i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Houve um tempo em que os correspondentes estrangeiros eram seres mitológicos

  • 16/01/2021 21:24
Boccanera: ser mítico, de um tempo em que a realidade dispensava adjetivos.
Boccanera: ser mítico, de um tempo em que a realidade dispensava adjetivos.| Foto: Reprodução/ GloboPlay

Houve um tempo em que os correspondentes estrangeiros eram seres mitológicos. Muito antes de sonhar em me tornar jornalista, eu os via como semideuses que me aproximavam de realidades distantes e que me colocavam como “testemunha ocular da história”, para usar um lugar-comum hiperbólico.

Estou pensando no grande Silio Boccanera transmitindo a queda do Muro de Berlim. Havia um quê de felicidade comedida em sua expressão. O texto era sóbrio. O feito era mais adjetivado do que seus protagonistas. E havia ainda a humildade de reconhecer que não se sabia as consequências daquele dia.

Lembro ainda de William Waack na Guerra do Golfo. De Geneton Moraes Neto entrevistando Mikhail Gorbachev. De um Pedro Bial pré-BBB cobrindo a Guerra da Bósnia. Dá para incluir nessa lista até o grande Paulo Francis, cujas análises nunca, jamais, em hipótese alguma se rendia ao tom panfletário.

Cabelos despenteados

Hoje os correspondentes estrangeiros mal se dão ao trabalho de pentear os cabelos em respeito ao público telespectador. Há ainda os que soltam palavrões diante das câmeras. E os que saem às ruas para cobrir um acontecimento qualquer já munidos dos adjetivos que darão cor à luta entre o bem e o mal. Impossível ser apenas uma testemunha ocular da história. É como se fôssemos obrigados a assumir sempre um lado da narrativa.

Estou escrevendo isso pensando numa reportagem a que assisti recentemente. Sobre a invasão do Capitólio. A edição da matéria, muito bem cuidada, dava à história um ar de série de suspense ou espionagem. Como se a repórter tivesse conseguido se infiltrar heroicamente entre os manifestantes, ops, entre os extremistas. E como se isso lhe desse o direito de moldar a realidade a seu bel-prazer.

Uma realidade diante da qual não dá para ficar impassivo. Daí, talvez, a sensação de cansaço das pessoas que passam o dia diante do noticiário. É impossível manter distanciamento de eventos que, sejamos sinceros, não mudam muita coisa na nossa vida. Tudo parece ser urgente e necessário. Como se a história, aquela que não está nem aí para o cotidiano, como já disse um aforista bissexto, fosse nos atropelar a qualquer momento.

A certa altura da reportagem, já meio zonzo por causa da câmera toda nervosinha, ouvi a repórter chamar os invasores do Capitólio de nazistas. Assim, na cara dura. Na lata, como se diz. Sem nem um “neo” para tentar dar aquela amenizada. Entre bufadas, desliguei a televisão. E foi aí que me lembrei de Bial, Waack, Geneton, Francis. No que lhes conferia aquele ar mítico. E, por extensão, no que tanto me incomoda nesse novo estilo, digamos, ouriçado de reportagem.

Credibilidade

A adjetivação exagerada, a opção por uma narrativa específica, o tom desesperado e/ou incendiário e a falsa sensação de urgência e/ou importância denunciam uma tentativa de recuperar algo que os antigos correspondentes estrangeiros exalavam naturalmente, por meio da elegância, do comedimento e até, vá lá, de certo sorrisinho no canto da boca. Me refiro àquela palavrinha que ouvi milhões de vezes nas salas frias e fedidas da UFPR: credibilidade.

A gente simplesmente acreditava no que estava vendo na TV. Havia um casamento entre imagem, palavra e percepção do mundo. O noticiário era feito não para despertar sensações como alívio ou revolta, e sim para informar. Os acontecimentos tinham consequências, claro, mas a gente sabia que elas eram (como ainda são) limitadas para o grosso das pessoas. Diante da queda do Muro de Berlim, a maior preocupação de um espectador podia ser com as pessoas que teriam que limpar aquela sujeirama toda.

Hoje o fato, contaminado pela opinião, tenta prevalecer pela força. Daí aquele “nazista” no meio da reportagem. Ou, para citar o chamado “outro lado”, por isso é que teve quem falasse em “povo” invadindo o Capitólio – como se o uso da palavrinha mágica conferisse aos lunáticos alguma dignidade, quando não superioridade moral. Resultado: assistimos ao noticiário como se víssemos Glória Maria deslumbrada diante de um sol da meia-noite falso, feito em estúdio.

