• Carregando...
Poesia em forma de desenho
| Foto:


Em Haicais Visuais, publicado pela Editora Positivo, o ilustrador Nelson Cruz recita dez poemas que nos saltam aos olhos. Sua voz é um traço bem feito e um casamento impecável de cenas que se fundem em poesia. Cada página tem um desenho que representa um verso de um haicai. Assim, o leitor fica sempre curioso para saber o que vem depois (e depois) da figura que introduz o texto imagético.

A ironia e um tom melancólico passam por boa parte do livro. Todos os haicais são de uma sensibilidade incrível e quase sempre de compreensão intuitiva. Ainda assim, há os que demandam um conhecimento prévio de quem lê. Com menções a Magritte e ao universo de Alice, por exemplo, o autor nos prende a atenção por meio de ícones que vasculham nosso repertório. Referências não faltam.

A ideia de elaborar um livro de haicais visuais partiu da afeição do autor pela linguagem da poesia e das tirinhas de jornal. Entre as obras consultadas por Cruz como inspiração para seu trabalho estão 2 em 1, de Alice Ruiz, e Livro de haicais, de Jack Kerouac.

Nelson Cruz atua no mercado editorial desde 1989 e recebeu vários prêmios importantes, como o Jabuti, e já foi indicado ao Hans Christian Andersen. Seu mais recente trabalho, Haicais visuais, é uma deliciosa composição de versos que, apesar de silenciosos, são cheios de rima.

Haicais Visuais
Nelson Cruz
Editora Positivo
56 páginas
2015

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]