• Carregando...
Debate feminista e sarau literário revelam o universo beat
| Foto:

Desenhar em versos o furacão de ideias que corria o mundo no pós-guerra era um verdadeiro deleite para a geração beat. Quem ainda enxerga essa efervescência eufórica de sensações que nos perpassa dificilmente vai ignorar o movimento estadunidense que se tornou conhecido por quebrar padrões morais e literários em meados da década de 1950.

Figuras como Bonnie Bremser, Jack Kerouack, Elise Cowen e Allen Ginsberg marcaram a história nesse período, mostrando a mais louca e intensa face do desejo humano. Das mais inusitadas formas. O grito de liberdade desta turma permaneceu no ar durante anos e ajudou a despertar uma geração cansada e inquieta.

Nesta semana, dois eventos bem bacanas em Curitiba trazem à tona um pouco do trabalho desses gênios loucos. O Saraubeat, que começa hoje no Stylicus Bar, com uma sessão de autógrafos com Claudio Willer, referência no estudo da literatura beat, terá três noites de muita música, poesia e troca de ideias. No sábado, um bate papo no Expresso Curitiba Café e Hostel mostrará, por meio de leituras de obras e debates, a produção pouco conhecida das escritoras beat.

Saraubeat

De uma conversa informal dos amigos Marcelo De Angelis e Elgson Eligio Lourenço nasceu um projeto cultural que prevê a realização bimestral de saraus com temática beat no Stylicus Bar. O lugar, que já é conhecido por ser um fértil terreno de ideias e debates culturais de mesa na noite curitibana, recebe músicos, estudiosos e escritores para a primeira edição de um evento inteligente e agradável.

Marcelo, que é formado em Comunicação pela UFRGS e atua na área editorial, revela que o sarau tem a cara da cidade. “Em certo sentido, Curitiba é muito provinciana, mas é capaz de processar e debater o que acontece aqui. Existe muita gente aparelhada para discutir ideias e provocar movimentos. Isso é beat”.

Programação

09 de abril

19:00 sessão de autógrafos de Os Rebeldes: geração beat
e anarquismo místico, de Claudio Willer

20:30 abertura do evento: discursos, salvas e apresentações
21:00 palestra de Claudio Willer
22:00 debates e microfone aberto
22:30 show com Saul do Trompete
23:00 que te importa? – apresentação dos atores Gabriel Gorosito e Moa Leal

10 de abril

20:30 – 21:10 Miriam Adelman
set musical 15 minutos
21:30 – 22:00 Ricardo Pozzo
set musical 15 minutos
22:15 – 22:45 Ivan Justen Santana
set musical 15 minutos
23:00 show com Décio Caetano & convidados

11 de abril

21:00 – 21:30 Miau Carraro
set musical 15 minutos
21:30 – 22:20 Otto Leopoldo Wink
set musical 15 minutos
22:30 – 23:30 Luiz Felipe Leprevost
24:00 show musical

Onde? Stylicus Bar: Alameda Prudente de Moraes, 1079, Centro, ao lado da Aliança Francesa
Entrada: R$ 15
Evento no Facebook

Escritoras da geração beat: leitura de originais, traduções e comentários

Quando se fala em geração beat, os nomes de Jack Kerouac e Allen Ginsberg nos vem à mente de forma instantânea, não é? Talvez William Burroughs e Gregory Corso também passem pela cabeça de alguns leigos, mas, pouca gente vai se lembrar ou ao menos saber que a literatura beat não foi escrita apenas por homens.

Após a Segunda Guerra, intelectuais ousadas abandonaram uma vida permeada por convenções sociais, suas famílias, seus estudos, e se submeteram às mais variadas situações nos Estados Unidos para se sentirem donas do próprio nariz. As escritoras da geração beat deixam claras essas impressões em seus trabalhos literários, que, embora pouco conhecidos- apenas uma escritora, Diane Di Prima, foi traduzida para o português -, prepararam o terreno para o movimento feminista que viria na década seguinte.

Um encontro promovido pela professora Miriam Adelman, da disciplina “Escritoras da Geração Beat”, do mestrado de Estudos Literários da UFPR, debaterá a importância dessas mulheres na história a partir da leitura e da tradução de originais.

Durante a reunião realizada no Expresso Curitiba Café e Hostel, serão apresentados textos de Diane DiPrima, Joyce Johnson, Joanne Kyger, Elise Cowen, Bonnie Bremser e Hettie Jones. E, como tanto conteúdo merece muito tempo de análise, a pesquisadora Emanuela Siqueira, que está entre as organizadoras do evento, diz que a intenção é não encerrar a iniciativa no primeiro encontro. “Queremos continuar trabalhando para dar visibilidade a essas escritoras, portanto não será o último”. E gente agradece, Emanuela. Para a boa literatura, nunca é demais pedir bis! 🙂

Onde? Expresso Curitiba Café e Hostel, Rua General Carneiro, 543, Centro.
Quando? 11 de abril, às 16h00
Entrada: gratuita
Evento no Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]