i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Roberto Indech

Foto de perfil de Roberto Indech
Ver perfil
Vozes

O novo coronavírus pode decidir as eleições nos EUA?

  • Roberto IndechPor Roberto Indech
  • 05/10/2020 19:49
O novo coronavírus entrou ainda mais na disputa eleitoral norte-americana com o diagnóstico positivo de Donald Trump para a Covid-19.
O novo coronavírus entrou ainda mais na disputa eleitoral norte-americana com o diagnóstico positivo de Donald Trump para a Covid-19.| Foto: Olivier Douliery/AFP

À medida que o tempo passa e chegamos mais perto do dia 3 de novembro, data das eleições para presidente dos EUA, o mercado realiza novas investidas sobre quais as possibilidades de lado a lado e como se comportariam ações de determinados setores a depender do resultado, seja no mercado americano ou repercussões em outras bolsas, como a brasileira. A disputa entre o atual presidente Donald Trump e seu opositor Joe Biden começa a ganhar ares de nervosismo.

Após a realização do debate da semana passada (em que os candidatos passaram quase que todo o tempo se atacando ao invés de falar sobre propostas para os próximos quatro anos), o democrata parece ter ganho campo nas pesquisas, que apontam uma vitória de cerca de 55%. No entanto, vale lembrar que as eleições por lá são definidas por vitórias estaduais e não no computo geral percentual, como ocorre aqui. Nos EUA, cada Estado tem um número de delegados e a soma dos votos destes é que define o vencedor.

Neste momento, em que o presidente Trump contraiu Covid-19, logo após o debate, muito se especula sobre as perspectivas de curto prazo em relação a sua campanha, que poderia deixar de ser realizada nos próximos dias, abrindo ainda mais espaço para o candidato democrata. Algumas instituições financeiras já começam a analisar possibilidades de cenário com uma possível vitória de Biden. Isso porque o cenário com Trump já é conhecido, dada a sua filosofia de trabalho e perfil para a economia.

Sendo assim, acredita-se que uma possível vitória de Biden traria expectativas negativas quanto a um possível aumento de impostos e programas maiores de distribuição de renda. Por outro lado, ações que foram deixadas “de lado” pelo mercado nestes últimos meses poderiam voltar para o foco, dando a entender uma mudança de rota. Vale lembrar que há meses o mercado como um todo tem preferido e buscado por ações de empresas de crescimento, em especial aquelas ligadas ao setor de tecnologia, como as chamadas FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google).

Interessante notar que, nesse jogo de estratégias, muitos especialistas já trabalham com a perspectiva de favorecimento de empresas ligadas à China em caso de derrota do republicano. Isto porque assistimos a uma guerra comercial entre os dois países, embate que possivelmente teria trégua nesse cenário. Entretanto, mesmo com uma vitória de Biden, ainda há votações importantes, como das casas legislativas. Se seguirmos novamente com a maioria de cada partido em uma delas, seria improvável vermos medidas mais drásticas, como o tal aumento de impostos, com a justificativa, em partes, de uma abertura de espaço para novos estímulos que impactariam o consumo.

Não falaria sobre esse assunto à toa, afinal o investidor brasileiro poderá participar deste mercado. Os famosos BDRs (Brazilian Depositary Receipts) deverão estar liberados já neste mês de outubro e isso torna a participação do pequeno investidor local mais palpável. Aliás, vejo uma transformação cultural enorme diante de tal mudança e dadas as perspectivas cada vez maiores da participação dos jovens no mercado de renda variável. E, em um mundo cada vez mais globalizado e próximo da tecnologia e das redes sociais, o menor distanciamento entre pessoas e empresas possibilita uma troca de mentalidade, que passa a ser mais de investidor do que apenas e simplesmente de consumidor.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 0 minutos

    Decidira a favor de Trump, para desespero dos radicais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Spekla

    ± 2 horas

    Essa manchete é uma piada? É óbvio que o covid é o fiel da balança na eleição americana. Parece que já esqueceram que a economia e a taxa de emprego estavam batendo recordes antes da peste chinesa. O Trump iria ganhar sem entrar em campo. Agora , o jogo está indefinido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]