i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Loucademia de ciência: do Lombroso contemporâneo ao “autoritarismo necessário” de Átila Iamarino

  • 13/01/2021 16:01
Se há 20 anos uma cigana me dissesse que eu estaria escrevendo sobre Lombroso em pleno ano de 2021, não acreditaria.
Se há 20 anos uma cigana me dissesse que eu estaria escrevendo sobre Lombroso em pleno ano de 2021, não acreditaria.| Foto: Pixabay

Há bons vinte anos, uma daquelas ciganas que populavam a praça Osório me pegou pelo braço e, com força incomum para uma mulher de um metro e meio, disse que queria prever o meu futuro. Com um gesto brusco, tirei meu braço das garras da adivinha. “Estou com pressa”, disse. “E não tenho dinheiro”, emendei.

Mas, por algum motivo que me escapa à memória, não saí do lugar. O que deu a ela a oportunidade de me pegar pelo braço de novo. Olhei para um lado. Para outro. Pensei em sair correndo, mas temi ser visto como alguém que grita “Socorro!” nesse tipo de situação.

Lembrei que tinha R$10 no bolso de trás da calça e, enfastiado, deixei que a cigana fizesse o que se esperava dela. Ela espalmou minha mão e começou a fazer cócegas pelas linhas da vida, do amor e do trabalho. Tudo ia muito bem (eu seria um bem-sucedido jornalista e estaria casado com a mulher da minha vida), quando a cigana parou, arregalou os olhos e me sussurrou num tom ameaçador: “Dia 13. De janeiro. De 2021. Guarde esse dia”.

“Tem um papel e uma caneta aí?”, tive vontade de perguntar cinicamente. Mas o pudor me impediu. Só que devo ter arqueado as sobrancelhas ou arregalado os olhos num sinal de interesse sincero, porque a cigana continuou. “Nesse dia, você vai escrever um texto sobre Césare Lombroso”.

Aí já era demais. Por que eu escreveria um texto falando de Lombroso, o doidinho que acreditava que as características físicas influenciavam no caráter das pessoas? Impossível que a frenologia viesse a prosperar nos próximos vinte anos. “Moça, eu tenho um compromisso”, menti, na esperança de que ela se comovesse, pegasse meus R$10 e me deixasse em paz. Mas ela parecia obcecada. Vai ver era uma estagiária nas artes divinatórias e quisesse mostrar serviço.

“Você vai escrever um parágrafo dizendo que a ciência tem muitos motivos para se orgulhar, mas também motivos de sobra para se envergonhar. E daí vai citar Cesare Lombroso. Tudo por causa de um tal de Átila Iamarino”, previu ela. E, a essa altura, eu não estava entendendo nada mesmo. Digo, aquele eu do futuro estava certo em sua (minha?) platitude. A ciência tem motivos para se orgulhar e se envergonhar. Dã. Só se eu estivesse num dia pouco inspirado para escrever uma obviedade dessas. Além disso, quem é Átila Iamarino?

Já cansado daquele oráculo, e com certo medinho de vir a furar meus próprios olhos num futuro nem tão remoto assim, dei por encerrada a consulta. Paguei o resgate de R$10 e recuperei a liberdade do braço. Antes de dar as costas e conquistar outro cliente com seus gestos delicados, a cigana se virou para mim e disse: “Michal Kosinski”.

Frenologia 2.0

Na segunda-feira (11), a revista científica “Nature” cedeu seu prestigiado espaço para a publicação de uma pesquisa feita pelo psicólogo Michal Kosinski. O professor da igualmente prestigiada Universidade de Stanford afirmou que é possível usar o reconhecimento facial para identificar a orientação política das pessoas.

“Que maravilha!”, pensa você. Assim vai dar para detectar o bolsonarista pelo tamanho do nariz ou o petista pelo formato das orelhas. “Será possível separar o joio do trigo”, concluirá alguém que sempre se inclui entre o trigo, nunca entre o joio. De acordo com a Agência Estado, Kosinski cita uma experiência recente que usou a tecnologia de reconhecimento facial e a inteligência artificial e que identificou corretamente a orientação política em 72% dos casos.

