i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Será que vale mesmo a pena lutar por essa tal liberdade de expressão nas redes sociais?

  • 14/01/2021 15:32
Sem o discurso de ódio que dizem combater, as redes sociais seriam um deserto.
Sem o discurso de ódio que dizem combater, as redes sociais seriam um deserto.| Foto: Reprodução

Na sexta-feira (15), um grupo promete fazer um protesto algo inusitado nas redes sociais. Em defesa da tal liberdade de expressão, os manifestantes farão silêncio. A ideia é não publicar, curtir ou comentar absolutamente nada durante 24 horas. Mas quero só ver se as pessoas conseguirão mesmo ficar em silêncio diante de mais uma bobagem dita por nossos lindos influenciadores e suas tuitadas maravilhosas.

Na verdade, o #SilenceDay nada mais é do que uma greve dos produtores de conteúdo. Afinal, somos nós, com nossos memes, nossos vídeos de gatinho, nossos trocadilhos, nossos aforismos, nossos emojis e, last but no least, nossos xingamentos, obscenidades e, por que não, ódio é que damos forma ao que de outro modo seria apenas um deserto aqui e ali visitado por matilhas de tumbleweed – aquelas plantas rolantes que vemos em filmes de faroeste.

Faz tempo que questiono não só as redes sociais como também meu papel nelas. Digo, não há nada que eu ou você ou o presidente dos Estados Unidos possamos fazer contra esses megaconglomerados de tecnologia. Eles existem. São um dado do universo. Neste momento, é impossível imaginar qualquer força capaz de deter o Facebook, o Twitter, o Google, a Apple e a Amazon. Nem mesmo uma iminente tempestade solar conseguiria destruí-los, uma vez que muitos têm megaservidores protegidos sob montanhas e até no fundo do mar.

O problema é quando a gente começa a pensar que é impossível existir sem estar nas redes sociais. Penso, aqui, no velho e bom (?) existencialismo sartreano adaptado à Era da Informação. Se só existo quando sou reconhecido pelo outro, como dizia o filósofo francês, então é natural que eu queira aumentar as minhas chances de existir me expondo a milhares de outros. Ainda que esses outros sejam apenas avatares gerados por uma fazenda de curtidas no interior da China.

Todos os dias eu evoco o poema Tabacaria, de Fernando Pessoa, para me perguntar se eu, que não sou nada, quero de fato ser algo além de um tolo que tem em si todos os sonhos do mundo. E, como já estou ali diante do espelho mesmo, aproveito para me perguntar que preço estaria disposto a pagar pelo privilégio duvidoso de existir.

Hiperbólico

Claro que a censura a Donald Trump e a outros líderes conservadores é um movimento orquestrado absurdo. Não só antidemocrático; eu diria – num arroubo hiperbólico – que é até anticivilizacional. Há um quê de barbárie nessa coisa de calar oponentes políticos. Os hunos de hoje só trocaram a espada e a guerra sangrenta pelos microprocessadores e a poética da linguagem de programação.

Mas pelo que estamos lutando de fato? Digo, o que estaríamos sacrificando se abdicássemos totalmente das redes sociais ou se, melhor ainda, elas não tivessem sido inventadas? No plano político, pode-se argumentar que se ausentar das redes sociais é o mesmo que se ausentar do debate público. E os espaços precisam ser ocupados. E coisa e tal.

Só que o homem é muito mais do que um ente político. Essa é uma premissa marxista que a esquerda absorveu com naturalidade e usou para convencer conservadores e liberais. Me interessa, portanto, saber dos indivíduos por que eles estão lutando por uma liberdade de expressão que, no fundo, serve mais às redes sociais do que a uma palavra vazia como “democracia”. Afinal, é a “expressão” dos usuários, seja ela um tuíte de revolta, um post indignado no Facebook ou um vídeo colérico no YouTube, o que dá poder financeiro e político às Big Tech.

Talvez o silêncio imposto aos poderosos e, por extensão, a seus seguidores seja uma bênção disfarçada. Uma oportunidade de perceber que as redes sociais são simulacros de vida, e nunca a vida. De que somos, sim, capazes de existir num mundo muito real, sem a necessidade de milhares de followers. Talvez no silêncio autoritário percebamos que o hospício precisa de nós muito mais do que nós precisamos dele.

