i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Uma tentativa sincera de compreender como pensam nossos governantes

  • 02/07/2020 13:29
Depois de esbravejar para as nuvens, me ponho a tentar entender a lógica supostamente virtuosa por trás de medidas estúpidas contra o coronavírus.
Depois de esbravejar para as nuvens, me ponho a tentar entender a lógica supostamente virtuosa por trás de medidas estúpidas contra o coronavírus.| Foto: Reprodução/ Twitter

A raiva nasce de uma sensação de impotência. É quando a gente olha para um lado e para outro tentando encontrar uma saída, não consegue e se vê tomado por um desejo irracional de abrir caminho à força. Daí saímos xingando, colocando carinha de ódio nas redes sociais, subindo hashtags indignadas, esbravejando contra as nuvens.

Quis fazer tudo isso e mais um pouco na terça-feira (30), quando, em meio ao tal ciclone bomba e depois de três meses de medidas restritivas de todos os tipos, o governador do Paraná, Ratinho Jr., anunciou o lockdown no estado. Prevendo a reação negativa, vossas excelências, os marqueteiros, ainda se saíram com um eufemismo – quarentena restritiva – para amenizar o impacto das decisões tomadas no conforto dos palácios.

Naquele dia, me senti como um camundongo – pisoteado pela bota pesada do Estado. Um escravo – de cabeça baixa prestando humildemente obediência à mão que me açoita sem qualquer misericórdia. Um servo – obrigado a sustentar o senhor feudal à custa da minha própria fome. Um prisioneiro – impedido de tomar as decisões mais simples do cotidiano sem a anuência de um carcereiro invisível e prepotente.

Mas aí dormi a melhor noite de sono possível e me pus a tentar entender o que se passa na cabeça de nossos governantes. A imaginar qual a lógica supostamente virtuosa por trás de medidas escancaradamente estúpidas como proibir o funcionamento dos supermercados aos domingos ou a circulação de pessoas entre 22h e 5h. E por “governantes” não me refiro aqui apenas à pessoa que ocupa o cargo máximo do Executivo. Estou pensando em todos os burocratas e tecnocratas envolvidos no cerceamento desta que é a liberdade mais básica de todas: a do ser humano trabalhar e ganhar seu sustento.

É muito fácil recorrer apenas à raiva. Dizer que tudo é uma grande bobagem ou, pior, um plano globalista para destruir o capitalismo – ou qualquer teoria da conspiração do gênero. Tão fácil quanto é ceder ao medo impulsionado pelos gráficos apocalípticos que ontem pediam o achatamento da curva e hoje pedem... O que pedem? Mas ficar restrito à raiva e ao medo significaria também ignorar a fascinante complexidade que é o ser humano, suas decisões dúbias e seus sistemas de governo extremamente falhos.

Cerveja e frango a passarinho

Por decisão do próprio governador, infelizmente não posso me sentar com ele e seus assessores para, diante de uma bela porção de frango a passarinho e alguns copos de cerveja, descobrir o que se passa em suas cabeças. Uma pena. Porque realmente gostaria de ver confirmada minha tese de que não há (ao contrário do que diz minha raiva) má-fé nessas medidas inúteis antipandemia. Queria poder dizer com toda a certeza do mundo que nossos governantes estão fazendo o “seu melhor” – embora o melhor deles, neste caso, se resuma a um monte de medidas tomadas a esmo, mais por instinto do que por razão.

Daí imagino o governador rodeado pelos burocratas, cada qual com uma proposta salvadora – a despeito de a história recente mostrar que os lockdowns não evitam mortes. A tudo ele escuta com paciência e um tiquinho de pavor. Ele teme entrar para a história como O Homem que Não Fez Nada. O que é legítimo. Quem gostaria de um epitáfio desses? E pensar que há apena um ano e meio, quando se sentou no trono do Palácio Iguaçu, seus inimigos eram coisas mais prosaicas, como a corrupção endêmica e a eterna chorumela dos professores.

Vale lembrar ainda que Ratinho Jr., bem como os governadores de outros estados, tem em seu encalço o incansável Ministério Público Estadual – uma espécie de fraternidade de escolhidos que acreditam que sabem o que é melhor para todos. Daí o imagino recebendo o representante do MP, quem quer que seja, com seus memorandos e ofícios e latinório e a arrogância típica do concurseiro bem-sucedido, lhe dizendo que ele tem que fazer alguma coisa. Que coisa? Ora, que tal restringir o funcionamento dos supermercados a 30% da capacidade?

A medida carece de qualquer base científica (por que não 25% ou 37,2% ou 49%?) e vai gerar transtornos enormes para a população. Mas quem se importa se ela basta para passar a impressão de que o governador está fazendo algo para evitar uma tragédia que, até aqui, por onde passou o coronavírus, se mostrou inevitável?

O modelo matemático é a versão contemporânea do proverbial brioche de Maria Antonieta – que, aliás, nunca disse aquela frase, coitada.

