i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Só há uma saída para Ruy Castro, ou: por que ainda mantenho uma conta no Twitter

  • 11/01/2021 15:05
Será que Ruy Castro insistiria em sugerir suicídio (real ou simbólico) se soubesse que há tanto para corrigir dentro de si?
Será que Ruy Castro insistiria em sugerir suicídio (real ou simbólico) se soubesse que há tanto para corrigir dentro de si?| Foto: Pixabay

Foi com algum espanto, para não dizer decepção, que li a crônica “Saída para Trump: matar-se”, em que Ruy Castro diz, sem nem uma pitadinha da elegância que lhe é característica, que Donald Trump deveria se matar. E Jair Bolsonaro deveria imitá-lo. “Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”, terminava o panfleto indigno do autor, mas digno do Prêmio Hélio Schwartsman de consequencialismo.

Castro (cujo bisneto fictício já figurou nestas páginas falando de funk) compara o suicídio de Trump (e, por extensão, de Bolsonaro) ao de Getúlio, que teria transformado o ditador do Estado Novo num mártir do próprio ego. Ele imagina as potenciais viúvas de Trump e Bolsonaro como as viúvas do getulismo, que ignoram as prisões, as torturas, as perseguições do fascistinha tupiniquim, preferindo exaltar feitos como a CLT e outras excrescências.

Não consigo alcançar o nível de indignação paranoica que leva uma pessoa a arriscar todo o seu legado intelectual numa crônica, a ponto de defender que um ser humano se mate com um tiro no coração (pelo efeito simbólico). O raciocínio de que a ação política e até mesmo as palavras tortas de um líder sejam mais importantes do que o ato de respirar e comer e rir e dormir é algo que me escapa. Ainda mais vindo de alguém como Ruy Castro, que sempre transbordou uma mistura de inteligência e leveza muito próxima da ideal.

O mais triste desse episódio é que, como toda tentativa de suicídio, a crônica de Ruy Castro soa como um pedido de ajuda do autor. Quer ele que o abracemos em sua indignação desesperada? Ou que nos solidarizemos com uma visão de mundo (a meu ver pequena) que põe a culpa por todos os nossos males em indivíduos que acreditamos (equivocadamente) ter um poder absoluto? Ou será que o que Ruy Castro quer é que seu desejo perverso seja realmente levado a cabo e ele entre para a história como o Homem Que Fez Fulano Se Matar?

Seja lá o que for, dá pena ler a crônica de Ruy Castro. Ao chegar ao ponto final, a sensação para mim foi a de encontrar o bom texto, aquele que antigamente colocávamos a serviço da informação, da verdade e de outros valores nobres, caído no chão, os pulsos abertos em mais uma tentativa vulgar e frustrada de estudar empiricamente aquilo que Camus chamou de o único “problema filosófico verdadeiramente sério”.

Por que ainda mantenho uma conta no Twitter

A indignação extremada de Ruy Castro, essa revolta capaz de nublar o talento e anular a graça, encontra eco no niilismo inerente ao progressismo contra o qual Trump, o Abominável, se posiciona. O curioso é que essa mesma indignação extremada é capaz de contaminar os que lutam contra o progressismo niilista. No final das contas, portanto, tudo o que resta é o desespero impotente.

Aos indignados & revoltados de plantão, irmanados nesse niilismo necrófilo, restam as palavras da escritora Etty Hillesum, a “Simone Weil judia”. Assassinada em Auschwitz com apenas 29 anos, Hillesum foi mais um entre milhões de cadáveres, produto do eugenoconsequencialismo (me deixa que acordei neologista) suicida de Adolf Hitler – aquele mesmo do bigodinho, e cuja maldade ainda está distante da do homem alaranjado ou do que fala “talquei”.

Palavras que, para o bem da minha sanidade mental nesta segunda-feira de chuva, foram compartilhadas pelo escritor Rodrigo Duarte Garcia no Twitter, em meio à eterna guerra de insultos, ameaças de debandada para o Parler e um ou outro vídeo de gatinho. Fico imaginando se Ruy Castro teria coragem de expor sua “teoria da virtude do suicídio alheio” depois de ler o que escreveu uma vítima real de crimes reais de um tirano real – e não uma vítima emocional de bazófias ditas por um bufão.

