Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Silêncio: um abismo entre o casal

Embalados pelo “eu te amo” muita gente se joga de olhos fechados na vida a dois. Com o passar do tempo descobrem que só o amor não basta. No início, apaixonados, idealizam o casamento como um lugar seguro, um lugar de trocas, de crescimento, de partilhas onde nunca faltará a intimidade, o companheirismo e a cumplicidade.

Na busca do nosso porto seguro apostamos nossas expectativas, nossos sonhos, nossas energias e as nossas esperanças. No entanto, com o desgaste natural do dia a dia e com a convivência começam a aparecer as divergências e as diferenças. Brigas, desentendimentos, expectativas frustradas, mágoas e desilusões que lentamente levam o casal a ir se fechando e substituindo alguns dos seus desejos e expectativas.

Quando o casal não consegue mais verbalizar seus sentimentos passa a viver sob o mesmo teto como estranhos num casamento de fachada. A relação passa a ser vulnerável, sem estrutura, sem companheirismo. Muralhas são construídas entre o casal e as barreiras parecem intransponíveis. Impera a lei da individualidade, do egoísmo e do silêncio velado.

Na falta de respostas para tanta frustração, ingratidão e sofrimento, as pessoas mudam o comportamento e se defendem com o esquecimento, a distração, a traição, com a distância, com o isolamento e com o silêncio.

Quando o amor adormece as pessoas se sentem retraídas e sem coragem para realinhar o relacionamento. O maior entrave está na falta de diálogo. As barreiras na comunicação chegam ao ponto de levar relacionamentos de muitos anos ao caos.

Dificuldades em conversar com os outros, receios em expor seus sentimentos e pensamentos, medo da rejeição e a falta de objetivos são alguns motivos que levam as pessoas a se afastarem umas das outras, permitindo que a barreira do silêncio se transforme numa arma poderosa para destruir casamentos.

Tem gente que prefere calar a dizer ao outro o que não lhe agrada. Por isso, o fato de não haver discussão não quer dizer que tudo vai bem. Muitas vezes é melhor ocultar a insatisfação e deixá-la embaixo do tapete.

As dificuldades financeiras, a falta de tempo e o cansaço estão entre os fatores que contribuem para que a barreira do silêncio cresça. Muitos casais ao enfrentarem assuntos delicados preferem se fechar e não compartilham os problemas. Falta confiança, compromisso, determinação, atitude e iniciativa para mudar a situação. É fundamental que o casal pare e reflita sobre as mudanças que precisam acontecer para que possam continuar a viver juntos como um casal, onde impere a harmonia.

É preciso sair da acomodação, zerar e recomeçar. Às vezes, convém buscar ajuda profissional através de palestras, seminários, ou terapia de casais. O mais importante é perceber um novo horizonte e avançar na caminhada como um casal que tem na sua essência a necessidade de se relacionar e ser feliz no amor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.