É assim que imagino o desastre se formando na cabeça bem-intencionada dos nossos governantes: entre o medo do MP e o medo de figurar nos dicionários do futuro como sinônimos de fracasso ou, pior, covardia. Talvez uns estejam até arrependidos de terem entrado para a política justo agora, quando bem poderiam viver o melhor da vida esbanjando a fortuna. Sim, também é possível que uns, enquanto fazem a lista de compras para a Maria, que passará horas geladas na fila do mercado, batam no peito e anunciem para o espelho a própria glória: eu contive o coronavírus.

Enquanto isso a nós, os camundongos, os escravos, os servos e os prisioneiros, resta a resignação dos versos de Manuel Bandeira, da quarentena eficaz que podia ter sido e não foi e do último tango argentino, que será ouvido e chorado, mas não dançado. Porque o senhor governador, os burocratas do MP e um ou outro cientista enfastiado com a própria perspicácia não deixam.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alan Z

    ± 3 horas

    Excelente texto mas, como não é possível de se comprovar a tese do autor, assim como ele está meio certo ele também está meio errado. No mais, pode continuar sentindo raiva que não vai mudar nada também

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 6 dias

    Excelente texto. Estão realmente perdidos e tomando medidas estúpidas a torto e a direito, tentando passar segurança que não tem. É só ver a quantidade de medidas incoerentes e sem sentido tomadas pelo alcaide de São Paulo, falcatruas a parte, para sector uma clara ideia do despreparo dos políticos brasileiros. Gente da pior espécie e completamente inúteis. Pior, mais atrapalham que ajudam. Pobre Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JESIEL

    ± 6 dias

    Gostei muito da definição do MPE kkk. E, apenas um humilde pitaco, não acho que enquanto estiver liberado gastos sem licitação, a quarentena seguirá sem precisar de acabar. Não creio ser esse o caso do governador do Paraná, mas de SP, RJ, AM, CE e outros que pagaram uns valores exorbitantes, para empresas, no mínimo, suspeitas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JESIEL

      ± 6 dias

      *sem previsão de acabar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Rocha Passos

    ± 7 dias

    Os comentários quanto ao MP estão em consonância com o que penso, nessa relação intimidatória com o Poder Executivo. A frieza da tábua da lei, com pessoas tão frias e insensíveis, bem sucedidas e a margem do que é a vida dos simples no Brasil. Tem para si a isenção de qualquer consequência contrária ao seu rigor de querer fazer prevalecer a lei, sem valer a justiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HELEN DE LIMA MACANEIRO

    ± 7 dias

    Como sempre, textos maravilhosos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    "Zenão: Minha terapia é mostrar aos fanatizados que temos no governo uma pessoa cuja família tem amizades no mínimo"estranhas".MILICIANOS?Nos tempos da prisão do Lula,recebi o mesmo tratamento que você está me dando.Fico feliz quando vejo a repercussão dos meus comentários, pois dou bordoadas em fanatizados.Conhece a história dos seguidores de JIM JONES?Vocês estão indo pelo mesmo caminho. Os petralhas também apostaram contra os meus comentários e se estreparam.PEÇA AO SEU PRESIDENTE QUE SE MANIFESTE: A FAVOR OU CONTRA A SEGUNDA INSTÂNCIA? TENHA CORAGEM E PEÇA. Você verá quem é o seu ídolo. Você se decepcionará. A segunda instância é a nossa esperança de um Brasil melhor."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Honorato

    ± 7 dias

    Moro em Campinas e acabamos de descobrir por aqui que voltamos para a "fase vermelha", seja lá o que isso signifique. Basicamente aquilo que já andava ruim para o comércio (poucos ainda não quebraram) vai piorar. Baseado em quê? Sei lá. Vamos aceitar pacificamente afinal, "é pro nosso bem". Sentidi vontade de gritar, aí me deparei com seu texto e vi que não estava sozinho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 7 dias

    Realmente o MP não ajuda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    geovane

    ± 7 dias

    Excelente texto Paulo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 7 dias

    Esses decretos estapafúrdios são cortina de fumaça para a incompetência de nossos políticos. Nas próximas eleições tentemos escolher alguém menos ****** para a prefeitura e vereadores menos gatunos, já é um bom começo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 7 dias

    Assino em baixo e com letras garrafais. Desmando, incompetência e desonestidade são as marcas de nossos governos em geral. E os bons, se chegarem perto, são triturados. Só contamos com nós mesmos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Kunzel

    ± 7 dias

    Caro Polzonoff, concordo totalmente com o texto e apenas acrescentaria a maldade e o instinto ditatorial dos governantes. A vontade de mostrar quem manda. Isto o governador e o prefeito de Curitiba tem de sobra!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 7 dias

    É isto, disseste tudo PolzonoffeE é bom que se diga, quem sempre teve razão nesse imbróglio todo, foi sim, o "Bozo". Mais de 90 dias de confinamento. Pra quê? Como dizem os médicos decentes e corajosos, os remédios estão aí, todos já estão cansados de saber. Centenas de mortes poderiam ter sido evitadas se receitados preventivamente. Mas quê? Transformaram o combate ao vírus em política rasteita. Está aí o resultado. MP, governadores, prefeitos, nos tratando como gado. Somos cerezinhos inferiores, sem discernimento e livre arbítrio. Precisamos da mão amiga sempre de um demiurgo. Geralmente um político, Credo! Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 7 dias