Os correspondentes estrangeiros, antes míticos porta-vozes de uma realidade crível, se transformaram em personagens caricatos – física e intelectualmente. A tal ponto que a credibilidade, antes tão natural, virou desconfiança e até birra. A realidade, por sua vez, foi e continua sendo desfigurada ao bel-prazer (olha ele aí novamente!) dessas pessoas que parecem viver num estrangeiro muito particular. De onde nunca trazem qualquer notícia animadora.

79 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 79 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    eduardo

    ± 0 minutos

    NÃO CAUSA ESPANTO O VAZIO DE CONTEÚDO DE MUITOS PROFISSIONAIS DAS MÍDIAS DE INFORMAÇÃO E AFINS. AS FACULDADES DE COMUNICAÇÃO, JORNALISMO E ARTES HÁ MUITO TEMPO VEM SENDO TRANSFORMADAS EM TRINCHEIRAS EDIFICADAS PARA A INSEMINAÇÃO E A DIFUSÃO DE IDEOLOGIAS PANFLETÁRIAS E DESPROVIDAS DE EMBASAMENTO SUBSTANTIVO. MUITOS DOCENTES PARECEM MISSIONÁRIOS PREGANDO UMA DOUTRINA SALVACIONISTA, BEIRANDO O FANATISMO MILITANTE, AGINDO COMO FILTROS PROTETORES CONTRA QUALQUER OPINIÃO QUE CONTRARIE O CATECISMO GRAMCISTA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      eduardo

      ± 0 minutos

      NÃO CAUSA ESPANTO O VAZIO DE CONTEÚDO DE MUITOS PROFISSIONAIS DAS MÍDIAS DE INFORMAÇÃO E AFINS. AS FACULDADES DE COMUNICAÇÃO, JORNALISMO E ARTES HÁ MUITO TEMPO VEM SENDO TRANSFORMADAS EM TRINCHEIRAS EDIFICADAS PARA A INSEMINAÇÃO E A DIFUSÃO DE IDEOLOGIAS PANFLETÁRIAS E DESPROVIDAS DE EMBASAMENTO SUBSTANTIVO. MUITOS DOCENTES PARECEM MISSIONÁRIOS PREGANDO UMA DOUTRINA SALVACIONISTA, BEIRANDO O FANATISMO MILITANTE, AGINDO COMO FILTROS PROTETORES CONTRA QUALQUER OPINIÃO QUE CONTRARIE O CATECISMO GRAMCISTA.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudia Aguiar de Siqueira

        20/01/2021 17:58:32

        Casamento entre fatos, imagens e percepção: não ocorre mais há muito tempo. Inclusive na cobertura nacional.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rafael França de Souza

          18/01/2021 12:55:33

          O problema do jornalismo é esse: Tudo tem que ser contextualizado se A ou B estão do lado do bem ou do mal.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            Hugo

            18/01/2021 12:45:52

            nem penteiam o cabelo kkkkkkkkkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Andre Maruch

              18/01/2021 12:13:37

              Preciso. Dá muita preguiça desses correspondentes.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Geraldo Emanuel Prizon

                18/01/2021 10:52:29

                Lembrei-me de Hélio Costa cobrindo dos EUA a guerra fria

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Giba12

                  18/01/2021 2:23:14

                  E como este teatrinho melodramático e tragicômico com esse viés convenientemente esquerdista com tons esquizofrênicos nas reportagens afetam as mentes pelo mundo, disseminando medo e ódio, obscurecendo a verdade dos fatos e o livre discernimento.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • Y

                    Yuri

                    18/01/2021 1:34:10

                    Correspondente estrangeiro hoje é um mero leitor de manchetes de jornal. Só copiam o que os jornais estrangeiros publicam. Não há a mínina busca autônoma pela notícial. Lixo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • O

                      ovidio dias junior

                      18/01/2021 1:17:06

                      Dá nojo assistir a globo news. Jornalistas militantes se acham estrelas de Hollywood. A tal eliane catanhede, uma pessoa desprezível que tenta o tempo todo criar intrigas de 5ª série. É Pops do Chaves. Bando de **** que inventam notícias com o único objetivo de desestabilizar o país. Mentirosos tantas vezes desmentidos ao vivo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Julio

                        18/01/2021 0:45:25

                        Extremismo pode ser de gente com vários pensamentos. No caso citado, chamar os extremistas de nazistas não é jornalismo é live pra postas no Instagram

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MauricioFM

                          17/01/2021 23:49:37

                          Que texto, me fez lembrar a minha infância acompanhando a escolha de João Paulo II, a crise polonesa de 1981 Solidariedade , as intensas reuniões entre Washington e Moscou para frear a guerra Fria ...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • R

                            Ronaldo

                            18/01/2021 1:37:00

                            Sonia Bridi, Ilze Scamparini .. entres outros grandes nomes.. ficaram na nossa memória.. espero que daqui alguns anos ninguém se lembre desses idiotas da GloboNews..

