Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Rod Kafka e o Ventrenévoa

André Ribeiro

Rod Kafka, este eu conheço há um longo tempo, talvez com 14 ou 16 anos em nossa adolescência. Lembro-me bem deste dia. Acabava de me mudar para um prédio que meu pai havia construído, na Rua Silva Jardim, e estávamos ali somente dois moradores em andares diferentes. Não era o Rod, mas um cara chamado Itacy que morava alguns andares logo abaixo do meu. A gente se esbarrou algumas vezes no elevador, mas nada demais. Vezes ou outra mexiam comigo e me apelidaram de surfistinha (É eu surfava naquela época) Mas eu também tocava guitarra e piano, o que depois foi uma surpresa para o pessoal que eu conheci ali, pois eu não estava focado só no esporte. Bom, um dia resolvi marcar um ensaio com a minha banda e aonde foi? Na churrasqueira do prédio, pronto! O Itacy desceu, conversou comigo e subiu fazer umas ligações! Depois de uns vinte minutos chegaram o Rod, Mazza e o Coelho. Só sei que, quando o Rod pegou o microfone e cantou “Is this Love”, da banda Whitesnake, foi ali que eu pensei: Ferrou, quero cantar como este cara! Devo confessar, e ele sabe disso, foi uma inspiração para eu me tornar vocalista e deixar os instrumentos de lado por um bom tempo.

Morou em São Paulo, lá assinou contrato com uma gravadora e o que poderia ter um significado importante, tornou-se algo obscuro, Rod comenta:
“Não gosto muito de falar sobre isso. Ficou muita coisa obscura, sei lá!”

Qual o nome da sua banda e estilo?

Ventrenévoa, Rock Terráqueo…

Como você tem visto o mercado fonográfico do País?

Tenho visto evasivo, sem conteúdo ou direção… Quero acreditar q novos tempos virão… Já vivi gravadora e tal… No momento a internet é a válvula de escape de toda criação!

Há quanto tempo é vocalista e em quais bandas já tocou, atuou em alguma banda como instrumentista?

“Você sabe!!!! Kkkk”

Sei sim, mas me conta um pouco sobre elas?

Meu primeiro projeto como ¨músico¨vem dos meus seis anos, sei lá? Batucava em qualquer coisa, até que descobri o ROCK! Cantei e toquei em bandas como Braistorm, Bad Princess, Zona Zabba(como você meu nobre), Armazém, Cores de Flores, Fábrica de Dragões. Nem me lembro de todas! Atualmente tenho a minha banda definitiva… Ventrenévoa!!!

Já participou de festivais de música? O que tem de recordações?

Poderia escrever um livro… Pena que não me lembro de nada! kkkkkk… Minha primeira banda se chamava Princípio Moral, com Kako Louis, Alexandre Mazza e o Itacy Canto. Lembro que com um Frei (Fã do Ozzy) idealizamos o primeiro Festival de música do colégio BOM JESUS em 1988.
Eu interfiro na conversa perguntando: Acho que tocamos também no festival do Bardal não lembro se você participou. Uma das bandas que estavam no era o Boi Mamão.
Certeza! Na rua Pedro Ivo. Até resenha sobre mim e você rolaram! (No Caderno G) rsrsrsrs Agitamos, Na época tocava com a Trilogy o embrião da Bad Princess com o GRANDE DENI T!

Teve experiências fora de Curitiba e como foram?

Morei quase 10 anos em Sampa, entre idas e vindas. Sampa é muito perto. La consegui contrato com gravadora… Aí nasceu a Fábbrica de Dragões. Depois minha atual banda …VENTRENÉVOA!!!!!

Como foi esse contato com a gravadora. Como é trabalhar com pessoas que estão preparadas para vender seu trabalho autoral?

Não gosto muito de falar sobre isso. Ficou muita coisa obscura, sei lá! Ganhei de presente uma cópia do disco que gravei!

Obscuras? Ficou sem o controle de nada?

Absolutamente!

Bom essa foi nossa conversa, e o que tiramos disso tudo? É muito divertido fazer música e principalmente fazemos muitos amigos neste meio.

Obrigado Rod Kafka e segue o link da banda: Ventrenévoa

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.