É a Ruy Castro que ofereço as palavras de Hillesum, escritas no diário que ela nos legou. Mas não só a ele. Eu as ofereço também a todos os que diariamente se descabelam diante do ícone do passarinho azul. Todos os que vivem apontando a imundície alheia (entre os quais me incluo) sem jamais refletir sobre a sujeira que se acumula todos os dias nos cantos cheios de musgo da nossa alma:

“A imundície dos outros está também em nós. E eu não vejo nenhuma outra solução, nenhuma solução, mesmo, que não seja olhar para dentro e arrancar tudo o que há de podre em nossa alma. Eu não acredito que possamos corrigir qualquer coisa no mundo exterior que não tenhamos ainda corrigido em nós mesmos. A única lição que essa guerra nos ensinou é procurar dentro de nós mesmos, e não em outro lugar”.

54 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 54 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    EUGENIO ZAMPERLINI

    13/01/2021 17:05:11

    Artigo de arrasar! Ainda bem que foi condescendente. com esse Ruy Castro, bem conhecido. Como disse recentemente o Guzzo num de seus artigos, basta ser contra o Bolsonaro, recomendar a mascar e outra tolice mais, que qualquer crítica ou comentário será bem aceito!!! (pelos ignaros).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Candido P Vallada

      13/01/2021 10:03:42

      Quero parabenizar o texto do Paulo Polzonoff. Dá o recado com uma elegância extremamente original e criativa. Muito inspirado e inspirador. Parabéns à Gazeta do Povo por tê-lo, como a outros colaboradores desse mesmo naipe, no elenco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Demetrius Giovanni Soares

        13/01/2021 1:37:50

        A melhor coisa dessa pandemia foi ter ampliado nosso senso crítico pq descobrimos que bons escritores que costumavam escrever com as vísceras e deixar belos libelos, hoje escrevem com os intestinos. A classe dos escritores que usam o esfíncter para deixar recados são abundantes e se subdividem em dois: 1) os socialistas corajosos do zoom, os quais jamais se furtam a passar vergonha, mesmo em convescotes de escoteiros mirins e; 2) os medrosos, aquela classe que vive pedindo arrego e não consegue se decidir a sair do armário e assumir sua vocação estatista, a clássica tendência a se prostituirem por uma boa causa social, geralmente são filósofos e têm coluna cativa nesse jornal.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo 123

          13/01/2021 0:29:30

          Senti a mesma decepção quando o Helio Schwartzman escreveu aquele artigo que o Paulo menciona. Pessoas com um profundo conhecimento literário, que escreviam textos inspiradores como esses do Paulo Polzonof, mas que assumiram essa postura medíocre, que tantos Caetanos, Gilbertos e Chicos assumiram mais cedo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Nadja Freire

            12/01/2021 20:15:41

            Quanta meiguice para comentar sobre um ato de ódio; mas é da turma da esquerda do ódio que não gosta de democracia e chama o outro do que é e tenta fazer uma verdade de uma mentira repetindo várias vezes de forma incansável.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wladimir Belmonte Gomes Branco

              12/01/2021 18:41:52

              Triste ler isso de um cara que se diz jornalista...... Rui incentive seus filhos e netos com seu texto....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • N

                Natan Monteiro

                12/01/2021 17:39:16

                Esse Ruy Castro, que eu nunca tinha ouvido falar, é digno de pena. Deve ser frustrado com a própria vida. Um pobre coitado.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcos Liboni

                  12/01/2021 17:34:15

                  Belíssima conclusão, Polzonoff Jr. Vc tem um belo futuro pela frente. Meus parabéns!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    EDUARDO R NOGUEIRA

                    12/01/2021 16:55:45

                    Este jornalista (Ruy) mostrou sua alma arrancando e expondo a podrida interna. Sinceramente espero que reflita e melhore sua angústia interna. Parabéns Paulo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fernando Viegas

                      12/01/2021 15:46:44

                      Perfeita análise!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mauricio Simões

                        12/01/2021 13:55:20

                        Na atual proliferação de máscaras, algumas caem e mostram o que o ser humano tem de pior. Raros mudam, seja para melhor ou pior. A essência sempre acompanha a pessoa. Apenas torna-se mais transparente, dada a correta motivação para tanto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • P

                          Polzonoff

                          12/01/2021 16:53:01

                          Oi, Maurício. Eu realmente acredito na capacidade humana de reconhecer o erro e com ele aprender. Pode me chamar de ingênuo. :-) Abraço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        J. MOACIR

                        12/01/2021 13:05:45

                        E pensar que fui leitor do Ruy Castro. Parabéns PP , excelente texto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Ciro Santos

                          12/01/2021 13:02:35

                          A "Foice de SP" se notabiliza por dar espaço a pessoas indignas de exercerem a profissão de jornalista. O outrora decente Estadão foi pelo mesmo caminho e perdeu a assinatura que mantive initerruptamente por mais de 30 anos! Meu consolo foi ter descoberto a excelente Gazeta do Povo. Vamos em frente!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • E

