• Carregando...
Vacinação da Covid-19 em Piraquara foi suspensa terça-feira (27) por falta de doses.
Vacinação da Covid-19 em Piraquara foi suspensa terça-feira (27) por falta de doses.| Foto: Prefeitura de Piraquara

O mês de abriu chegou ao fim nesta sexta-feira (30) e o Governo do Paraná não conseguiu cumprir a meta de vacinar toda a população idosa (com mais de 60 anos) até o final deste mês. A meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde foi anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) em diversas ocasiões.

De acordo com o “vacinômetro” do Governo do Estado, atualizado às 22h15 desta sexta-feira, do universo de 1,78 milhão de idosos residentes no Paraná, 1,40 milhão recebeu, ao menos, a primeira dose da vacina. Mas, 380 mil idosos ainda esperam para iniciar sua imunização, o que corresponde a 21% do público alvo para o segundo grupo prioritário de vacinação (antes dos idosos foram vacinados profissionais de saúde, população indígena e pessoas residentes em instituições de longa permanência).

A diminuição na frequência do repasse das doses de vacinas pelo governo federal é o principal motivo alegado pela Secretaria de Estado da Saúde para a falha no cumprimento da meta. Ao longo de todo o mês de abril, o Ministério da Saúde veio reduzindo a previsão de distribuição de vacinas e, com problemas com o recebimento de insumos, o Instituto Butantan, que produz a Coronavac no país, deixou de entregar doses previstas.

O insucesso na meta pode ser observado na fase atual de campanhas de vacinação nos municípios. Curitiba, por exemplo, concluiu a vacinação de pessoas até 63 anos nesta semana. Mas, sem novas doses, adiou para a próxima semana a vacinação dos idosos com 62, 61 e 60 anos completos.

Apesar de ter ficado aquém da meta, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, avaliou positivamente os números da imunização no Paraná, citando que a vacinação dos idosos, ainda que na primeira dose, deve ser concluída na próxima semana. “Acho que chegamos muito próximo de atingir a meta e vamos atingi-la nos próximos dias. A discussão, agora é a vacinação das gestantes, temos que discutir isso com bastante firmeza. Outro item importante é a priorização oficial, através da atualização do Plano Nacional e Estadual, no que se refere a quais morbidades terão prioridade. E, também, esse assunto que se reveste de total importância, que levamos à coordenação geral de imunizações do Ministério da Saúde, que é a possibilidade de iniciar a imunização de trabalhadores da educação, na mesma lógica do trabalho realizado com as forças de segurança”, disse. “Esses já são os temas da semana que vem, concluindo a vacinação dos idosos. Vamos vencer a pandemia, estamos com bons números de vacina, e agradeço muito o trabalho dos prefeitos e das secretarias municipais de saúde”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]