Hospício

Não uso a palavra “hospício” à toa. Na verdade, eu a uso porque preciso reproduzir um trecho de “Uma Confissão”, de Liev Tolstói, aquele que antigamente também se chamava Leão. É um trecho extremamente relevante para a reflexão que proponho aqui, mas, veja só, de algum modo não se encaixou nos parágrafos anteriores.

Tolstói, já idoso, reflete sobre sua luta pela liberdade no ambiente intelectual na Rússia do século XIX. E conclui que talvez todo aquele ímpeto juvenil cheio de boas intenções não fosse tão virtuoso assim. Se eu não soubesse que o trecho foi escrito por Tolstói, juraria que era alguém falando sobre redes sociais e liberdade de expressão. Escreve ele:

“Estávamos todos convencidos de que era necessário falar, escrever e publicar o mais rápido possível e o máximo possível, e que tudo era para o bem da Humanidade. E milhares de nós, discordando e humilhando uns aos outros, publicávamos e escrevíamos – ensinando outros. E, sem perceber que não sabíamos nada, e que para perguntas simples da vida, como “o que é o bem e o que é o mal?” não tínhamos resposta, falávamos todos ao mesmo tempo, sem ouvirmos uns aos outros, às vezes nos apoiando e elogiando, só para recebermos apoio e sermos elogiados, às vezes nos enfurecendo – exatamente como num hospício”.

Duvido que o #SilenceDay sirva para alguma coisa na prática. E até de seu efeito simbólico eu desconfio. Mas não de seu potencial como uma espécie de ritual de purificação. Ao fim do dia, é possível que você descubra, com algum espanto, que o silêncio também tem esta vantagem: nos impede de responder afirmativamente quando diante de uma tentação.

67 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 67 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rômulo Viel

    15/01/2021 21:24:41

    Belo texto...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      irineu umberto librenza

      15/01/2021 21:03:04

      Boa crônica. Direita educada, culta, civilizada, racional. Parabéns. Eu só acho que estão fazendo muito alarde sobre a exclusão do Trump das redes sociais. O cara incitou seus radicais a invadir o Capitólio. Quatro mortos. E o elemento em questão é o presidente dos E.U.A.. Se o deixassem livre, belo e solto que tragédias mais poderiam ocorrer? Peço desculpas antecipadas aos raríssimos direitistas que leem a Gazeta do Povo pela opinião contrária. Nem vou citar que acho que o mesmo deveria ser feito com um certo presidente sul-americano e sua prole. E já. Antes que a tragédia se torne irreversível.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Santos

        15/01/2021 20:07:59

        Vamos defender a liberdade de ficar quieto.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Clecio Silva dos Santos

          15/01/2021 19:55:30

          Há muito venho refletindo sobre isto e cheguei a uma conclusão que pode ser pouco ou muito liberal, a depender do ponto de vista: lei. A lei não deveria permitir que um tuíte ou algo do gênero fosse eliminado, sem uma decisão judicial; um perfil não poderia ser eliminado, sem ela. Por pior que fosse o conteúdo veiculado, ou mesmo criminoso, somente uma decisão judicial poderia eliminá-los. Alguns argumentam que as empresas são privadas. Foi-se o tempo em que se poderia considerar Facebook, Twitter, Instagram et alia como meras empresas privadas. A meu ver não poderiam funcionar em território brasileiro praticando censura privada. E que cada um seja responsável pelo que publica diante da lei.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • C

            Clecio Silva dos Santos

            21/01/2021 15:10:42

            Sim, Irineu. É o preço. Mas lá estará o registro do eventual crime. Uma liminar seria bastante para casos de flagrante conclamação ao crime.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • I

            irineu umberto librenza

            15/01/2021 21:05:34

            Clécio: a decisão judicial na prática demora muito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • B

          Bamberg

          15/01/2021 19:23:27

          A liberdade de expressão vem sendo tolhida em todos os segmentos da sociedade. De certa forma, os "pequenos" limites criam as condições perfeitas para a supressão das ideias com a imposição da censura.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fernando Cavalcante

