• Carregando...
Ratinho Junior
Ratinho Junior comemorando resultado das eleições de 2018| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A primeira pesquisa eleitoral registrada em 2022 com as intenções de voto para o Governo do Paraná indica o favoritismo do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) à reeleição. Realizada pelo instituto Radar Inteligência, a pesquisa, que apresentou apenas três pré-candidatos aos entrevistados (Ratinho Junior, Roberto Requião e Cesar Silvestri Filho) coloca o atual governador com a preferência de 50,1% do eleitorado paranaense.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

Roberto Requião, que ainda não definiu por qual partido disputará a eleição, aparece na segunda posição, com 19,8%, enquanto Cesar Silvestri Filho (PSDB) tem 3% das intenções de voto. A pesquisa não apresentou como pré-candidato o deputado federal Filipe Barros (União Brasil) que deve trocar de partido e filiar-se ao PL para ser o candidato bolsonarista ao Governo do Estado. Por esse motivo, Barros chegou a impugnar a pesquisa na última quarta-feira (02), mas o pedido foi indeferido com a justificativa de que, até o registro das candidaturas, em julho, as pesquisas não são obrigadas a considerar todos os pré-candidatos.

No levantamento da Radar, 11,3% dos entrevistados declararam que votarão nulo ou em branco, enquanto 15,8% disseram ainda não saber em quem votarão.

A pesquisa ainda simulou eventual segundo turno entre Ratinho Junior e os dois adversários. Segundo o levantamento, o governador venceria Requião por 54,9% a 22,2% (com 13,3% nulos ou brancos e 9,6% indecisos) e venceria Silvestri com 60% contra 5,6% (com 19,3% nulos e brancos e 15,1% indecisos).

Metodologia

A pesquisa, encomendada e custeada pelo próprio instituto Radar, foi registrada no TSE sob o número PR-02644/2022 e divulgada pela revista Veja. O instituto, que realizou a pesquisa por conta própria, entrevistou 1.350 pessoas entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]