i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Como um documentário sobre crianças trans fez minha vida girar 360 graus

  • 24/11/2020 11:08
Por quanto tempo ainda toleraremos a mutilação de crianças em nome do narcisismo dos pais e da ideia de que a natureza humana é tecnicamente maleável?
Por quanto tempo ainda toleraremos a mutilação de crianças em nome do narcisismo dos pais e da ideia de que a natureza humana é tecnicamente maleável?| Foto: Divulgação

Ligo para meu editor e proponho o tema e título da coluna: “Como um documentário sobre crianças trans fez minha vida girar 360 graus”. Ele ri. Diz que estou errado, que o certo é 180 graus. E fala de uma apresentadora de TV que virou meme por causa dessa suposta ignorância geométrica. Mas insisto que não. Porque acordei num ponto e, depois de assistir ao documentário, fui dormir o mesmo, mas outro. Foi o giro o que me transformou no que eu era antes, mas talvez tivesse esquecido.

Acontece e é bom quando acontece. Afinal, não é sempre que um homem tem a oportunidade (como tive ao assistir ao documentário Transhood) de revisitar todos os seus valores, todos os seus preconceitos (no sentido de conceitos anteriores à observação dos fatos) e, como bônus, avaliar e reafirmar sua fé. O documentário produzido pela HBO não é apenas um filme repugnante sobre o que pais fazem com crianças que eles, os pais, consideram trans; o documentário é, sobretudo, uma ode à arrogância do homem que, desde o mítico Jardim do Éden, jamais desistiu de querer se igualar a Deus.

E já nessa referência está um sinal da minha transformação. Falar em Jardim do Éden e Pecado Original hoje em dia é motivo de zombaria. “Lá vem o crente” ou “Lá vem o carola”. Como se acreditar num preceito religioso fundamental fosse sinal de irracionalidade, quando não de estupidez. Durante muito tempo escondi minhas raízes místicas mais profundas a fim de agradar os arautos do jornalismo esclarecido. Não mais.

Estou assistindo ao documentário e fazendo meu giro. No sentido anti-horário. Necessariamente anti-horário. Ao alcançar os primeiros 90 graus, paro uma primeira vez para contemplar o entorno. Sou tomado pela revolta, pela incompreensão, por um senso de justiça primitivo que beira o desejo de vingança. Afinal, os pais e mães retratados em Transhood são carrascos da ideologia de gênero que sacrificam os próprios filhos em nome dessa revolução que, mais do que moral, é técnica. Científica.

Chama a atenção de quem quer que assista ao filme a história de Phoenix, um menino de quatro anos que está sendo criado para virar menina. Quatro anos. Um, dois, três, quatro. Que há de ser mutilado e psicologicamente destruído para satisfazer um prazer que é evidentemente dos pais. (No caso específico, isso não acontecerá porque Phoenix "desistiu" de virar menina. Mas quantos iguais a ele não têm a mesma sorte?). E é neste momento que, tomado por uma sensação de que a vida é fado, pego o telefone e ligo para Disk Teologia a fim de tentar entender por que há almas que parecem nascer para um sofrimento que me parece insuportável. Do outro lado, porém, ninguém atende.

Meia volta

Deixo a revolta de lado e dou continuidade ao meu giro. Aos 180 graus, de costas para quem fui há meia hora, antes de começar a assistir ao documentário, me deixo banhar no lodo da impotência. E, sentindo o peso de cem mil Zeitgeists sobre meus ombros velhos e peludos, me pergunto qual a utilidade de expressar aqui a repulsa que senti ao ver Transhood. Digo, um texto é um texto é um texto, e é possível que as palavras ecoem em um ou outro leitor. Nada do que eu diga aqui, porém, mudará o fato de que crianças continuam sendo mutiladas para satisfazer o narcisismo dos pais

Tudo em nome do “amor”, da “tolerância”, da “diversidade”, da “liberdade” – palavras que ganham significados trevosos sob o guarda-chuva da “felicidade” – a cenoura mítica que impulsiona à frente os asininos. Ah, que vontade de ser sugado para dentro da televisão e perguntar àquelas pessoas como elas veem essa tal de felicidade. Será que vislumbram uma vida realmente plena depois de negarem a própria natureza e brincarem de divindade? Pior: depois de submeterem os filhos a mutilações irreversíveis, físicas e psicológicas?

Lembro-me, então, de um texto escrito pela economista Deirdre McCloskey, ex-Donald McCloskey, no qual ela narra a tragédia familiar que foi sua transição para o sexo oposto. As relações destruídas, todo um Universo de mágoa e ressentimento. A necessidade de reconstrução, a solidão da empreitada, a felicidade que nunca se alcança. E para quê? Só para bater no pé feito criancinha birrenta e dizer “Sou livre! Sou livre!”?