            15/01/2021 18:36:24

            Agora li o texto. Bem raso, aliás. A história destas empresas de TI ensina que a outrora poderosa IBM foi derrotada pela Microsoft, e precisou rever seus conceitos. A própria Microsoft, foi superada pela Apple. O Orkut pelo Facebosta. O MSM pelo WhatsApp. Claro que estas empresas podem quebrar, em uma tempestade perfeita, tomando decisões estratégicas e financeiras erradas, desrespeitando os usuários que as sustentam. Não se trata de sair das redes sociais, mas DESTAS redes sociais.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              adriana lira menezes

              15/01/2021 16:46:31

              ADOREI. ESSE UM DIA SEM ESTAR NAS REDES AO MEU VER NÃO VAI RESULTAR EM NADA. MAS PRECISAMOS PENSAR SE NÃO PODEMOS DIMINUIR O SEU USO.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Paola Merrichelli Peres

                15/01/2021 16:37:11

                Adorei ! Parabéns

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  ELMOR

                  15/01/2021 14:58:00

                  O problema é o seguinte grana, grana e grana não há mais limites único jeito é decretar o fechamento irrestrito desses canais o mundo sobreviveu milênios sem essa porcaria. Fecha tudo!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Polzonoff

                    15/01/2021 19:22:48

                    Oi, Elmor. Muita calma nessa hora. :-) Abs.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • B

                  Bruno Santos Teles

                  15/01/2021 14:08:19

                  eu sai do Windows tem 15 anos, sai das redes sociais tem 2 anos, ainda não consegui sair do Google/Android nem do whatsapp, tenho buscado também sair de produtos feitos por chinesas, embora seja quase impossível sair do made in China. É um processo...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Maria Sueli de Almeida

                    15/01/2021 13:25:34

                    maria Sueli de Almeida: Cada vez melhor!!!!!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Andre Passos

                      15/01/2021 12:30:07

                      Creio que o #SilenceDay pode surtir um efeito pedagógico, não para a BigTech, que está num momento de distensão, dobrando a aposta para testar e dimensionar o próprio poder, mas para o público em geral, que precisa se conscientizar de que é possível exercer um controle social dos excessos arbitrários do livre mercado, sem precisar apelar para que o Estado o defenda. Pondero apenas que o movimento poderia ser mais efetivo se, em vez de recomendar aos usuários das redes que se abstenham de movimenta-las, utilizassem-nas nesse dia para divulgar as concorrentes: Signal, Telegram, GAB, Duck Duck Go etc.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo Jose Caldas Morbeck

                        15/01/2021 12:11:17

                        Parabéns! Excelente perspectiva.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Emerson Adam

                          15/01/2021 12:05:31

                          Graças a minha adesão ao #SilenceDay eu tive tempo de ler esta matéria!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Prof. Leonardo Mazzei

                            15/01/2021 11:56:15

                            As redes são muito utilizadas pq disfarçam nosso egoísmo em uma ilusão de ação. Ao invés de fazermos algo concreto com relação a uma causa postamos algo sobre ela. Mostramos que somis "bons" com os pobres sem dar esmola, mas os defendemos nas redes. É um grande meio de fingimento. Nosso uso é diretamente proporcional ao conforto que nos causa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              15/01/2021 19:21:48

                              Oi, Leonardo. Sim, um simulacro de vida. Lembra daquele tal de Second Life? As redes sociais são isso. Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • K

                            kukafe

                            15/01/2021 11:05:23

                            Eu cometo um pecado gravíssimo todo dia, antes de ler meus devocionais, corro ler PP. Vou tentar inverter a ordem. Adorooooooooo. Bom dia PP, Deus te abençoe!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Carlos Moura Jorge

                              15/01/2021 10:49:23

                              Muito bom. Eu que não gosto desse articulista Polzonoff gostei. Acho que ele saiu dele mesmo e entrou no coletivo e o fez com maestria. Provavelmente é porque coincide com o meu ponto de vista. Como se diz, era exatamente o que eu gostaria de falar, mas é muito difícil se expressar e dizer o que a gente gostaria. Acho que vou fazer um plágio desse escrito e dizer o que gostaria de dizer. Mas na verdade faço esse comentário pra que você Polzonoff sentir que você existe. A guisa de esclarecimento, disse que não gosto de suas colunas porque numa ocasião em que escreveu sobre Dalton Trevisan, me pareceu extremo atrevimento querer conhece-lo, ele te deu a oportunidade, depois teve a petulância...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              4 Respostas
                              • P

