• Carregando...
Vitória nas urnas: Obama é eleito <br> o 44.º presidente dos EUA
| Foto:

O democrata Barack Obama conquistou a Casa Branca no dia 4 de novembro, uma terça-feira (quarta no horário de Brasília), após uma extraordinária campanha de dois anos, derrotando o republicano John McCain e fazendo história ao se tornar o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos.

Jim Bourg / Reuters
Obama, Michelle e as filhas comemoraram a vitória nas urnas com o eleitorado de Chicago

Obama tomará posse como o 44.º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2009. Ele terá pela frente enormes desafios, como a crise econômica, a guerra do Iraque e a reforma do sistema público de saúde.

A vitória de Obama ficou definida após a confirmação da vitória do democrata no Estado de Ohio, que em 2004, numa disputa apertada, dera a reeleição ao republicano George W. Bush contra o democrata John Kerry. Outro golpe fatal contra os republicanos foi a perda da Virgínia, que desde 1964 não votava num democrata.

Obama, senador por Illinois, comanda uma goleada eleitoral democrata, que também ampliou a maioria do partido na Câmara e no Senado, numa demonstração de repúdio do eleitorado aos oito anos do governo republicano de Bush.

A vitória de Barack Hussein Obama, 47 anos, filho de um negro do Quênia com uma branca do Kansas, é um marco na história dos EUA, 45 anos após o auge do movimento dos direitos civis, liderado pelo pastor Martin Luther King.

Numa campanha dominada até o final por notícias ruins na economia, a liderança de Obama e suas propostas sobre como lidar com a crise desequilibraram a disputa a seu favor. As pesquisas de boca-de-urna mostraram que a economia era a principal questão da campanha para 60% dos eleitores.

McCain, 72 anos, senador pelo Arizona e ex-prisioneiro de guerra no Vietnã, pretendia se tornar a pessoa mais velha a assumir a presidência dos EUA. Sarah Palin, sua companheira de chapa, poderia se tornar a primeira mulher vice-presidente.

Rosto novo

Nos 22 meses de sua campanha, Obama trilhou um caminho apertado, apresentando-se aos EUA como um rosto novo e como um candidato que não se enquadrava na política tradicional – mas com o conhecimento e o estofo necessários para chegar à Casa Branca.

Durante toda a campanha, Obama falou de momentos de definição – depois de sua vitória inicial em Iowa, e de meses difíceis, ganhou finalmente um número suficiente de delegados para conquistar a indicação democrata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]