Com o queixo encostado no peito e os ombros caídos, continuo meu giro. São mais 90 graus, durante os quais me dou conta de que o mundo me escapa. Estou velho. Ultrapassado. Virei um reacionário daqueles que ajeita a dentadura na boca antes de reclamar com a televisão: “Esse mundão tá do avesso!”.

A “revolução trans” não é uma excentricidade criada para divertir os entediados no circo virtual contemporâneo. A ideologia de gênero está no âmago do que hoje se compreende por progresso, que é a submissão completa do homem ao seu intelecto, à ideia arrogante de que o homem pode ser Deus e transformar o mundo e a si mesmo como bem entender. Porque ele é “livre” para “buscar a felicidade a qualquer preço”.

Finalmente chego ao fim do giro. Desligo a TV, janto, me deito para dormir. A Catota sobe em mim, me afofa, ronrona e pega no sono. Lá fora passa um motoqueiro acelerando ao máximo sua máquina infernal. Sou o mesmo, mas sou outro.

62 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 62 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    gelsi poletto

    03/12/2020 16:43:46

    Parabéns pelo seu texto. Vejo com muita tristeza essa imposição à ideologia de gênero. Vou assistir a esse filme que vc relatou. Fiquei curiosa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Delmo Martins Ramos

      02/12/2020 13:44:55

      Excelente texto, mostra que não somos obrigados a nos render ao modernismo, que algumas convicções fundamentais devem ser mantidas e defendidas diante da massacrante campanha da mídia para mostrar a "normalidade" de alguns conceitos modernos, entre eles a da questão do identidade de gênero. Parabéns!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Ana Tereza Cieslak

        02/12/2020 0:08:10

        Gostei muito de sua reflexão. Hoje em dia se nega a natureza atrás da felicidade a todo custo... "se eu estou bem e feliz, tudo certo" e dessa forma, a ética, a moral, os bons costumes vão sendo enterrados e quem os conserva é taxado de "quadrado", "antiquado", etc... "Alguém vai dizer: 'eu posso fazer tudo que quero'. Pode sim, mas nem tudo é bom para você." 1Cor 6,12

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos78

          01/12/2020 21:46:34

          Excelente texto. Nunca se calem!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Wishilen Thierry Rayzel Alvarenga

            01/12/2020 20:40:54

            Fico aqui pensando de forma análoga à questão da circuncisão (salvaguardadas as proporções, que fique claro). Objetivamente, os pais, por crença religiosa, mutilam os genitais dos seus filhos. Ou ainda as tribos africanas que mutilam o clitóris de suas meninas para que jamais sintam qualquer tipo de prazer, senão o de satisfazer o marido (na maioria das vezes muito mais velho). Vou procurar para ver se encontro algum artigo sobre esses temas em sua coluna, pois me parece raso apresentar uma análise que leva em consideração tão somente a mutilação de crianças trans causada por pais supostamente investidos de Deus, sem levar em conta outras tantas situações idênticas, em gênero e espécie.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wishilen Thierry Rayzel Alvarenga

              01/12/2020 20:40:54

              Fico aqui pensando de forma análoga à questão da circuncisão (salvaguardadas as proporções, que fique claro). Objetivamente, os pais, por crença religiosa, mutilam os genitais dos seus filhos. Ou ainda as tribos africanas que mutilam o clitóris de suas meninas para que jamais sintam qualquer tipo de prazer, senão o de satisfazer o marido (na maioria das vezes muito mais velho). Vou procurar para ver se encontro algum artigo sobre esses temas em sua coluna, pois me parece raso apresentar uma análise que leva em consideração tão somente a mutilação de crianças trans causada por pais supostamente investidos de Deus, sem levar em conta outras tantas situações idênticas, em gênero e espécie.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Alexandre A. Pereira

                01/12/2020 18:35:21

                Ótimo texto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Claiton Vidal Hilgert

                  30/11/2020 20:14:19

                  Sobre o ponto que você tocou sobre religiosidade, vale lembrar que nenhuma grande nação, nenhum grande povo se tornou grande sendo ateu. O mundo somente foi desbravado e conquistado por religiosos crentes e tementes. E desses povos o maior, mais desbravador e maior conquistador é o povo cristão com sua mensagem de amor, clemência e igualdade perante Deus.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fred. 1996

                    25/11/2020 22:26:58

                    Belo texto Paulo! Eu tenho que admitir que não tenho coragem de assistir esse documentário ! Só vai me trazer mais noites de insônia ! Achei o disk Teologia brilhante !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Friedmann Wendpap

                      25/11/2020 21:48:26

                      Paulo, in totum contigo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Milene Feres Borges

                        25/11/2020 21:33:45

                        Otimo texto Paulo. Eu assiti a um trecho do documentario no youtube e é de revirar o estomago. Sociopatas são os pais dessas pobres crianças.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo Santos

                          25/11/2020 20:43:05

                          Se matam bebês no ventre por que não "matar" crianças, mesmo que elas continuem respirando. Não acho que estes pais são pais, são mutiladores.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            ROSANA

                            25/11/2020 20:42:10

                            Excelente !

