i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Socialismo ou mais socialismo: o falso dilema ideológico das eleições municipais

  • 28/11/2020 19:37
Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (Psol) disputam o 2º turno em São Paulo pela prefeitura da cidade.
Não há escapatória. Todos os candidatos nestas eleição são, em maior ou menor grau, socialistas prometendo medidas socialistas.| Foto: Divulgação

Juro que não quero parecer fatalista e dizer que o socialismo venceu. Mas o socialismo venceu. Ou está vencendo. E a maior prova disso é a falsa disputa ideológica armada no segundo turno dessas eleições municipais. Ou você realmente acredita que o pleito em São Paulo, por exemplo, é um embate entre o neoliberal PSDB de Bruno Covas e o socialismo errático do PSOL de Boulos?

Bom, há quem acredite e propague essa dicotomia que há décadas é mais falsa do que a ciência por trás dos lockdowns. Afinal, há interesses nesse teatrinho. E não me refiro, aqui, a interesses pequenos, carguinhos, salários, privilégios. Estou me referindo ao próprio instinto de sobrevivência do Estado, que eliminou seu verdadeiro inimigo, substituindo-o por fantoches.

Não é de agora que o socialismo permeia nossa vida sem que percebamos. Ele está presente na idosa CLT, bem como nas agências reguladoras e no Terceiro Setor. Sem falar na educação planificada e nas inúmeras intervenções na economia. São grandes as chances de todas as leis aprovadas por seu vereador ou deputado e sancionada por seu prefeito, governador ou presidente eleito sob a bandeira do conservadorismo-liberal estar maculada pelo espírito coletivista justiceiro - que também atende pela alcunha de progressismo.

Lembro de ler, há bons 20 anos, o texto de um conservador cujo nome infelizmente me escapa (acho que era o Janer Cristaldo, mas já estou com os olhos ardendo de procurar e não ainda conseguir encontrar na mixórdia da Internet) dizendo que Curitiba era a cidade mais socialista do Brasil. Na época exilado no centro de operações da Esquerda Caviar, a.k.a. Leblon, fiquei todo indignadinho. Como assim a minha Curitiba, que na época era a Curitiba de Lerner, e não de Sergio Moro, pode ser socialista? Ora, não somos nós, os curitibanos, o povo mais reacionário do Brasil? Não nos orgulhamos de nunca termos elegido um petista para a prefeitura? Como assim, djãnho!

Mas, uma a uma, o texto expunha as políticas públicas coletivistas daquela que era então chamada socialisticamente de cidade-modelo. As obrigatoriedades, os incentivos direcionados, a busca pelo progresso, as medidas igualitárias – todo um universo de regras e normas e boas intenções que hoje fazem parte do cotidiano até das menores cidades brasileiras. O texto, que infelizmente se perdeu nos labirintos da Internet, fazia um diagnóstico amplo desse socialismo viral, que se espalha e mata aos poucos, e que muita gente considera até necessário para o bom funcionamento da cidade.

Desinibidos & Envergonhados

E eis que assim, de cidade em cidade, de lei em lei, de decisão do STF em decisão do STF, chegamos ao ponto de nos digladiarmos (eu não; vocês!) por uma disputa entre um partido social-democrata e um partido tão contraditório que contém “socialismo” e “liberdade” no nome. Ora, a social-democracia de Bruno Covas nada mais é do que um socialismo intelectualizado que soube se aproveitar das brechas democráticas para impor uma série de políticas... socialistas.

Vale aqui, talvez, abrir um parêntese para dizer que nem todo socialismo é o socialismo de Nicolás Maduro ou, sei lá, Enver Hoxha. Nem todo socialismo significa perseguições e supressões explícitas aos direitos humanos. Na verdade, esses são exemplos que fogem à regra do socialismo que preza pela discrição, que age nos bastidores, que nos intoxica como chumbo, e com danos equivalentes. Fecha parêntese.

