• Carregando...
Bolsonaro Ratinho
O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente Jair Bolsonaro: aliança quase fechada| Foto: Divulgação/ANPR

Sem divulgar a agenda e nem tecer nenhum comentário após o encontro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) reuniu-se, na última quarta-feira (20), com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme a coluna apurou, o encontro praticamente selou a aliança entre governador e presidente para as eleições de outubro e, também, encaminhou o nome do candidato ao Senado na chapa. Para formar chapa, Bolsonaro não abriu mão de ter o deputado federal Paulo Martins (PL) como candidato ao Senado.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Paulo Martins já foi anunciado por Bolsonaro como seu nome preferido para o Senado em maio, quando o presidente visitou Maringá. A entrada de Sergio Moro (União) no cenário eleitoral do Paraná, no entanto, fez o grupo que coordena a campanha do presidente reavaliar o quadro e cogitar aceitar o nome do senador Alvaro Dias (Podemos) na coligação, por ver o atual senador com mais chances de derrotar o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, que saiu do governo rompido com Bolsonaro.

Na reunião desta quarta-feira, no entanto, o presidente vetou a aliança com o Podemos e reafirmou apoio a Martins. A avaliação é que com a estrutura partidária da coligação em torno de Ratinho Junior, o apoio oficial do governador e do presidente e as máquinas federal e estadual à disposição, o deputado federal teria potencial de crescimento para enfrentar Moro e Dias, que dividirão votos e terão, ao que tudo indica, candidaturas isoladas.

Se sacramentada a aliança com Paulo Martins candidato ao Senado, os dois nomes que lideraram a última pesquisa de intenção de voto para o Senado no estado*, Alvaro Dias e Sergio Moro, ficam sem uma chapa completa para disputar a eleição, o que seria uma reviravolta em relação às articulações que se encaminhavam até semana passada, com a tendência de que Alvaro fosse para a chapa de Ratinho e Moro para a de Cesar Silvestri Filho (PSDB) - que acabou desistindo da candidatura ao governo e entrando, também para a disputa do Senado. Com a convenção do Podemos marcada para 31 de julho e a do União Brasil para 3 de agosto, os pré-candidatos têm pouco mais de uma semana para construírem seus palanques.

Ratinho Junior também conversou, em sua passagem por Brasília, com o vice-presidente nacional do União Brasil - partido de Moro - Antonio Rueda. Mas nem o governo e nem o União Brasil no Paraná comentaram o encontro.

Metodologia da pesquisa citada

*Pesquisa IRG, que realizou 1.500 entrevistas por telefone com eleitores no estado do Paraná entre os dias 29 de junho e 3 de julho. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo PR-03374/2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]