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luis_GonzagaBR

                              25/11/2020 19:00:06

                              Prezado Paulo, já que você usou o "Disk Teologia", venho aqui confessar que acredito que tais iniciativas - como a perversa ideologia de gênero e outras tantas que nos dividem, enfraquecem e enraivecem - nada mais são do que artimanhas do Maligno, que as coloca como tarefa para seus asseclas de carne e osso deste mundo... Como se diz por estas paragens, "só por Deus"!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DEBORAH CHRISTINA NERCOLINI

                                25/11/2020 15:00:56

                                Paulo querido! Adoro os seus textos, concordamos tanto em tantos assuntos! Gostaria de um dia poder lhe conhecer pessoalmente, num café, trocar idéias e jogar conversa fora. Sou super fã.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Meg Litton

                                  25/11/2020 14:58:50

                                  O mundo se encaminhando a passos gigantescos para o apocalipse bíblico...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Geraldo Emanuel Prizon

                                    25/11/2020 14:43:45

                                    Diante dessas e outras situações me pergunto quem no futuro será responsabilizado por todos os danos e vidas ceifadas, mutiladas...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Daniel Ferreira Gonçalves

                                      25/11/2020 14:43:02

                                      Paulo, muito bom texto e excelente ponto de vista! Crianças brincarem com brinquedos do sexo oposto não as fazem meninos e/ou meninas, na minha opinião. O que não se pode fazer é mutilar uma criança de 4 anos, porque é masculino e brincou de boneca com a irmã. Isso se ajusta naturalmente mais tarde, quando de fato a criança se identificará com a sua natureza. Pode haver casos em que isso não ocorra? Do meu ponto de vista até pode, mas é muito raro. Basta ver os relatos de crianças que foram mutiladas e quando chegam à adolescência sofrem, pois passam a se identificar com a sua natureza. Deus sabe o que faz! Parabéns Paulo, mais uma vez.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        Daniel Ferreira Gonçalves

                                        25/11/2020 14:43:02

                                        Paulo, muito bom texto e excelente ponto de vista! Crianças brincarem com brinquedos do sexo oposto não as fazem meninos e/ou meninas, na minha opinião. O que não se pode fazer é mutilar uma criança de 4 anos, porque é masculino e brincou de boneca com a irmã. Isso se ajusta naturalmente mais tarde, quando de fato a criança se identificará com a sua natureza. Pode haver casos em que isso não ocorra? Do meu ponto de vista até pode, mas é muito raro. Basta ver os relatos de crianças que foram mutiladas e quando chegam à adolescência sofrem, pois passam a se identificar com a sua natureza. Deus sabe o que faz! Parabéns Paulo, mais uma vez.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          cristian ferrari

                                          25/11/2020 14:36:28

                                          Acho totalmente errado tendenciar a criação dos filhos sob qualquer aspecto, ser pai ou mãe, não é replicar nos filhos a nossa vontade ou visão, é dar condições para que eles próprios desenvolvam uma percepção de mundo equilibrada, e isso inclui o sua própria identidade sexual. Mas, não dá pra não questionar um colunista que em plenos anos 2020 diz que acredita em coisas que nem a sua própria religião acredita... e ainda se orgulha de ser reacionário a tal ponto....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • M

                                            Meg Litton

                                            25/11/2020 14:59:57

                                            Caro senhor: só te faltam as penas...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          Welynton

                                          25/11/2020 14:00:15

                                          Muito bom o texto. Além de concordar com o colunista, me fez entender melhor meu próprio jeito de ser e pensar. Vale a pena refletir muito sobre ....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MARCIA REGINA NUNES DE SOUZA

                                            25/11/2020 13:13:30

                                            Não sei. Não sou estudiosa do assunto. Contudo, percebo que crianças, muitas vezes, desde novas, mostram claros comportamentos não condizentes com o seu sexo biológico. Então, pergunto, vale, por outro lado, torturar, por exemplo, um menino, que de livre e espontânea vontade, e de modo afincado, quer se vestir, falar, brincar e se portar como menina, fazê-lo (como?) "desistir" desse "erro"?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            3 Respostas
                                            • M

