Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O homem que não assume a mulher

Você conheceu um homem tão interessante que até cogita abrir mão da vida de solteira. Mas, em pouco tempo alguns sinais mostram que ele pode ser avesso a compromisso sério.

Em geral, os homens apresentam uma característica sintomática: não se deixam conhecer. Falam pouco sobre si mesmos e têm seus segredos guardados a sete chaves. Revelar para ser apanhado de surpresa no futuro? Nem pensar! Por isso, muitos têm uma enorme dificuldade de se entregar e criar laços de exclusividade com uma mulher.

Todavia, muitas desculpas servem como pretexto para não abrir a guarda e precisar expor seus verdadeiros desejos, anseios, inseguranças e seus medos. Nesta hora alguns homens alegam não ter certeza de que estão com a pessoa certa. Na dúvida o homem se torna fugidio e a mulher, que sonha em formar um “ninho”, percebe que ele não tem um projeto de vida a dois. Ele raramente diz “nós”. É sempre o “meu carro”, a “minha vida”, “eu quero assim”,” isso não me interessa” ou “ninguém manda em mim”.

Algumas mulheres já no início do namoro percebem que ele não faz questão de assumir o relacionamento na frente dos outros. Na verdade, quase sempre elas acreditam que é passageiro. Apenas uma fase que faz parte do inicio de um namoro. Com o tempo surge a descoberta de que o sonho da vida a dois não passa de um frágil castelo de areia que o primeiro conflito pode derrubar.

A questão é saber se mesmo tendo todos os atributos para ser o parceiro ideal ele pode ser um homem incapaz de manter relações duradouras, não esta a fim de nada sério ou simplesmente não quer compromisso com você.

Cissa, 43 anos, solteira, advogada, sentiu-se aliviada quando o namorado terminou o relacionamento de três anos. Ela vivia cobrando presença e envolvimento. Um mês antes do término a mãe dele inocentemente deixou escapar que o filho nunca superou a morte da esposa. Medo da perda? Talvez. A prevenção da dor evita o apego. Não há como evitar a perda. Nós estamos continuamente sujeitos a ela. No amor não existem garantias. O jeito é aprender a lidar com a realidade. Às vezes é mais fácil se reinventar numa nova busca pelo par perfeito.

Este perfil de homem quando se apaixona verdadeiramente torna-se um sofredor. O simples termo compromisso parece ser sinônimo de doença grave. Inicia-se uma briga interna e, para livrar-se do perigo, ele começa a reforçar os erros e defeitos da parceira. Quando não os encontra trata de inventá-los. Vale lembrar que essa característica não é exclusiva dos homens. Há mulheres que inconscientemente não querem se comprometer.

A mulher que tem um companheiro que não decide se vai ou fica precisa saber que a única pessoa que pode ajudar é ela mesma. A terapia pode ser uma forte aliada. O ideal é sempre sarar as feridas antes de mergulhar numa nova relação. O autoconhecimento faz-se necessário para evitar repetir os erros do passado.

Siga-me no Twitter!

O Blog Relacionamentos está participando do Prêmio TopBlog 2010.
Clique no Banner abaixo para votar! Obrigada!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.