                            Eduardo 123

                            13/01/2021 0:33:12

                            Não vai se decepcionar com a Gazeta, cono se decepcionou com FSP e Estadão. Leio a Gazeta desde que meu pai assinava nos anos 80.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Arruda

                          12/01/2021 13:01:37

                          Paulo Polzonoff Jr., Parabéns! Seu texto foi um dos mais interessantes neste ano, inspirador. Realmente sensacional!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Giovanna Chiodi

                            12/01/2021 14:22:54

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • Y

                              Yuri

                              12/01/2021 14:22:58

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            FRANCIELY

                            12/01/2021 12:33:14

                            Paulo, vc cada vez mais lúcido! para Ruy castro recomendo que ele ligue para o CVV, ou procure um psiquiatra para se tratar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Monica Julia de Souza Nery

                              12/01/2021 12:27:40

                              Excelente!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • T

                                Tupinambá

                                12/01/2021 12:02:31

                                Excelente artigo e uma boa reflexão do assunto! No final é mesmo o que você disse: a imundície está dentro de nós!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  João Martins Donizete

                                  12/01/2021 11:59:08

                                  Tempos bicudos estamos vivendo. Um jornalista que se preze jamais desejaria (ou confessasse) que outros se matem ou coisa do gênero. Até porque ele sabe que o desejo dele é inútil e só depõe contra ele próprio. O rei neste caso está nu. Aposto que esse Rui é daqueles que é a favor da censura dos outros, próprio do jornaleco que ele escreve. Me desculpe, não tenho a elegância do Paulo, nosso Articulista, mas esse malfadado Rui é daqueles que bebe o veneno desejando que o efeito da droga aconteça no outro. Em suma: um coitado ou seria um boçal mesmo transvestido de intelectual?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Polzonoff

                                    12/01/2021 12:04:37

                                    Oi, João. Acompanho o trabalho do Ruy Castro há pelo menos 25 anos. Ele não é nada disso. Prefiro acreditar que o texto tenha sido um deslize ou um argumento que ficou torto pela falta de espaço. Abraço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Josmar José dos Santos Júnior

                                  12/01/2021 11:55:02

                                  Excelente, Polzonoff, excelente!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    12/01/2021 11:47:12

                                    Como diz o teu colega de jornal, R Constantino, essa turma aí é a do "ódio do bem". eles são os virtuosos, os bonzinhos, só querm o bem da humanidade. Mas p/ isso de fuzilam se precisar. E, claro, que vc se suicide, né R Castro? Hipocrita!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      CF

                                      12/01/2021 11:41:10

                                      Muito bom! Obrigado

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        jair benedito gonçalves do nascimento

                                        12/01/2021 11:38:55

                                        Nossa ! Quanta gente proba,nobre, e sem humor.rsrsrsrs

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          WILSON ZETI

                                          12/01/2021 11:38:43

                                          Desejar a morte de outros não é nada digno, também atrasar o início da vacinação que pode salvar milhares não é nada digno, e ainda pior sabendo os motivos. O Dilmo foi longe demais nesta luta contra a vacina.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • L

                                            Luiz

                                            12/01/2021 12:01:07

                                            O prezado, diz aí por que o "Dilmo" estaria atrasando a vacinação? Qual o interesse dele nisso? O que ele ganharia retardando a aplicação do imunizante? Suicídio em massa?, rsrsr com quer o R. Castro? Francamente...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Hirata

                                          12/01/2021 11:35:51

                                          Nestes tempos fartos em adversidades, o conteúdo sempre será mais importante que a forma. Mas, ler um texto crítico que concilie ambos ao bom senso, será sempre mais prazeroso. Parabéns, Polzonoff, por manter a dignidade da profissão de jornalista.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Adalberto De Queiroz

                                            12/01/2021 11:15:12

                                            Belo artigo com uma coda que é uma pérola.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luís Ricardo de Toledo

                                              12/01/2021 14:23:04

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • P

                                                Polzonoff

                                                12/01/2021 11:32:49

                                                Oi, Luís. Obrigado pelo elogio, mas em nenhum momento disse que Ruy Castro é um lixo. Abs.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • K

                                              kukafe

                                              12/01/2021 10:40:38

                                              Perfeito PP! Deus te abençõe!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Taiguara

                                                12/01/2021 10:33:18

                                                O nível de indigência intelectual da grande mídia chegou à níveis escandalosos. Quanto mais perdem relevância, mais mostram sua face imoral e autoritária, sedentos por dinheiro e poder.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • K