    Ranking das medidas mais ******* contra o corona: 1) pode ir a praia, mas no' na parte da areia molhada. 2)rodizio de cpfs 3)diminuicao da frota de onibus pois os lucros dos empresarios caiu 4) rodizio de veiculos para diminuir a circulacao de pessoas, o que apinhou o transporte publico 5)....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LABr

    ± 7 dias

    Belo artigo, Paulo. Você me fez lembrar de meus burocráticos tempos no serviço público onde apendi: a) nunca tenha uma grande ideia, você corre o risco de executá-la; b) quer complicar ou procrastinar uma medida: mande para o jurídico; c) planejamento é a atividade que com a qual ou sem a qual tudo continua tal e qual. Esses, na minha opinião são o norte das trapalhadas em série no rastro da pandemia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Fujii

    ± 7 dias

    Excelente texto reflexivo que expressa exatamente o tenho vivido e sentido nos últimos meses aqui em SP. Penso como será essa Nova Ordem Mundial com discurso em prol do meu bem individual, mas que ceifa a liberdade e a vida sem respaldo lógico. Tempos em que o senhor feudal ou senhorio manda no que eu deveria pensar e como viver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jander Lucio da Silva Barbosa

    ± 7 dias

    Gosto muito dos textos do Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 7 dias

    Muito bom, gostei... mas faltou dizer que o "planejamento" para lidar com todos os aspectos da pandemia é uma colha de retalhos no cenario nacional. CADA DOIDO COM SUA MANIA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zenão

    ± 7 dias

    A maioria, infelizmente, pensa no seu projeto pessoal e político e como se dar bem e se alavancar na política; poucos pensam no país e no povo; mas não percamos a esperança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    D'AMICO

    ± 7 dias

    O PENSAR DOS NOSSOS GOVERNANTES É : O NÃO PENSAR . ( SERIA O PENSAR REVERSO ) .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    A prisão em SEGUNDA INSTÂNCIA voltou a ser discutida no Congresso Nacional. Portanto, Jair Bolsonaro, tendo sido eleito com o discurso anticorrupção, tem que dizer, de forma clara e transparente, SE É CONTRA OU A FAVOR DA PRISÃO APÓS SENTENÇA CONDENATÓRIA DE SEGUNDA INSTÂNCIA. É um assunto da maior importância para que tenhamos um Brasil mais justo e para que possamos dar um passo importantíssimo para estancar a corrupção. Jair Bolsonaro vai se posicionar a favor e solicitar que os seus aliados no Congresso VOTEM A FAVOR DA PRISÃO? Quem teme a prisão? Pessoal que aqui se posiciona a favor do Presidente, esta é a hora de vocês saberem para que lado penderá o Presidente. COBREM UMA POSIÇÃO.<

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • W

      Wallace Lobo

      ± 7 dias

      Freitas, o Zenão tem razão, vai te tratar, você não está bem!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 7 dias

      Zenão: Minha terapia é mostrar aos fanatizados que temos no governo uma pessoa cuja família tem amizades no mínimo"estranhas".MILICIANOS?Nos tempos da prisão do Lula,recebi o mesmo tratamento que você está me dando.Fico feliz quando vejo a repercussão dos meus comentários, pois dou bordoadas em fanatizados.Conhece a história dos seguidores de JIM JONES?Vocês estão indo pelo mesmo caminho. Os petralhas também apostaram contra os meus comentários e se estreparam.PEÇA AO SEU PRESIDENTE QUE SE MANIFESTE: A FAVOR OU CONTRA A SEGUNDA INSTÂNCIA? TENHA CORAGEM E PEÇA. Você verá quem é o seu ídolo. Você se decepcionará. A segunda instância é a nossa esperança de um Brasil melhor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zenão

      ± 7 dias

      Freitas, na boa, vai se tratar. Vc não tá normal; é muito ódio; e já virou obsessão; isso te faz mal; cuidado pra não infartar! Não vale a pena. Exponha suas ideias, mas com menos veemencia e mais respeito. Ninguém é santo. Vamos torcer para o governo dar certo, e todos ganharemos. Essa guerra política só causa mais destruição. Pode me xingar, não ligo. Forte abraço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    alan szczepanski

    ± 7 dias

    Muito bom, mas pegou leve demais. Perto do show de horrores que são estas séries de normas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 7 dias

    Pelo texto a gente vê que ainda tem alguns com o miolo no lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 8 dias

    JAIR BOLSONARO SEJA MACHO e peça para os seus políticos eleitos votarem a FAVOR DA SEGUNDA INSTÂNCIA. Pessoal que é favorável ao Bolsonaro, tenha coragem e peça a posição firme do Presidente. Vamos ver quem é quem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.