Assim, Kosinski consegue ressuscitar as teorias de Cesare Lombroso. Em meio a tantos termos bonitos como “inteligência artificial” e “algoritmos”, quase nem dá para perceber a imoralidade da experiência e as consequências trágicas da possibilidade, ainda que teórica, de se identificar “cientificamente”, e por meio das características físicas, os conservadores e os progressistas.

E, antes que um leitor mais exaltado comece a sonhar com as aplicações práticas do neolombrosianismo, vale dizer que, em 2017, Kosinski publicou um artigo dizendo que era possível usar o reconhecimento facial para identificar a orientação sexual das pessoas.

E o Átila?

Átila Iamarino publicou um artigo intitulado “Autoritarismo necessário”. Fui ler o texto para lá de confuso e encontrei o mesmo catastrofismo oportunista de sempre. E um uso, digamos, heterodoxo da lógica textual.

Em compensação, por algum motivo Átila me lembrou Lombroso, que me lembrou Kosinski, que me lembrou a cigana de 20 anos atrás. E essa história toda me lembrou que nada é capaz de impedir o homem de repetir os erros do passado quando ele acredita na virtude de suas ações. Estão aí os tribunais raciais nas universidades e o “autoritarismo do bem” de Iamarino que não me deixam mentir.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Leonardo David

    14/01/2021 20:59:04

    A gente sabe que o ChÁtila tá errado e que Lombroso não tem base científica nenhuma. Maaaasss... quem não ficou com a pulga atrás da orelha com a informação sobre o tal Kosinski é porque não pensou no visual da turma do centro acadêmico de sociologia de qualquer Universidade. Kkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Austríaco-PR

      14/01/2021 19:40:32

      Ótimo texto, como sempre. No caso do ditadorzinho de proveta, acredito que pode ser a boa e velha suposição de que as pessoas tendem a ignorar qualquer conhecimento que lhes comprometa a renda e/ou o reconhecimento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        GABRIEL FARIAS JORGENSEN

        14/01/2021 19:26:58

        Vc é **** ! Feliz de ser assinante da gazeta! :)

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Senor Rodriguez

          14/01/2021 17:49:31

          Esse Youtuber para-científico tem sérias dificuldades com o vernáculo (apesar da "n" revisões que a FSP deve submeter o texto), isso misturado a uma ideologia anti-governo e falta de familiaridade com termos que não são de sua área (ciência de Youtube), resulta nesses desastres. Que seja esquecido depois de tudo isso...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Santos

            14/01/2021 16:58:31

            Melhor acreditar nas ciganas, que em "cientistas".

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              14/01/2021 16:58:25

              HUGO CHAVEZ? >>>??? >>>> https:// eassim.com.br/virar-venezuela-e-a-ofensa-de-hoje-mas-antes-bolsonaro-idolatrava-hugo-chavez/ >>> JIM JONES AMAVA HUGO CHAVEZ?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Patinho

                14/01/2021 16:42:08

                Átila Iamarino é ótimo em ler livros e explicar seu conteúdo. Mas quando ele mesmo dá suas opiniões pessoais é um a tragédia sem fim, quase sempre contradizendo os livros que ele discorreu com tanta convicção.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  Bevi

                  14/01/2021 15:33:47

                  Os catastrofistas que preconizam o autoritarismo poderiam viver uns tempos sob os países de governos autoritários, como cidadãos comuns. Isso talvez sirva de vacina para acordarem fora de suas estreitezas mentais e se conscientizarem de ser manipulados por fanáticos ideopatas, que induzem os incautos de cabeça oca a olhar a realidade sob as lentes distorcidas e embaçadas de sua ideologia anacrônica...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fernando Adilson Moura

                    14/01/2021 14:59:20

                    Polzonoff Seus textos são cativantes demais a estória da cigana no primeiro momento me prendeu demais. Você é um gênio cara!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Matheus Mello

                      14/01/2021 15:30:32

                      Realmente, cativante. Às vezes penso: será que é obra de ficção? Não sei. Mas que é obra de arte, com certeza é verdade.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    14/01/2021 14:35:55

                    Como disseram na live do Senso Incomum de ontem: Não deem ouvidos ao Átila Tamarindo. Deem-lhe orelhas...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      irineu umberto librenza

