Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Como entender e interpretar um fora

Se você ama uma pessoa, deixe-a livre. Se ela voltar, é porque gosta de você.

Alguns homens têm feito meu curso, assistido alguma palestra ou enviam e-mails alegando que não conseguem prender por muito tempo o interesse de uma mulher. Quase sempre pedem alguns conselhos porque não se conformam terem sido “largados” por mulheres que optaram por outro companheiro. Tendo sido rejeitados, muitas vezes, eles passam por grande sofrimento emocional.

Lúcio, 47 anos, empresário, após uma palestra agendou um horário para conversar comigo. “Não entendo como uma mulher pode chegar para o marido, depois de 22 anos de convivência e dizer que dali para frente gostaria de ser apenas minha amiga”.

Lúcio não é o único que passou por esta situação. Confesso que, ultimamente, tenho ouvido isso tantas vezes que chego a ficar preocupada.

Recentemente, fui abordada na fila do banco por um leitor da minha coluna, que em tom de brincadeira, disse: “Marlene gostaria de saber porque as mulheres quando querem terminar começam com aquela conversinha: Olha, não tem nada de errado com você, eu é que não estou bem…”

Como algumas pessoas olharam para ele, imediatamente solicitou que não respondesse ali que agendaria um horário para conversarmos pessoalmente.

Heitor contou que quando encontrou comigo no banco recém tinha levado um fora da namorada. Só que as desculpas eram sempre as mesmas e esta repetição vinha acontecendo há alguns anos.

Ficou muito claro que ele dependia emocionalmente da outra pessoa.

O medo de ficar só, a carência e o apego excessivo sufocava a parceira.

Era evidente que ele precisava estar num relacionamento para estar bem.

Existe uma grande diferença entre optar por ter um relacionamento e precisar tê-lo. O desespero e o grude são fatores que afastam a maioria das mulheres.

Mostrei a ele que uma mulher quer ao seu lado um ser humano completo e que não dependa dela para se sentir inteiro. Quando o homem desenvolve seus próprios objetivos, interesses e pontos de vista, ela se sente atraída pela perspectiva de ter um homem a quem irá respeitar e admirar.

Quem faz de tudo somente porque esta tentando desesperadamente agradar ao outro, ou ainda não se desenvolveu ou desistiu de ser ele mesmo para ser a sombra do outro. Este era o caso de Heitor. Um homem inteligente, interessante, bem sucedido na vida profissional e financeira, mas com inúmeros fracassos amorosos. Na sua ingenuidade acreditava que presentes caríssimos e viagens a lugares paradisíacos eram garantias para ter alguém especial ao seu lado. As mulheres usufruíam sim, mas quando se sentiam monitoradas, cobradas e sufocadas, caiam fora.

As inúmeras tentativas frustradas abalaram a sua auto-estima. E, muitas vezes, percebeu-se jogando nos braços de mulheres que nada tinham a ver com ele. E na sua própria percepção considerava-se um homem “fácil”.

Faz parte da nossa natureza querer aquilo que não se tem. Aquilo que podemos ter a qualquer momento e em qualquer lugar é muito menos desejável do que aquilo que está fora do nosso alcance.

Algumas vezes, é necessário assumir uma atitude indiferente no início de um relacionamento. É preciso se mostrar independente, confiante, enfim, uma pessoa que pode viver com ou sem ela.

Na semana passada Heitor agendou um novo horário para contar que está saindo com uma nova pretendente. Com a auto-estima elevada, pés no chão, recapitulamos os erros que cometia no passado. Minhas últimas palavras para ele foram: “Se você ama uma pessoa, deixe-a livre. Se ela voltar, é porque gosta de você”.

Um raio x de si mesmo

Para entender e interpretar um fora se faz necessário um exame rigoroso de si mesmo. Antes de culpar o outro pelo abandono, o ideal é prestar atenção aos traços capazes de atrair ou afastar alguém:

Afasta

·Falta de confiança

·Mau humor

·Falta de objetivos

·Baixa auto-estima

·Incompreensão

·Negativismo

·Ciúme excessivo

·Egoísmo

·Dependência sufocante

·Falta de ternura

·Autopiedade

·Falta de coragem

·Insegurança

·Falta de iniciativa

Atrai

·Desejo

·Coragem

·Confiança

·Senso de humor

·Auto-estima elevada

·Determinação

·Independência

·Inteligência

·Apoio

·Sensibilidade

·Integridade

·Admiração

·Objetivos

·Atitudes positivas

·Caráter

·Respeito

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.