

Milhares de pessoas lotam o National Mall no concerto pré-inaugural da posse de Barack Obama
Uma série de shows abre as festividades de posse do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, neste domingo (18). A expectativa é que 500 mil pessoas estejam presentes.
O monumento Lincoln Memorial em Washington vai receber o concerto de boas vindas, com os sucessos de U2, Bruce Springsteen, Stevie Wonder, Beyoncé, Usher, Sheryl Crow, entre outros músicos e bandas.
“We Are One: The Obama Inaugural Celebration at the Lincoln Memorial” será o primeiro dos eventos oficiais promovidos pelo Comitê da Posse Presidencial.
Muitas performances emblemáticas na história norte-americana ocorreram no Lincoln Memorial, desde um evento num domingo de Páscoa de 1939 até o discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King, um quarto de século depois.
Na manhã deste domingo, Obama participou de um cerimonial no Cemitério Nacional de Arlington juntamente com Joe Biden. Depositando flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, na Vírginia.

Casais Biden (esq.) e Obama abrem oficialmente o “We Are One: The Obama Inaugural Celebration at the Lincoln Memorial”
Na terça-feira (20), dia da posse, são aguardadas 2 milhões de pessoas. Aqueles que não conseguiram comprar os ingressos para a cerimônia de posse terão acesso gratuito nos cerca de 3 quilômetros entre o Capitólio e o Lincoln Memorial, pela primeira vez na história presidencial norte-americana.
Discurso de Obama
Barack Obama pediu união ao povo americano no combate à crise econômica. “Precisamos estar unidos para enfrentar a crise que nos afeta”, disse. “Não vou fingir acreditar que será fácil resolver os desafios econômicos. Isso levará mais de um mês, mais de um ano; levará muitos anos”, ressaltou à multidão.
“Diferenças de raças, ideologia, religião e sexulidade devem ser deixadas de lado”, disse o presidente eleito. “Democratas ou republicanos, temos de trabalhar juntos”, destacou. Obama fez referência a três importantes líderes da história dos EUA: Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt e George Washington.
Trem da mudança
O
O democrata, que fez a viagem da Filadélfia a Washington com sua mulher e filhas, parou em Wilmington, Delaware, para receber o vice Joe Biden e sua esposa.
Mesmo com o frio intenso, muitos esperaram na estação de trem em Washington para observar a chegada do trem, que ficou cerca de 20 minutos parado antes do desembarque de Obama.