Esse cenário falsamente binário se reproduz em todas as cidades. Manuela D’Ávila, que disputa a prefeitura de Porto Alegre pelo desavergonhado PCdoB, por exemplo, nada mais é do que uma versão desinibida do socialismo fisiológico do MDB de seu oponente, Sebastião Melo. O que dizer, então, do que acontece em Recife, que deveria se assumir e mudar o nome para Arraesópolis de uma vez? Lá, dois representantes socialistas de uma família socialista disputam a possibilidade de fazer uma administração socialista por partidos socialistas. Não tem escapatória.

Mas nem os candidatos apoiados por Jair Bolsonaro?!, você me pergunta. Nem eles. A não ser que você acredite que há algo de realmente conservador-liberal no socialismo teocrático de Marcelo Crivella. Ou em Capitão Wagner (Pros), que disputa com o cirista Sarto a possibilidade de controlar Fortaleza; ou no Delegado Pazolini (Rep), adversário do petista João Coser em Vitória.

É desolador, eu sei, e espero não ter estragado sua noite de sábado ou manhã, tarde e noite de domingo. Minha intenção, aqui, não foi pintar um quadro trágico do nosso futuro. Da nossa liberdade. Ou do pouquíssimo que restou dela. Mas às vezes, sabe como é, você está todo animado, começa a pintar um Juarez Machado e, quando dá por si, vê que o que saiu foi mesmo um Edvard Munch daqueles que requerem Prozac na veia.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz Rocha

    ± 21 horas

    Excelente artigo. Faltou apenas mencionar a inexistência de um único partido que não seja socialista, e que nos leva ao cenário muito bem descrito no artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      bombastus

      29/11/2020 22:52:06

      Socialismo: ideologia que prega que as pessoas deixem de falar "eu faço" e passem a falar "deixe que o governo faça por mim". São socialistas os comunistas, os nazistas (Nacional Socialista) e os fascistas (Mussolini era socialista). Então, estamos em boas mãos????? Socialista realmente não presta. Hipocrisia, cinismo, pura demagogia quando falam em liberdade e igualdade. Já viram país socialista comunista, nazista ou fascista em que as pessoas tinham liberdade, podiam protestar contra o governo ou vestir camisetas com escritos que quisessem???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Alessandro

        29/11/2020 22:29:08

        E digo mais: o mundo inteiro já é socialista, alguns países mais, outros menos, mas o socialismo é o ar que todos respiram.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcos Ctba

          29/11/2020 21:59:41

          Os paulista sempre gostaram de ouvir canto das sereia ptbas ou dos psbobocas, baita economia, inumeras pessoas com competência e sempre refém de enganadores, parece que adoram ou tem muitos que ganham nas costas dessa gente

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • I

            IvoHM

            29/11/2020 17:03:49

            Segundo os cálculos do Olavo de Carvalho, para reverter a atual situação, levaria uns 30 anos. Ele falou isto lá por 2007, mais ou menos. Digamos que, depois do COF, que iniciou por volta de 2010, já tenham-se passado 10 anos, numa hipótese bem elástica. Então, para desesquerdizar a população, ainda levaremos, com sorte, mais uns 20 anos. Mãos à obra, rapaziada!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Humberto B

              29/11/2020 13:44:44

              Paulo, seu artigo é totalmente pertinente. Nós paulistas, nos sentimos otários. Sempre temos que escolher entre dois candidatos atrizes , mesquinhos, pífios, sem preparo e nos submetemos a milhares de leis que esses desmiolados nos impõe. E O PT = PSDB = PSOL ruim.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                Isabelle Marques

                29/11/2020 13:26:23

                O pior é que ele tem razão. Eu costumo dizer que o problema do brasileiro é acreditar no Estado, mas sonhar com a Disney.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • B

                  bombastus

                  29/11/2020 22:53:12

                  ótima observaqção.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcos eisenschlag