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Silvio Antonio Machado Lemos

                          17/01/2021 22:57:44

                          De todo o bando de correspondentes estrangeiros de hoje, em minha opiniao, apenas Felipe Kieling da Bandeirantes se salva. O resto pode levar em monte alto e jogar la de cima em uma asa delta sem pano.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo César de Castro Silveira

                            17/01/2021 22:02:59

                            Quem é mais evoluído como eu vai direto às fontes primárias como o site do FED. Posso dispensar esta gente. Eu leio notícias é só para saber o que estão mentindo para o povo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • J

                              Julio

                              18/01/2021 0:41:32

                              Perdão por estarmos aqui!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Tio Sam

                              17/01/2021 22:12:44

                              Nossa

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo César de Castro Silveira

                            17/01/2021 22:01:42

                            O maravilhoso no Francis é que ele criticava o povo. Na eleição de 80 Reagan, ele escreveu: - "A mente do povo é insondável." Hoje, nenhum correspondente tem coragem de criticar o povo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • Y

                              Yuri

                              18/01/2021 1:35:57

                              Francis era um verdadeiro intelectual. Basta ler seus livros para saber. Esses jornaleiros de hoje não servem para limpar os sapatos de Francis.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Joel Celino

                            17/01/2021 21:49:25

                            Guga Chato, jornalismo e credibilidade são excludentes.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • H

                              Helio

                              17/01/2021 21:49:14

                              Caro Paulo, creio que em nome da credibilidade você deveria dar nome aos bois.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                André S.

                                17/01/2021 21:06:33

                                Polzonoff conseguiu traduzir em palavras aquilo que há muito tempo percebo mas que não sabia como expressar. Muito obrigado!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  André S.

                                  17/01/2021 21:05:19

                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    RADAMES MANOSSO

                                    17/01/2021 18:03:45

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cético

                                      17/01/2021 17:46:47

                                      A principal diferença é que hoje o leitor pode confrontara informação divulgadas pelo órgãos de imprensa com outras fontes, na maioria das vezes consegue acessar a fonte primária. Então, a perda de credibilidade é tanto maior quanto maior é o ativismo do jornalista ou o veículo para o qual trabalha. O exemplo do tal que sequer penteia o cabelo é um deles. De minha parte, ressalvado o respeito a opinião do colunista, que é sempre muito bem fundamentada, não considero Geneton Moraes Neto como padrão de jornalista, mas sim como um militante, dentre muitos que desprestigiam a classe.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Leivas Bastos

                                        17/01/2021 16:55:01

                                        Depois da arte “ativista”, o vírus da Escola de Frankfurt contaminou as redações. Agora, não basta informar. Tem-se que envolver o fato em questões sociais, políticas e identitárias. Já faz tempo que o jornalismo perdeu credibilidade e se rendeu às pautas ativistas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Flavio Carlos Geraldo

                                          17/01/2021 16:13:24

                                          Vejo que a grande mídia tem hoje em seus quadros jornalistas lacaios, que fazendo uso de uma inesgotável fonte de ignorância servem aos seus patrões de forma subserviente. Esses jornalistas , moralmente limitados e profissionalmente incapazes, prestam-se à qualquer tipo de papel para cumprirem com o objetivo de chegar aos melhores postos dentro dos seus veículos de comunicação. Representam os piores profissionais do mundo , os "puxa-sacos"!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

                                            17/01/2021 15:02:13

                                            Uma das melhores colunas dos últimos tempos. Tocou nos pontos e suas palavras colocaram sentido na sensação desagradável que temos ao ver noticiarios hoje em dia. Síndrome de nossos dias, o Jornalismo pensa ser heroico. Nada mais falso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alberto De Araujo