                                Polzonoff

                                15/01/2021 19:20:53

                                Oi, Jonsimar. Nem eu concordo comigo às vezes. Acredite. Abraço.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Polzonoff

                                15/01/2021 19:20:26

                                Oi, José. Mas eu me queimei com você só por causa daquilo? Fiquei surpreso. Abraço.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jonsimar Tadeu Catapan

                                15/01/2021 11:45:12

                                Também eu nem sempre estou (nem estarei) de acodo com os pontos de vista de Polzonoff, mas é muito saudável e de extrema importância que tenhamos acesso à diversidade. Como disse Nelson Rodrigues, "a unanimidade é burra". Que seja sempre bem vindo Polzonoff, ainda que, às vezes, discordemos dele.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • K

                                kukafe

                                15/01/2021 11:03:18

                                Não gosta mas tá sempre por aqui pelo jeito.. valha-me Deus!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Thiago

                              15/01/2021 10:33:07

                              Eletromagnetismo é tão real quanto Quimica. Palavras escritas à pena de pato e nanquim são tão irreais quanto as que circulam na internet. Logo, quem vê vantágens na censura atual com mais razão defenderia o retorno da humanidade ao analfabetismo: se há passagem do real ao irreal ela está no uso da linguagem escrita. Um Deus do Sol já sentenciou que a alfabetização é um mal para a humanidade, sabes. Mas Rá percebeu que o mal era irreversível. Ser analfa num mundo de letrados é muito diferente de viver num mundo onde ñ existe escrita. Ser impedido de usar redes sociais para e divulgar idéias e organizar ações pacíficas quando o "ódio do bem" se organiza nelas é um pesadelo totalitário.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • J

                                Jonsimar Tadeu Catapan

                                15/01/2021 11:47:38

                                Bem colocado, Thiago! Ainda mais em um momento crucial como este em que a Imprensa percebeu a perda do monopólio da publicação de informações.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • O

                              Osvaldo

                              15/01/2021 9:00:58

                              #SilenceDay....

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                FRANCIELY

                                15/01/2021 1:24:18

                                excelente!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  F.H.O

                                  15/01/2021 1:18:23

                                  As redes sociais são empresas privadas. Quando o usuário se inscreve automaticamente declara concordar com os termos dessas empresas. Se a pessoa não concorda com os termos então não deveria nem entrar. Nunca fui fã de rede social. Uso o extremamente necessário para sobreviver no mundo atual.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Paulo

                                    15/01/2021 1:03:00

                                    Eu larguei as redes sociais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      WILSON ZETI

                                      15/01/2021 0:41:00

                                      Com se julga se houve cerceamento da liberdade de expressão em uma empresa privada, que vive de lucro e que os clientes participam por vontade própria. Quando um governo criar uma rede estatal com dinheiro público, todos terão direito de participar e dar suas opiniões

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • W

                                        WILSON ZETI

                                        15/01/2021 11:47:21

                                        A Aline já respondeu, abraço PP.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                                        15/01/2021 11:37:20

                                        Não dá ideia, que brasileiro adora uma estatal

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Polzonoff

                                        15/01/2021 10:20:24

                                        Oi, Wilson. Desculpe. Não entendi. Você está propondo a criação da Twitterbrás? Abraço!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Adair Nelo

                                      15/01/2021 0:12:18

                                      Venho praticando silêncio principalmente quando são assuntos polêmicos e as redes partem pra agressão e falta de bom senso. Alguns assuntos simplesmente desaparecem depois de 10 dias e ninguém comenta mais, ou pior, quando não é nada daquilo que as pessoas achavam

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        Ildevan de Oliveira Medeiros

                                        15/01/2021 0:10:17

                                        A eloquência do silêncio inteligente continua imbatível frente a qualquer tipo de discurso! Grande Paulo Polzonoff Jr. parabéns por este e seus muitos outros textos!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Demetrius Giovanni Soares

