• Carregando...
Reunião dos novos prefeitos da Grande Curitiba
Reunião dos novos prefeitos da Grande Curitiba| Foto: Pedro Ribas / SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), é o novo presidente eleito da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Ele foi eleito, nesta quarta-feira, para comandar a associação no biênio 2021-2022. Ao tomar posse, Greca anunciou que Curitiba está disposta a criar um consórcio metropolitano de Educação e defendeu um plano metropolitano de turismo e cultura. “Podemos montar um grande programa de retomada econômica para gerar produtos turísticos nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou.

Citando o exemplo do Conresol (Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos), formado por 23 municípios com 3 milhões de habitantes e que é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos, o prefeito de Curitiba afirmou que é preciso avançar na área de transporte coletivo. “Precisa haver um Consórcio Metropolitano de Transporte e uma agência metropolitana de transporte. E se queremos integração e qualidade, isso tem custo. Curitiba não se furta de colocar sua contribuição nesta grande rede. Mas pesa sobre todas as prefeituras uma corresponsabilidade”, ponderou.

O prefeito de Curitiba também falou da necessidade de as cidades avançarem na área de abastecimento de água e sugeriu a criação de um consórcio metropolitano de habitação.

Greca ainda defendeu uma ação conjunta dos prefeitos da Região Metropolitana para fazer pressão política pelo início da vacinação contra o coronavírus. “Temos que usar o nosso peso político na instituição de um plano nacional. Temos que defender a vida, o respeito às normas sanitárias, somado à vacinação, medidas que vão nos conduzir à retomada do desenvolvimento econômico”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]