                      14/01/2021 14:01:10

                      O comentário de Leonardo Ribas Gomes aí embaixo dá muito material para pensar. Obrigado aí Leonardo. Valeu o dia. Já a crônica do Sr. Polzonoff ( com a devida vênia ) achei fraquinha, forçada.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • J

                        JOSIL

                        14/01/2021 14:35:08

                        Pensar? Ou RUMINAR? - verbo - transitivo direto e intransitivo entre os ruminantes, regurgitar e novamente remastigar - "o camelo rumina o alimento"

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Magaly

                      14/01/2021 13:59:31

                      Não entendo como o Átila tem espaço para publicar tanta besteira. Vai ver tem público cativo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mauricio Simões

                        14/01/2021 13:43:13

                        Dito isso, sem a necessidade de qualquer cranioscopia, afirmo que não é tão difícil identificar um esquerdista pastando em seu estado natural. Basta-me, na maioria das vezes, alguma contemplação visual para acessar uma vasta biblioteca de imagens no meu cérebro e de lá retirar algum veredicto. Quando não tão óbvio (eles aprenderam a arte do disfarce, provavelmente com as drag queens), aguardo que abram a boca e profiram alguma ignorância. Às vezes até no jeito de andar percebe-se esquerdismo. Sim, sou preconceituoso. Ainda bem. Para o meu bem.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mauricio Simões

                          14/01/2021 13:42:43

                          Eu sou preconceituoso. Mas um "preconceituoso do bem", é claro. Do meu bem, diga-se. E sou assim sem um pingo de vergonha. Muito pelo contrário. É instintivo e verdadeiro. Tanto que tenho asco (ou preconceito?) daquele que vem com papinho dizendo estar livre de qualquer preconceito. Ninguém se declararia um inútil caso realmente qualquer utilidade não lhe tivesse definitivamente abandonado a alma. Desses, não desejo o mal, apenas quero distância. Foi o instinto preventivo que advém do preconceito que já me livrou de alguns assaltos, de golpes, de falsos amigos (com algum atraso) e de inúmeras outras situações.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Henri Moreno Fernandes

                            14/01/2021 13:36:45

                            Excelente texto! A teoria do Atila realmente agradaria o Adolf Hitler. Como sempre é para o seu bem, pode acreditar!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              14/01/2021 13:32:35

                              Me pergunto indignado se uma cigana lá atras já previra o aparecimento, a ascensão de um consultor-mór da nação, tipo, o Átila Iamarino? Ou quem sabe de um Felipe Neto? Mamma mia!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Viggiani

                                14/01/2021 12:31:49

                                Paulo: gostei da história da cigana. Como dizem os italianos: "Si non è vero, è bene trovato". Parabéns.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Arys

                                  14/01/2021 12:23:44

                                  Paulo, ache outra cigana mais letrada nas artes psiquiátricas, e pergunte a ela o que ela acha a respeito da minha visão: um ser com uma capacidade de raciocínio diminuta, ou nula, que tem no seu subconsciente a certeza que é o retorno à Terra do seu homônimo, o Huno, de alcunha "o flagelo de Deus", e dominará o mundo liderando as hostes de descerebrados e apavorados, dizimando os humanos racionais. Como seus auxiliares diretos, já planeja Felipe Neto e Luís Barroso, defendendo a "democracia". A invasão será transmitida em ultra HD, mas apenas para aqueles que se comprometerem a usar tornozeleira, ficando em casa - ganham a TV de graça.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    14/01/2021 12:59:53

                                    Oi, Arys. A cigana mandou avisar que achou sua visão um tanto quanto catastrófica. Mas não impossível de se realizar, infelizmente. Abraço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Andre Passos

                                  14/01/2021 12:15:45

                                  Só uma correção lógica: as características físicas, segundo Lombroso, não "influenciam" mas sim "revelam" o caráter da pessoa e sua inclinação para o crime.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    14/01/2021 12:44:27

                                    Oi, André. Verdade. Lapso meu. Obrigado e abs.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Gleyson Nascimento

                                  14/01/2021 11:49:55

                                  Só não vou rir ou debochar porque entendi, acho, qual o objetivo desse neolombrosiano