                                              17/01/2021 14:44:05

                                              Acho que a mídia l deveria se basear na fidelidade da informação sem o sensacionalismo , já assumido pelas redes sociais.Hoje há um frenesi dos jornalistas para fazer o seu trabalho.São irrequietos, perturbados,como o fim do mundo esteja sempre próximo. Isso, trás inquietação e às vezes insegurança e medo aos leitores Um clima pessimista. Cada vez mais a esperança é desprezada. O ódio nunca esteve tão presente no cotidiano. Por outro lado, também a hipocrisia se instalou em todos os tecidos sociais. Enfim, um jornalismo nada prazeroso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cristina de Souza

                                                17/01/2021 14:09:07

                                                Já não me dou o trabalho de ver noticiários da televisão. Simplesmente não tenho paciência para tanta porcaria. Procuro as mídias alternativas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Denis

                                                  17/01/2021 14:07:19

                                                  Além da Gazeta, que gosto muito, leio e estadão e, raramente, assisto ao Jornal Nacional e a Globo News (Em pauta). Desses, obviamente, o que mais dou voto de confiança é para a Gazeta. Parece que nesses outros meios, há um misto de ignorância, despreparo e arrogância. Parecem um monte de palpiteiros, que se metem em tudo que desconhecem, guiados por uma linha ideológica rasa que nunca criticam e se acham os donos da verdade, oniscientes do mundo, com a missão de doutrinar seus seguidores com suas sapiências. E, assim, disso costumeiramente sai um festival de gigantescas besteiras ilógicas, fantasiosas e sem sentido.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • V

                                                    Valter Luiz Demenech

                                                    17/01/2021 21:32:18

                                                    Perfeito!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                  17/01/2021 13:53:20

                                                  Paulo, para que nossos leitores possam entender a que grau depreciativo chegou nossa cobertura jornalística , ontem a BBCNEWS apresentou um documentário sobre a guerra nas favelas cariocas. Lógico, parte do lugar lugar comum com sociólogos e antropólogos esquerdistas culpando nosso passado escravocrata. Perseguindo o preto e o pobre na favela. Mas em dado momento, entrevistam famílias de policiais mortos e ex-traficantes. Os traficantes diziam que importava era o poder, a adrenalina, a liberdade de agir, sem qualquer indício de opressão social. Mesmo um ex-fundador do CV, com 71 anos, apenas dizia que 39 anos de cadeia não poderia se inserir na sociedade novamente. Belo exemplo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Gino Beccato

                                                    17/01/2021 13:31:37

                                                    O articulista tem toda razão. Realça a falta de EDUCAÇÃO e CULTURA aos que militam no jornalismo em sua grande maioria. Bom artigo!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      17/01/2021 12:59:58

                                                      Desta vez não, seu texto trás uma inveja que não dá para aceitar. Tua visão Bolsonarista de mundo está te atrapalhando...Jornalismo é mais do que isso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      3 Respostas
                                                      • A

                                                        Adriano

                                                        22/01/2021 4:19:42

                                                        Traz do verbo "trazer" é com z.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        J.A.

                                                        18/01/2021 12:43:40

                                                        hahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!! ahahahahahah

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • B

                                                        Bruno Carneiro

                                                        17/01/2021 16:26:27

                                                        Inveja de quê? De quem?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz

                                                      17/01/2021 12:56:43

                                                      Pois é, Paulo, também vivi isso tudo do que vc diz no seu texto.Eram outros tempos do jornalismo. Mas, mas, eu cá na minha ignorância - não tenho a perspicácia e a inteligência para escrever bem, como este articulista - digo o seguinte: a imprensa brasileira hodierna - com suas exceções de praxe -tornou-se um lixo, sem a mínima credibilidade. Não é a toa que o maior conglomerado de mídia do Brasil é chamado de Globo Lixo. Eles tem lado. São movidos por ideologia, foram doutrinados no paulofreirismo. Suas narrativas são conhecidas: o lado único, o esquerdo/progressismo, o politicamente correto que pautam dá-nos ascos. São um bando de delinquentes intelectuais/morais.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Luiz Almeida Costa

                                                        17/01/2021 12:48:16

                                                        Deixamos de ser expectadores sentados no sofá e com a realidade interpretada pelos repórteres. O jornalismo perdeu credibilidade perante os letrados que sabem descontruir as narrativas das reportagens. Impressionante a falta de profundo conhecimento da história dos repórteres. Se eles estivessem transmitindo as invasões dos palácios do poder nas revoluções russa e francesa, ainda assim chamariam os manifestantes de nazistas, tal as suas ignorâncias.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Mauricio Aracema Justus