                                                  kukafe

                                                  12/01/2021 10:41:31

                                                  Depravação humana exposta, sem um pingo de vergonha!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcelo M

                                                12/01/2021 10:25:15

                                                Lamentável... morre de morte matada a crônica leve do Ruy, junto com o seu discernimento, incapaz que é de identificar a pusilanimidade que fantasia nos outros, da de fato praticada por ele próprio. Tristes e podres esses homens virtuosos...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luiz Antonio Benfato

                                                  12/01/2021 10:13:13

                                                  ruy um esquerdinha la do leblon

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CSG

                                                    12/01/2021 9:58:49

                                                    Não concordo com Ruy Castro , nem com Schwartsman , assim como também não concordo com Bolsonaro quando desejou o mesmo a Dilma e FHC ( esqueceram disso ? ). Mas a renúncia iria ajudar muito .

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    3 Respostas
                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      12/01/2021 19:01:39

                                                      Oi, CSG. As pessoas precisam de esperança e às vezes personificam essa esperança num ou noutro político. Assim como há pessoas que personificam toda a desesperança neste ou naquele político. Prefiro ver os homens pelo que eles são, e não como símbolos de esperança ou desesperança. Abs.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      12/01/2021 16:11:49

                                                      Mas eu concordo que o texto é infeliz, mas veja os comentários de seus leitores, eles querem empurrar a qualquer preço que Bolsonaro é a solução para alguma coisa, sendo que já provou nestes dois anos que é um incapaz.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      12/01/2021 11:35:24

                                                      Oi, CSG. Mas aí será que você não está criando uma equivalência falsa entre um político e um intelectual? Do político eu não espero nada mesmo. Já do intelectual, ainda mais um que preza pela leveza, pelo humor inteligente e ácido, mas não panfletário, eu espero bem mais do que Ruy Castro nos deu nesse texto infeliz. Abraço!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Antônio Carlos Teixeira

                                                    12/01/2021 8:54:38

                                                    Parabéns pelo texto. Lamentável Ruy Castro.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Fabio Serra Barbosa da Silva

                                                      12/01/2021 3:08:37

                                                      Um gigante esse seu texto Paulo. Parabéns!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        J. Neto

                                                        12/01/2021 3:06:19

                                                        Quando será que o "jornalista" Ruy Castro começará a arrancar tudo de podre que há dentro dele? Provavelmente quando começar a responder penalmente pelo crime cometido. Será?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • P

                                                          Polzonoff

                                                          12/01/2021 11:04:22

                                                          Oi, J. Neto. Criminalizar esse tipo de coisa não é a saída. Abs.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Avlis Sotnas

                                                          12/01/2021 9:21:51

                                                          que crime? o de escrever? ou vai querer convencer q um jornalista torcer para q alguém se mate equivale a instigar o suicídio? menos, beeeeeeem menos. nunca vi gente tão mimizenta como os bolsonaristas.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Carlos fastruck

                                                          12/01/2021 9:18:35

                                                          Espero que não seja condenado ao pagamento de umas cestas básicas, pois equivale a impunidade, nem a prisão, mas que pague com serviços comunitários, que ajude pessoas em asilos, creches, etc, só irá lhe fazer bem, pois despertará nele o ser humano que acreditamos ainda existir.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Luiz Belderrain

                                                        12/01/2021 1:55:04

                                                        Ótimo comentário, muito bom mesmo!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Laura Stefânia Sousa Bernardes

                                                          12/01/2021 1:52:08

                                                          Excelente!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo

                                                            12/01/2021 1:50:56

                                                            Eu também tinha Ruy Castro em alta conta: inteligente, moderado e excelente pesquisador histórico. Mas acreditar que a morte do Presidente vá resolver qualquer problema brasileiro o equipara aos mais ignorantes representantes da nossa ignóbil esquerda.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • P

                                                              Polzonoff

                                                              12/01/2021 11:06:26

                                                              Oi, Silva Santos ou Santos Silva. Quem somos nós para dizer que vida vale ou não a pena? Abs.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Avlis Sotnas

                                                              12/01/2021 9:24:04

                                                              se por acaso bolsonaro optar pelo suicídio, com certeza não resolveria problema nenhum. mas não faria absolutamente nenhuma falta.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Marco Aurelio

                                                            12/01/2021 1:26:14

                                                            Perfeito. É isso mesmo. Aqueles que apontam o dedo tem tanta imundície e mediocridade quanto aos seus apontados. Ainda pior: se acham puros e imaculados.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            Fim dos comentários.