i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Roger Pereira

Foto de perfil de Roger Pereira
Ver perfil

A política do Paraná em primeiro plano

Política partidária

De maior do estado a coadjuvante. O encolhimento do PSDB do Paraná

  • 24/11/2020 13:04
De maior do estado a coadjuvante. O encolhimento do PSDB do Paraná
| Foto:

De partido do governador, com um senador, a maior bancada estadual, mais de 70 prefeitos e a maior bancada na Câmara Municipal de Curitiba para o uma legenda “pequena”, com apenas três deputados estaduais e 17 prefeitos eleitos. Em duas eleições municipais, o PSDB derreteu no Paraná, deixando de ser o maior partido do estado para ser mero coadjuvante, entre as diversas siglas da base do governador Ratinho Junior (PSD).

A queda do partido está muito relacionada à crise enfrentada por sua principal figura nas duas últimas décadas: o ex-governador Beto Richa. Réu em ações penais abertas em desdobramentos da Operação Lava Jato, o ex-governador trocou uma eleição certa para o Senado, em 2018, por dias de prisão nas operações da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná. Outro nome importante do partido, o ex-deputado Valdir Rossoni, também trocou o protagonismo político por depoimentos na Justiça.

Desde então, muitas lideranças optaram por trocar de partido. Mesmo no exercício de mandatos, prefeitos, deputados e vereadores buscaram se desvincular do PSDB e o ninho tucano ficou cada vez mais vazio, ocupado por lideranças que tentam reconstruir o partido.

PSDB em 2012PSDB em 2016PSDB em 2020
GovernadorGovernador
1 Senador
2 deputados 3 deputados
8 deputados7 deputados3 deputados
74 prefeitos67 prefeitos17 prefeitos
4 vereadores3 vereadores

Presidente estadual do PSDB, Paulo Litro avalia como natural a redução do número de prefeitos nesta eleição, pois ele vincula a decisão de filiação partidária de prefeitos e candidatos ao governo de momento. “Todos os grandes partidos, que tinham um grande número de prefeitos, tiveram queda na última eleição estadual e consequentemente, na municipal. Quando se tem o governo do estado, a tendência é que prefeitos procurem o governo. Com a nossa saída do governo, muitos prefeitos buscaram o PSD do governador Ratinho Junior”, comenta.

Ele reconhece que o partido passou por situação politicamente difícil com as investigações envolvendo Beto Richa e Rossoni, mas diz que “problemas jurídicos pessoais não podem ser confundidos com CNPJ partidário. Problema com filiados, existe em todas as legendas, mas o partido já passou por reformulação. Tivemos congresso nacional que ouviu filiados e lideranças e instituiu compliance”.

Para o deputado, o partido precisa reconhecer que está em um momento de dificuldade e se reinventar. “Em política, passamos por altos e baixos. Vivemos bons momentos no passado recente. Agora temos que reinventar, reestruturar, fazer fortalecimento partidário. Depende de nós reconstruirmos”.

Paulo Litro explica que em Curitiba, onde não elegeu, sequer um vereador, o PSDB precisará recomeçar do zero. “Perdemos o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que se filiou ao PSD. Quatro vereadores, que, inclusive, foram reeleitos, também trocaram de partido. Então, vamos começar do zero, com trabalho de base regional, filiando novas lideranças”, disse. Na esfera estadual, o tucano cita que, apesar de apenas 17 prefeituras, o partido mantém importantes lideranças, como os prefeitos reeleitos de Francisco Beltrão, Cléber Fontana, e o de Irati, Jorge Derbli. “Como teremos candidatura forte à Presidência da República. Deveremos ter uma boa chapa de candidatos a deputado federal e estadual e, até, poderemos buscar uma candidatura ao Senado ou a vice-governador”, conclui, citando que o partido pretende integrar a chapa de Ratinho Junior.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcos Ctba

    ± 0 minutos

    Novo emblema desse partido deve ser tico-tico, esse pássaro ficou manchado pela malandragem de membros do psdbiloides, companheira eternas do ptbas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      ± 22 minutos

      PSDB já era. Acabou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Francisco Krupa

        ± 1 horas

        PSDB, PT...Nunca mais

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.