                29/11/2020 13:15:34

                Temos o socialismo introjetado na psique brasileira. Auxiliado por um cristianismo viciado em Teoria da Libertacao e uma cultura sindicalista que ve na figura do empreendedor um senhor de escravos, vivemos realmente em uma escravidao estatal, pagando mais de quatro meses de trabalho em impostos. E o Estado cada vez quer mais, temos uma carga tributaria maior que a da China, auto declarada socialista.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  J L

                  29/11/2020 12:37:47

                  Enquanto não tivermos um mínimo de cultura, vamos ter que ficar escolhendo entre o ruim e o pior. Mas para ter cultura é preciso educação, mas aí reside a maior arma secreta infiltrada da esquerda e do tal “socialismo” que em vez de educação promove doutrinação do tipo que vem ocorrendo nas universidades públicas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Austríaco-PR

                    29/11/2020 12:16:43

                    Ótimo texto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      renato mello

                      29/11/2020 11:57:16

                      Acabei de levantar e a primeira coisa que me veio à cabeça foi o desânimo em saber que, aqui em SP, tenho de escolher entre o envenenamento por chumbinho da cidade nos próximos 4 anos em doses cavalares ou o arsênico em doses homeopáticas. Não foi por falta de opções que chegamos a esse nível, então que SP carregue as consequências de seu crime assim como Curitiba já convive, feliz, com o dela! Quem sabe is paulistanos ganhem o tão sonhado selo de cidade-modelo de alguma coisa para se orgulhar?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        29/11/2020 11:53:45

                        Há algo de muito errado por essas bandas bananeiras. Manuelas da vida com possibilidades de vitória? "Desilusões podem ser grandes lições, por isso cada lágrima contem uma aula para toda a vida".

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Ciro Santos

                          29/11/2020 11:40:21

                          É inexorável. Ouço pessoas dizendo em alto e bom som que irão votar "em quem vai dar coisa pa nóis". Essa é a mentalidade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rachel Candeu Waintuke

                            29/11/2020 11:31:49

                            Pior que não dá mais nem tempo de separar o Sul pois a gauchada perdeu pros comunistas também... Kkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              PastorRosevaldo

                              29/11/2020 11:08:43

                              O povo brasileiro tem sido adestrado há muitas décadas já na dependência de um "paizão" ou "mãezona". A imagem estatista poderosa domina a cabeça da maioria dos "políticos, independente da sigla partidária, do judiciário, ministério público, imprensa e universidades. Basta ver que todo mundo quer ser funcionário público ou que seus filhos sejam funcionários públicos. Receita perfeita para continuarmos no 3o. mundo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pindorama

                                29/11/2020 10:15:41

                                É inexorável! O futuro será socialista. O Gramcismo impregnou todas as instituições., educacionais, políticas, de justiça. Vide como foi educada, pensa e vota a nova geração, não só no Brasil. Como se comporta a imprensa. Como pensam os professores em sua maioria, como decidem no STF. O mundo inclina-se à esquerda com o protagonismo chinês. Não há volta!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Leopoldo Nedel

                                  29/11/2020 10:00:13

                                  Lembrando que Arraes das ligas camponesas quando morreu deixou patrimônio de cem milhões de reais. Herdeiros brigaram entre si. Como conseguiu amealhar tanto nao foi explicado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Leonardo Hoehne Polato

                                    29/11/2020 5:01:35

                                    Marquei triste de tristeza mesmo, pois seu texto é de uma lucidez. Já o que nos espera...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Roberto Garcia

                                      29/11/2020 3:45:04

                                      É triste e desolador mas é a verdade. Cada vez mais nossa liberdade vai morrendo lenta e continuadamente.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Anderson

                                        29/11/2020 3:37:05

                                        Bem, na sua visão, qualquer ação do governo é uma forma de fomentar o “instinto de sobrevivência do Estado”. Os países com maior índice de desenvolvimento humano, como os países escandinavos e a Alemanha da “socialista de direita” Angela Merckel, são comunistas enrustidos. Bom mesmo é a America “in God we trust” de Trump ou então uma favela qualquer no Rio de Janeiro, onde o Estado é ausente, como vocês gostam.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • A

