• Carregando...

Após a notícia de que 11 diretórios estaduais do MDB fecharam apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já para o primeiro turno da eleição presidencial, ignorando a pré-candidatura da senadora emedebista Simone Tebet, o MDB do Paraná reafirmou apoio à candidatura própria do partido ao Palácio do Planalto.

“O MDB do Paraná é Simone Tebet! Dia 27, estaremos em Brasília confirmando nosso compromisso com o povo brasileiro e homologando a nossa pré-candidata à presidente da República”, escreveu o presidente estadual do partido, deputado estadual Anibelli Neto, nas redes sociais. À coluna, o deputado reforçou a posição. “O MDB do Paraná defende a nossa candidatura própria. O movimento de ontem deve ser um sinal de desespero por verem que a Simone está crescendo no jogo. As pessoas estão começando a se interessar pela eleição agora e descobrindo a pré-candidatura dela, que é quem tem a menor rejeição e que pode quebrar essa polarização”.

Apesar da fidelidade à pré-candidatura de Tebet, o MDB do Paraná não deve seguir todas as orientações do diretório nacional do partido, passando por cima, no estado, da aliança nacional com o PSDB – partido que abriu mão de candidatura própria ao Planalto para apoiar Tebet. Apesar de o PSDB ter pré-candidato ao Governo do Paraná, o ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, o MDB paranaense tende a aprovar, em convenção marcada para a próxima segunda-feira (25) o apoio à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), mesmo com Ratinho negociando aliança com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Tudo leva a crer que vamos com o Ratinho, dentro de um projeto que começou lá no ano passado, quando vencemos a convenção e o [Roberto] Requião largou o partido sem explicar o motivo. Fomos convidados a integrar o governo, estamos ocupando uma das secretarias mais importantes, que é a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (com Rogério Carboni). Claro que a convenção é soberana e pode ter surpresas, mas nosso encaminhamento será pelo apoio a Ratinho”, disse Anibelli Neto.

O deputado disse não ver obstáculo na possibilidade de coligação do PSD de Ratinho com o PL do presidente Bolsonaro.  “Ratinho vai para o palanque da Simone também. Já tivemos essa conversa quando ela esteve aqui em março. E acho que grande parte do eleitor do governador vai olhar com bons olhos para a candidatura dela, por ser a novidade da eleição. Ele estará coligado com o PL, assim como estará com o MDB. Ele não é do PL, não vejo problema nisso”.

O que esperar da convenção do MDB do Paraná?

A convenção do MDB do Paraná ocorre na próxima segunda-feira (25). Além da deliberação sobre o apoio a Ratinho Junior, o partido definirá seus candidatos a deputado e a senador.  “Teremos chapa completa para deputado federal e estadual e candidatura ao Senado. Temos dois nomes hoje: o do ex-governador Orlando Pessuti e o do empresário Lucídio Rosset, um militante histórico do partido. As cédulas estão prontas. Se eles não chegarem a um denominador comum até segunda-feira, os dois nomes serão submetidos à convenção”, explicou Anibelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]