara.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.