                                          Anderson

                                          29/11/2020 11:44:26

                                          Roberto Garcia: “mais livres” significa menos presença do Estado? Não necessariamente. Veja os exemplos dos países do Norte da Europa. Obviamente que o contexto brasileiro é muito diferente, mas por que nao buscar esse modelo de capitalismo com justiça social e menos desigualdade? Nao precisamos copiar sempre o modelo capitalista norte americano. Compare o desenvolvimento humano, índices de violência e atenção à saúde nos EUA e na Alemanha. Não é questão de defender o socialismo, que ja mostrou que nao serve, mas de defender um capitalismo com atenção às desigualdades e vulnerabilidades das pessoas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Roberto Garcia

                                          29/11/2020 4:12:19

                                          O Estado é-a causa da pobreza não a solução. Não à toa que pela índice de liberdade os países mais adiantados são os mais livres. Falar o que ?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • .

                                        .

                                        29/11/2020 3:02:23

                                        Triste, mas... textaço!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Carmo Augusto Vicentini

                                          29/11/2020 1:50:05

                                          Excelente texto. Diagnóstico preciso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            29/11/2020 1:25:22

                                            Alguém disse aqui que o PSDB tinha uma conotação liberal. Não senhor. Não nos façamos de tolos. Polzonoff foi brilhante. Cada aspecto de todo espectro de leis, normas, determinações são provenientes de uma leitura esquerdopata. As privatizações que houve nós governos PSDB, foram nada mais que uma determinação do Consenso do Washington. Não havia alternativa para o Brasil sem reservas cambiais para as crises. Não foi um dogmatismo. Mas observe que todo o contexto jurídico, ambiental e principalmente educacional nunca deixou de ser marxista-leninista. Dizer que FHC renegou sua cátedra socialista é muita ingenuidade. As destes seres abomináveis queimarão no fogo do inferno.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • P

                                              Pedro Silva

                                              29/11/2020 2:20:47

                                              Além da crença de que o presidente é responsável por todas as fatalidades de nosso país, lembremos que existem deputados, vereadores, governadores, prefeito, mídia, novela, movimentos radicais e todo tipo de influência que sempre permeou nosso ambiente atmosférico. Mesmo que FHC tentasse atenuar sua linha marxista, segundo você, precisaria de um "empurrãozão" de todos os lados. Só pela lei de responsabilidade fiscal, sua fala sobre dogmatismo não encaixa na realidade.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fábio Murakami

                                            29/11/2020 1:10:28

                                            Povo não vota baseado em esquerda e direita. Não sabe o que é isso e como isso tem a ver com a falência dos nossos governos. E é por isso que vemos a um repeteco de FHC versus Lula. Onde acreditávamos que um era liberal e outro socialista.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Pedro Silva

                                              29/11/2020 0:42:23

                                              Pela sua pobre análise devemos considerar tudo e todos como socialismo. O governo do psdb dos anos 90 privatizou vários serviços, estabilizou a moeda, trouxe industrialização e estabeleceu leis como a de responsabilidade fiscal. Querer colocar os ditos conservadores, da milícia bolsonarista, como verdadeiros liberais é no mínimo não admitir os avanços das privatizações dos anos 90, por exemplo telefonia, e ainda confundir os mais jovens na retórioca de que o Centro Esquerda do passado, como Bolsonaro e trupe, são a direita do futuro. Acredito que sua militância BOBOnarista não passa de piada pronta pra quem lembra da inflação antes do plano real.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              6 Respostas
                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 3:23:06

                                                Como já disse, foram ações necessárias num contexto geopolítico muito mais amplo. Uma dica: veja a foto da passagem da faixa presidencial de FHC para Lula. A expressão de FHC não condiz com o fato de seu companheiro de partido ter perdido e ele estar entregando o poder a um rival. Se você quiser continuar acreditando nas virtudes tucanas é sua opção. Lamento. Em tempo: terraplanismo é bobagem. Ninguém de relevância no pensamento conservador acredita nisso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 3:22:21