                                          14/01/2021 23:34:15

                                          O que mais admiro nas crônicas do Polzonoff Jr (além de sua vocação natural como comunicador) é a sua atitude de se misturar com gente mortal, de carne e osso, aqui nesses confins do mundo não totalmente exposto pelas big techs tecnocráticas, esse lado mal iluminado da lua que é a seção dos leitores do Gazeta do Povo. Essa atitude de responder aos leitores mostra por A+B que ele se importa com o seu produto literário e se importa com a nossa apreciação sobre o seu trabalho e seu talento. Polzonoff tem todo meu respeito, bem diferente de certos colunistas filósofos desse jornal que jamais se furtam a desdenhar seus leitores cativos. Parabéns!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            15/01/2021 10:19:11

                                            Oi, Demetrius. Conversar é bom. Nem sempre dá tempo, mas, quando possível, venho aqui ver se tá todo mundo bem servido. :-) Abraço.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Avlis Sotnas

                                          14/01/2021 22:32:44

                                          Polzonoff, parabéns! seus textos são sempre muito bem escritos. as vezes discordo, mas sempre escreve com propriedade, inteligência e conhecimento. neste de hoje, a opinião vai ao encontro do que penso a respeito do assunto.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • P

                                            Polzonoff

                                            15/01/2021 10:17:52

                                            Oi, Silva Santos. Obrigado. Se te consola, nem eu concordo totalmente com o que escrevo às vezes. :-) Abraço.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luiz

                                          14/01/2021 22:13:37

                                          Decidi sair do Twitter e Facebook após constatação do aborrecimento que me causavam certos assuntos. Silêncio é melhor do que defender certas certezas que rolam por aí.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fabio Serra Barbosa da Silva

                                            14/01/2021 22:06:46

                                            Que mensagem profunda e libertadora. Obrigado Paulo pois mais essa reflexão na alma.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              E.NETO

                                              14/01/2021 21:37:44

                                              As redes sociais como rede de notícias é viciante. É imediata e nós mesmos "censuramos" os ideologicamente contrários, sem perder os fatos e críticas dos diferentes. Conversamos com amigos distantes tão facilmente como os próximos. Longe da perfeição mas em evolução...A extinção destes modernos canais ocorrerá se optarem por um lado só.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Fernando Cavalcante

                                                14/01/2021 21:37:06

                                                Nem li o texto, a partir do título apelativo, mendigando leitores. Não há liberdade plena sem liberdade de expressão, e é preciso que existam canais de comunicação para isso. Proprietários destes canais não têm o direito de calar seus usuários, muito menos de julgar o que dizem. Eventuais excessos podem e devem ser questionados nos tribunais - mas, em minha opinião, isto não deveria incluir a injúria, o xingamento.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                4 Respostas
                                                • D

                                                  Demetrius Giovanni Soares

                                                  15/01/2021 17:28:42

                                                  Mais um telepático pós-moderno tentando aparecer a qualquer custo com lantejoulas coladas por debaixo das unhas postiças

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Avlis Sotnas

                                                  14/01/2021 22:33:51

                                                  se nem leu o texto, a opinião sobre o texto não lido é o mesmo que papel higiênico usado.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Fabio Serra Barbosa da Silva

                                                  14/01/2021 22:04:49

                                                  Kkkkk

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Lu Magalhães

                                                  14/01/2021 22:02:03

                                                  Como levar a sério um comentário de um texto começando com: "nem li o texto"...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CARLO MELONI

                                                14/01/2021 21:17:34

                                                Envelopar um problema complexo com duas simples palavras sempre sera' um erro---Liberdade de expressao----Esta carapaça e' a desculpa para muitas pessoas escreverem sem ter conhecimentos profundos do assunto--O odio nada mais e' do que a consequencia de fatos simples levados ao extremo para torna-los mais interessantes---O sentimento paternalista de igualdade dos filhos forma a base teorica da esquerda---Mas so' a meritocracia tira o ser humano da indolencia---Os dois sentimentos precisam conviver para nao destruir a familia e a liberdade de expressao nao pode ser a desculpa para destruir um pais-

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Fernanda Castro

                                                  14/01/2021 20:42:46

                                                  Texto inspirador. Parabéns. Tenho várias redes sociais, há anos, e faz 6 dias que finalmente comecei a limpeza. Tenho resistido à tentação, mas confesso que sinto falta.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  5 Respostas
                                                  • D