                                              Moises Rocha

                                              25/11/2020 19:20:23

                                              Seres humanos são únicos, são lindos, são a obra prima do Criador. Mas nem tudo são flores. Vivemos a cada dia as consequências da escolha pela árvore do conhecimento do bem e do mal. Somos únicos. Nossos sofrimentos são unicamente nossos. Apenas o indivíduo sabe das esquinas por que passou. Não cabe comparações. Apenas compaixão. E retornar para o centro da vontade de Deus, que é quem definitivamente pode enxugar de nossos olhos todas as lágrimas. Mas basta de meter os pés pelas mãos. Há que se ter compaixão, amar incondicionalmente, inclusive protegendo os pequenos de soluções mágicas trazidas por oportunistas de plantão.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • K

                                              Kátia Fraga

                                              25/11/2020 18:18:52

                                              Ajudá-la a entender e ver se é o que realmente quer. Talvez a criança seja gay, mas não quer se transmutar. O que não pode é, desde tão cedo, direcionar a criança. Não reprimir não significa empurrar para um ou outro lado.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              salcutrim

                                              25/11/2020 14:40:59

                                              A homoxessualidade tem 3 fatores basicos - Abuso sexual, Diversao ou aventura e a influencia. Sugiro voce ler dois livros - Apologetica para questões dificeis da vida -de William Lane Criag - e, A Natureza Humana e as complicaçoes da Sexualidade - de Sal Cutrim - Ambos voce compra online. E ambos trazem um capitulo dedicado somente a homoxessualidade. Tenho certeza de que entendera essas questoes dificeis.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Daniel B.

                                            25/11/2020 12:42:57

                                            Parabéns Paulo, seus textos melhoram a cada dia !!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE Z. NETO

                                              25/11/2020 11:26:46

                                              Para acreditarmos nestas ideologias é necessário uma dose cavalar de egoísmo cronico e além disso é necessário ser um "Maria vai com as outras tipo boca aberta " e principalmente, como você bem disse nos acharmos iguais a Deus ou superiores.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                salcutrim

                                                25/11/2020 10:15:18

                                                É meu caro, já dizia o "poeta" Falcão, que muito em breve ser normal seria anormal. Há um livro do filósofo americano William Lane Craig - Apologética para questões difíceis da vida - Há um capítulo sobre a homossexualidade - fantástico - Ele mostra como seguir isso é também um problema social. Estamos diante de um problema social que nos custará caro. Pena eu tenho das futuras gerações;

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Joaquim Corrêa Lopes

                                                  25/11/2020 11:04:20

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Destemido

                                                    25/11/2020 8:09:31

                                                    Bando de doentes, até quando teremos que conviver com essas aberrações?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Romik Polgliane

                                                      25/11/2020 3:06:45

                                                      A humanidade desde o princípio sacrificando os seus filhos a Moleque. A única solução pra nós é arrepender dos nossos pecados e confessar o Senhor Jesus Cristo como Salvador. Fora Dele só há dor, morte, roubo e destruição

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • R

                                                        Romik Polgliane

                                                        25/11/2020 3:07:20

                                                        Moloque

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      HGO

                                                      25/11/2020 2:15:49

                                                      Os pais estão perdidos! Geração dos millenniums!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • V

                                                        Valter Luiz Demenech

                                                        25/11/2020 0:12:57

                                                        Triste, mas muito boa reflexão!!!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Marta M S Kogut

                                                          24/11/2020 22:51:32

                                                          Ótima reflexão! É um tema triste.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            Tio Sam

                                                            24/11/2020 22:10:21

                                                            Aposto que muita gente estava com os olhos cheios d'água ao terminar a leitura. Tenho muita dó dos meus filhos e netos que vão ter que viver nesse novo mundo que se apresenta. Triste demais, **** demais , de uma cretinice estarrecedora.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • F

                                                              Fernando

                                                              24/11/2020 21:54:57

                                                              muito bom texto. Muito triste tudo.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                LSB

                                                                24/11/2020 20:49:57

                                                                Grande texto! Parabéns mais uma vez!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  Antonio Antunes Rodrigues Jr.

                                                                  24/11/2020 20:29:47

                                                                  Não se esqueçam que profissionais como médicos, psicólogos compactuam com a pantomima sem qualquer embasamento científico. Não caberia um processo?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana Luiza

                                                                    24/11/2020 19:45:53

                                                                    Moto = Máquina Infernal. Aplausos!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • G

                                                                      Giba12

                                                                      24/11/2020 19:27:50

                                                                      Essa crianças deveriam tiradas dos pais, assim como as que sofrem abusos.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.