                                                          17/01/2021 12:32:11

                                                          Comecei a pensar esses dias se parte desse problema atual a quem o autor se refere é em algum grau consequência da criação desses canais 24h de notícias no Brasil. Se não gerarem polêmica e se não gerarem discussões onde não existem, simplesmente não tem pauta para tanto tempo no ar.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • V

                                                            Valter Luiz Demenech

                                                            17/01/2021 21:35:01

                                                            Acredito que sim!!!!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo César de Castro Silveira

                                                          17/01/2021 12:15:27

                                                          A regra de ouro dos correspondentes nos EUA é nunca jamais mostrar a américa profunda. Jamais entrevistar um WASP. Por isto como eles não existem para os correspondentes que nós fomos pegos de surpresa na invasão do capitólio. para o correspondente esquerdista (todos) os WASP não existem.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Paulo César de Castro Silveira

                                                            17/01/2021 12:13:50

                                                            Hoje os correspondentes são jovens **** que leem os principais jornais online que também estão disponíveis para nós aqui no Brasil pela internet. Logo são peças de museu. São inúteis.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • Y

                                                              Yuri

                                                              18/01/2021 1:40:14

                                                              Exato. São meros leitores de jornais. É um idiotice manter um correspondente no exterior para fazer o que qualquer estagiário que leia em inglês possa fazer do Brasil.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Paulo César de Castro Silveira

                                                            17/01/2021 12:12:51

                                                            "Testemunha ocular da História" é o seu Repórter Esso da Rádio Nacional. Correspondentes de guerra foram muito famosos. A Falha tinha um correspondente em cada capital importante em 1980. Acompanhávamos a política interna dos principais países. Hoje ninguém da a mínima para a política local de França Inglaterra Espanha Itália.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulo César de Castro Silveira

                                                              17/01/2021 12:10:08

                                                              Hoje, 17 de janeiro de 2021, são os 30 anos do início da Operação "Tempestade no Deserto" contra Saddan que tinha invadido o Kwait. Ficou famoso naquela noite o correspondente da CNN o Peter Arnett. A primeira guerra transmitida ao vivo o tiro inicial por Peter Arnett.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Eden Lopes Feldman

                                                                17/01/2021 12:09:49

                                                                Não assisto mais estes programas jornalísticos, montados com objetivos políticos. O autor deste texto como sempre nos trouxe a realidade e a distância entre a TV de antigamente e a atual. Mantive várias assinaturas de jornais e revistas, durante anos, e hoje apenas mantenho a Gazeta. Creio que milhares agiram desta forma. E a imprensa "global" certamente perdeu muito da sua credibilidade. Até quase tudo. Gostei muito do texto. Como sempre, Polzonoff preciso nos seus comentários.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • E

                                                                  Eduardo Carvalho

                                                                  17/01/2021 13:05:05

                                                                  Eden, me comportei exatamente como voce. Hoje em dia evito a velha midia como o diabo foge da cruz.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                Jonathan

                                                                17/01/2021 11:48:32

                                                                Muito boa a análise! Quando eu era me menor em lembro que quando o âncora anunciava “agora, direto de NY...Tóquio...Moscou...Londres” o noticiário ganhava outro tom. Agora você já ouve aquilo pensando “lá vem”

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Francisco Pessoa de Queiroz

                                                                  17/01/2021 11:48:13

                                                                  Análise perfeita.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • E

                                                                    Ernesto Stock

                                                                    17/01/2021 11:29:03

                                                                    Ilze Scamparini, correspondente estrangeira, creio q ainda retrata essa forma imparcial de fazer notícia

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • R

                                                                      Rachel Candeu Waintuke

                                                                      17/01/2021 12:02:04

                                                                      Concordo!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • M

                                                                    Milene

                                                                    17/01/2021 11:27:51

                                                                    Concordo totalmente. A imprensa perdeu credibilidade com suas narrativas e ao não cumprir seu papel de narrar fatos. E bem que os 'repórteres' podiam pentear o cabelo e fazer a barba!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Roberto Fakir

                                                                      17/01/2021 10:49:36

                                                                      Hoje a maioria dos jornalistas perderam a credibilidade e alguns médicos perderam a vergonha e, para aparecerem na Globo e serem homenageados por não oferecerem tratamento precoce para a covid, fazem até o absurdo e NÃO OFERECEREM NADA como tratamento precoce para a covid. Os jornalistas jogaram no lixo suas responsabilidades e alguns médicos também.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.