                                                Concordo com você quanto ao renda cidadã, não sou entusiasta do atual presidente. Nesse sentido sou pragmático: é o que tem pra hoje. Quanto a FHC, sim suas ações foram importantes para estabilizar o país, algo que tinha que ser feito de qualquer maneira. Porém a partir da estabilização as intenções dos sociais democratas nunca foram de encaminhar o país para uma verdadeira economia de mercado aberto, com pouca presença estatal, pelo contrário, na era FHC o Estado avançou vorazmente sobre o bolso do cidadão, com o maior aumento de carga tributária em toda história da nação.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Pedro Silva

                                                29/11/2020 2:52:04

                                                Carmo Augusto Vicentini: As privatizações, a lei de responsabilidade fsical, a melhoria no sistema de comunicações do país e o avanço da industrialização foram, como você disse, passos para preparar o país para o avanço da esquerda ? Será que não é Renda Cidadão, tão desejado pelo presidente atual, que realmente tem esse papel ? Assim fica parecendo que todo o desenvolvimento é inútil, e o que importa realmente é colocar os livros dos terraplanistas no currículo das escolas.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 2:37:35

                                                Vi tudo a que você se referiu. Era adulto a época. O problema é sua análise rasa da situação social e política brasileira que é apenas um reflexo de de uma conjuntura geopolítica muito maior e profunda. Todas as ações do governo social-democrata foram passos necessários no momento para preparar o país ao avanço da esquerda, dentro de um contexto inclusive mundial. Se ater somente aos “ganhos” da era FHC fica muito raso. Sim diversifico bastante minha leitura. De um extremo ao outro do campo ideológico. Espero que faça o mesmo, pois não transparece isso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Pedro Silva

                                                29/11/2020 2:00:47

                                                Carmo Augusto Vicentini: Quem nunca viu funcionário do mercado remarcando preço nas estantes, é porque usava fralda ou ainda não era projeto de vida. De resto, imagino que você deva variar suas leituras não apenas para um lado da moeda. Retóricas e frases feita pra quem gosta estão nas prateleiras pra quem quer aceitar a verdade mais conveniente pra si mesmo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 1:52:09

                                                Sabe de nada. Tente remover a névoa que paira na frente dos teus olhos. Quando puder enxergar de verdade vai doer. Mas não há crescimento sem dor.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              GUILHERME LINDROTH

                                              29/11/2020 0:27:28

                                              Muito bom .E como resolver?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 1:54:08

                                                Não há solução. A esquerda ganhou. Aprisionou a mente, o coração e a alma da juventude mundial. Só dá pra ir administrando os progressivos danos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              CSG

                                              29/11/2020 0:25:41

                                              Se o Socialimo vai vencer eu não sei, o que sei é que esse ensaio de voltar-se a direita fracassou. A velha direita segue igual, incompetente e agora também irresponsavel.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • C

                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                29/11/2020 1:54:39

                                                Sua definição de direita carece de aprimoramento.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • T

                                              TIAGO

                                              28/11/2020 23:52:39

                                              O povo gosta. Eles acham que político tem que ser babá, fazer sopinha e dar na boca. Vamos sofrer enquanto não perceber que político tem que dar educação de qualidade, criar leis que proporcionem um ambiente competitivo de negócios e com geração de empregos, só isso. Deixar eles fazer sopinha vão roubar a carne e entregar só os legumes.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • P

                                                Pedro Silva

                                                29/11/2020 2:25:37

                                                Antes de afirmar: "O povo gosta", tem que lembrar que tem gente que vota com fome na barriga. Nós que temos acesso à informação, comunicação e alimentação, temos obrigação de atentar ao que é melhor pra desenvolver melhor a vida dessas pessoas, pois o futuro de nosso país depende disso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.