                                                    Denilson Silva

                                                    15/01/2021 13:14:48

                                                    Eu consegui tirar da minha vida o Facebook e Instagram. Mas, ainda estou "preso" ao Twitter.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                                                    15/01/2021 11:42:12

                                                    Estava pensando em tentar cold turkey. Ou seja, abstinência plena. Já tentei e reincidi algumas vezes. Já estou em detox de cigarro há 9 meses, ainda sonho e sinto falta da fumaça. Tentando diminuir o açúcar e agora o Facebook, única rede que uso. Vamos ver como meu cérebro vai responder. Deus me ajude

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Polzonoff

                                                    15/01/2021 11:43:04

                                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Polzonoff

                                                    15/01/2021 10:15:24

                                                    Oi, Fernanda. Já passei por vários dessas sessões de detox. Sem sucesso. :-( Abraço.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Patrick

                                                    15/01/2021 2:12:55

                                                    É difícil mesmo. Em 2018 desinstalei o facebook do celular, nao cheguei a fechar minha conta, mas o alívio veio com o tempo. A sua saúde mental vai agradecer.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  RADAMES MANOSSO

                                                  14/01/2021 20:40:46

                                                  Eu aderi ao minimalismo digital. Reduzi drasticamente minha presença nas redes sociais. A única coisa que publiquei este ano foi justamente a hashtag #silenceday. Vou participar do dia 15/01 não participando. Não será esforço para mim. Não terei crise de abstinência.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • A

                                                    ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                                                    15/01/2021 11:42:55

                                                    Parabéns. Quero tentar tb

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  RADAMES MANOSSO

                                                  15/01/2021 12:51:21

                                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    LSB

                                                    14/01/2021 20:38:03

                                                    Texto sensacional! Parabéns! (também não uso redes sociais, com exceção do whats).

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • A

                                                      ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                                                      15/01/2021 11:43:28

                                                      Minha meta. Só Whatsapp. Este não dá para não usar

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Martins Donizete

                                                    14/01/2021 21:32:41

                                                    Engraçado é que eu pensei ser muito cético não só por essa coisa digital. Evidentemente uso a internet, mas com exceção do whatsapp não tenho nenhum outro "app" do tipo Facebook e quejandos. Lendo esse artigo cheguei a conclusão que não sou tão cético assim, talvez o Paulo ganhe de mim com alguma boa vantagem. Antes que alguém me julgue mal educado para com o Paulo isso é só uma impressão. Afinal, não tenho certeza de nada.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • J

                                                      João Martins Donizete

                                                      15/01/2021 20:33:55

                                                      Paulo. Cético para esses movimentos de rebanho. Uma turma não gosta de algo, chama outra turma para contestar, lacrar ou até mesmo censurar. No caso apontado por você no fraseado até seria um movimento do bem, mas as empresas sabem e se lixam para isso que é para eles somente uma ondinha. Nem cócegas faz. Depois segue o jogo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      15/01/2021 10:14:09

                                                      Oi, João. Desculpe. Não entendi direito o que vc quis dizer com "cético". Abraço.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Daniel Guillermo Neira

                                                    14/01/2021 19:59:39

                                                    Que verdade, se me permite faço minha esta reflexão, faz mais de 2 anos cancelei minha conta no Face book, (que eles insistem em ressuscitar de vez em quando), mas não cai em tentação, minha vida readquiriu a tranquilidade dos anos 60 e a dinâmica dos 90, poderia dizer que nunca me fez falta a "rede social" e percebo que entrei no impulso de alguns viciados nelas dos quais hoje tenho pena, viva a liberdade de expressão ou de não adesão as redes sociais.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Joxi

                                                      14/01/2021 19:01:51

                                                      Genial. Obrigado. O que mais precisa ser dito depois dessa frase do Paulo extraída do texto: "Talvez no silêncio autoritário o hospício precisa de nós muito mais do que nós dele".

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • P

                                                        Polzonoff

                                                        15/01/2021 10:13:02

                                                        Oi, Joxi. Obrigado. Gostei de escrever isso daí. :-)

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.