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Leonardo Hoehne Polato

                                    14/01/2021 11:46:58

                                    Sensacional! Daria um livro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • K

                                      kukafe

                                      14/01/2021 12:30:44

                                      O padrão de super herói da esquerda é muito baixo, eles elegem qualquer um. Do mais, excelente texto, mais um pra divertir alguns e incomodar outros. Lembrei de uma tirinha do Charlie Brown, ele liga pra Patty e diz que Lucy mandou dizer que ganhou um concurso de beleza, Patty inconformada diz que baixaram muito o padrão de beleza, Charlie do outro lado da linha telefônica disfarça o incomodo e diz todo polido pra Lucy: ela te mandou os parabéns!! - Voltando ao seu texto, alguns voltarão p Atila e dirão: Parabéns e manterão os holofotes no Profeta do Apocalipse Pandêmico.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • P

                                        Polzonoff

                                        14/01/2021 12:58:30

                                        Oi, kukafe. Pois é. Eu vivo pensando nisso. A esquerda já teve bons quadros. Gente que escrevia bem, argumentava direitinho. Gente que fazia a gente rir e realmente se questionar. Hoje tudo virou panfleto. Abraço.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Mascarello de Oliveira

                                      14/01/2021 10:57:38

                                      Deram holofotes para o Átila, e ele gostou tanto que não resistiu em querer assombrar as pessoas de forma tão irresponsável!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        LEONARDO RIBAS GOMES

                                        14/01/2021 10:26:38

                                        A igreja é o maior exemplo. Mesmo sendo nefasta para a sociedade humana, ela se repete (esse erro) na medida em que submetemos as crianças a lavagem cerebral das religiões. deus não existe.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        6 Respostas
                                        • S

                                          Senor Rodriguez

                                          14/01/2021 17:53:33

                                          Por que se preocupa, então, com o que crê não existir? Que se convencer pela repetição? Quer se convencer? Seja um ateu honrado, respeite a crença dos outros. Ninguém quer saber se vc crê ou não. O assunto aqui era outro. Mas, talvez vc ainda tenha sede da verdade...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JOSIL

                                          14/01/2021 14:29:36

                                          Acho que o prezado é um daqueles que "NÃO PEDIU PARA NASCER", conforme-se amigo, buscando acharás....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Polzonoff

                                          14/01/2021 12:52:28

                                          Oi, Leonardo. Espero que um dia você consiga superar essa mágoa. Abraço.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Josmar José dos Santos Júnior

                                          14/01/2021 12:41:43

                                          Eita nóis... ainda não perdoou os pais por terem te obrigado a fazer a catequese no mesmo horário do dragon ball z aos sábados de manhã no SBT?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

                                          14/01/2021 12:11:55

                                          Senhor Leonardo R. Gomes, gostaria imensamente de conhecer a prova (formal) de que “Deus não existe”. O senhor a conhece? De acordo com a sua informação acima, o senhor a conhece. Poderia me passar a fonte? Em tempo, também não conheço a prova formal de que Deus exista.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          Thiago Rotta

                                          14/01/2021 11:10:18

                                          Deus também te ama meu irmão! Medite sobre a morte, livra-se dessa arrogância e orgulho que te aprisiona em si mesmo, abra-se ao Caminho, Verdade e Vida e sua vida irá mudar!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Cético

                                        14/01/2021 10:07:01

                                        Na mosca.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          GRU

                                          14/01/2021 8:49:54

                                          Átila, o ân*s, o profeta do apocalipse da pandemia, e que previu um milhão de mortes em uma semana e gerou terror em todo país, esse não tem credibilidade nenhuma, é só o roda viva do doria que pode chamar um pseudo cientista desses.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Michelle Fernandes da Motta

                                            14/01/2021 2:00:38

                                            Seus textos são ótimos, Polzonoff!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João castilho

                                              14/01/2021 0:40:05

                                              Presidente do Butantã na desesperada tentativa de mostrar que a coronavac é boa espantosamente diz que: "o índice de eficácia foi baixo porque os testes foram feitos com profissionais da saúde que NÃO representam a população pois estão mais expostos ao vírus. Quando for aplicada à população o índice vai ser melhor" . É um **** irresponsável, testes são feitos para emular um conjunto maior. Se não foi assim foi uma brincadeira inutil.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz

                                                14/01/2021 0:15:55

                                                Parabéns pelo texto, mas se analisar a fundo as características SOCIAIS(profissão, salário local de moradia origem da formação intelectual) das pessoas, da pra afirmar com mais do que 72% de certeza quem é de esquerda ou nao. A prudência a sofisticação e a hipocrisia denunciam este povo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • P

                                                  Polzonoff

                                                  14/01/2021 12:50:31

                                                  Oi, Luiz. A pesquisa do Lombroso contemporâneo pode até ser eficaz em seu propósito. O que não elimina o problema ético. Abraço.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paulo J Ribeiro Jr

                                                13/01/2021 23:49:06

                                                O artigo citado que inspira este texto não deixou claro quem exerceria o autoritarismo defendido. Parece que a modéstia impediu o autor de dizê-lo ...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • W

                                                  WILLIAM

                                                  13/01/2021 23:06:26

                                                  A cigana é mais confiável....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Henrique Rissato

                                                    13/01/2021 23:02:46

                                                    Você é genial!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • T

                                                      TIAGO

                                                      13/01/2021 22:42:35

                                                      Ao ler "autoritarismo necessário" eu me lembro de muitos ditadores que tb tinham o seu próprio autoritarismo necessário. Isso é o atestado de q Átila Tamarindo n tem cérebro.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                                        13/01/2021 22:09:37

                                                        Nada demais! Olhando as fuças rotundas desse sujeitinho meio imberbe é claro que vamos pensar em Lombroso!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          SILVIO MACIEL ROCHA

                                                          13/01/2021 21:48:03

                                                          Brilhante. Os oportunistas virtuosos assombram o presente. Qual será a consequência no futuro?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • P

                                                            Polzonoff

                                                            14/01/2021 12:48:41

                                                            Oi, Silvio. Arrisco responder à sua pergunta retórica com um simples "nenhuma". Isso tb passará. Abraço.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Plinio

                                                          13/01/2021 21:37:02

                                                          O reset foi para eleger Átila,nelipe feto, Barroso, Huck, Maia , Alcolumbre, TOFFOLI Gilmar e Lewandowski os salvadores da pátria?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            João Martins Donizete

                                                            13/01/2021 21:18:57

                                                            Só uma Curiosidade Paulo, evidentemente se puder responder: você foi estudante de direito? Isso porque nas aulas de direito até Lombroso era de certa forma excomungado naquela época. Tem outras matérias afins, todavia Lombroso é ícone da história do direito e até então ninguém nunca pensou em baní-lo do mapa. Hoje talvez neste paralelo que você fez estaria em evidência. Já o Átila nem compensa dizer mais nada. E quanto ao seu texto, simplesmente maravilhoso e mostra um jornalista de calibre.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • P

                                                              Polzonoff

                                                              14/01/2021 12:47:32

                                                              Oi, João. Tudo o que sei sobre o Direito aprendi em séries como "Boston Legal" e "Law & Order". Brincadeira, mas nunca estudei formalmente, não. Abraço.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                            14/01/2021 2:29:32

                                                            Somente você, Polzonoff, fazer piada de um assunto tão sério. Este mentecapto, que tendo alguns títulos acadêmicos, se considera sábio. Precisamos desmascará-lo. Já passou dos limites, mas devemos criticar a grande mídia, que o alimenta. Ainda bem, que a Gazeta não caiu nessa ladainha.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • P

                                                              Polzonoff

                                                              14/01/2021 12:45:47

                                                              Oi, Denisson. O grande dilema é: como desmascarar sem ser acusado de "dar palco pra maluco"? Abraço.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Moacir Schmidt

                                                            13/01/2021 19:34:52

                                                            "Nada é capaz de impedir o homem de repetir os erros do passado quando ele acredita na virtude de suas ações". Vale um registro de aforismo aí, hein? Ou alguém ja´ disse isto antes?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • P

                                                              Polzonoff

                                                              14/01/2021 12:45:02

                                                              Oi, Moacir. Ainda prefiro aquele segundo o qual "a história não tá nem aí pro cotidiano". :-) Abraço!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.