• Carregando...
Jaime Lerner
Jaime Lerner em encontro com a reportagem de HAUS, da Gazeta do Povo, na ocasião da celebração de seus 80 anos, em 2017.| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

Assim que confirmada a morte do ex-governador Jaime Lerner, na manhã desta quinta-feira (27), lideranças políticas do Paraná e de outros estados começaram a se manifestar nas redes sociais destacando o legado do arquiteto e urbanista no planejamento urbano e na gestão pública:

Darci Piana, vice-governador do Paraná: "Esta quinta-feira inicia com a triste notícia do falecimento do ex-governador Jaime Lerner. Ser humano de uma enorme grandeza e bondade, Jaime Lerner é referência mundial em urbanização, a partir de sua inovadora gestão como prefeito de Curitiba, em seus três mandatos. O Paraná perde um dos maiores homens públicos de sua história. À família, meus sinceros sentimentos".

João Doria, governador de São Paulo: "O Brasil perde um grande homem público, extraordinário arquiteto e urbanista. A morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, comove a todos. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos".

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul: Com a morte de Jaime Lerner, o Brasil perde um urbanista e gestor público que viveu de forma plena o verdadeiro sentido da política: transformar a vida das pessoas. Além de melhorar as cidades, foi um pensador original de políticas públicas. Que a dor dos familiares possa ser confortada pela certeza de que a obra do Jaime Lerner é eterna, como a transformação que proporcionou na orla de Porto Alegre, mudando para sempre o cartão postal da nossa Capital.

Cida Borghetti, ex-governadora do Paraná: “Dias tristes. O Paraná perdeu hoje Jaime Lerner. Um homem à frente do seu tempo. Um Urbanista visionário e um político arrojado. Reconhecido internacionalmente, Lerner deixou marcas que transformaram Curitiba e o Paraná. Com ele tive a honra de ser a primeira mulher a chefiar o escritório do Paraná em Brasília. Obrigada, meu grande amigo, pela oportunidade, pelas palavras sempre amáveis e pelos sábios conselhos. Meus sentimentos a Andrea, Ilana e a todos os familiares”.

Gustavo Fruet, ex-prefeito de Curitiba: "Sentimentos e solidariedade à família. E o reconhecimento, em especial, como ex-prefeito de nossa capital, do legado em diferentes áreas e da identidade de Curitiba".

Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre: "Lamento profundamente a morte de Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas da história do Brasil, que ajudou a transformar a cara de Porto Alegre com a revitalização da Orla do Guaíba. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paranaense".

Oriovisto Guimarães, senador: “Jaime Lerner foi mais que um grande arquiteto e urbanista. Foi mais que um grande prefeito e governador. Jaime tinha a capacidade de nos inspirar. Ele pegava um pedaço de papel e um lápis e expunha uma grande ideia. Ele contaminava a todos com sua criatividade. Mas do que capaz de sonhar com um cidade e um mundo melhor, ele era capaz de realizar esses sonhos. Nós que o conhecemos e que tivemos o privilégio de conviver com ele, continuaremos a encontra-lo todos os dias, pelo resto de nossas vidas. Ele estará sempre em cada rua, em cada praça e em cada parque de Curitiba.”

Gleisi Hoffmann, deputada federal, presidente nacional do PT: “Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ex-governador do PR e ex-prefeito de Curitiba. Arquiteto consagrado, deixou um legado importante na capital, reconhecido internacionalmente por obras e transporte público inovador. Solidariedade aos familiares”.

Rubens Bueno, deputado federal (Cidadania/PR): "Faleceu aos 84 anos o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. Sua grande obra está ligada ao urbanismo, planejamento e transporte urbano, reconhecido mundialmente!"

Luizão Goular, deputado federal: “Uma perda lastimável. Jaime Lerner foi prefeito de Curitiba por 3 vezes e governador do PR, por 2 gestões. O arquiteto ficou internacionalmente conhecido por causa do sistema integrado de transporte público da capital. Deixa um legado a todos nós. Meus sentimentos aos familiares.”

Joice Hasselmann, deputada federal: “O Brasil perdeu hoje um gênio da arquitetura e urbanismo, o paranaense, meu amigo querido Jaime Lerner. Jaime sempre foi um homem doce, de boa conversa e incrível inteligência. Certa vez, ele me disse que o que mais amou na vida foi ser prefeito de Curitiba, cargo q ocupou três vezes. Jaime também foi governador do Paraná duas vezes, mas o q ele amava mesmo era pensar as cidades. A bela Curitiba tem muito do olhar genial de Jaime Lerner. Ele deixou sua marca em diversas cidades do país e do mundo. Fará muita falta. Minha solidariedade à família.”

Guto Silva, secretário da Casa Civil do Governo do Paraná: “O Paraná está em luto! Faleceu hoje Jaime Lerner, ex-governador do estado e ex-prefeito de Curitiba, um grande nome da política do nosso estado. Transformou a nossa capital com seus projetos. Em sua gestão como governador implementou o anel de integração e atraiu grandes indústrias tornando o Paraná um polo automobilístico. Uma grande e triste perda! Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos! Descanse em paz, Jaime Lerner”.

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça: “Triste o falecimento do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner. Minha solidariedade aos familiares. Como arquiteto, urbanista e gestor, fez de Curitiba uma referência positiva mundial.”

Luis Carlos Heinze, senador pelo Rio Grande do Sul: Faleceu o urbanista e arquiteto Jaime Lerner. Ele mudou a maneira como enxergamos as nossas cidades. Devolveu aos gaúchos o cartão postal do Guaiba com o projeto da nova orla. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Fica um grande legado.

Vanessa Grazziotin, ex-senadora pelo PCdoB do Amazonas: “Homenagens à Jaime Lerner! Um dos maiores urbanistas do mundo Prefeito de Curitiba 3 vezes e 2 governador do Paraná. Fez de Curitiba a capital modelo do país em urbanismo. Em 2018, foi eleito o 2º urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista americana Planetizen”.

Fernando Francischini, deputado estadual: “Notícia triste nesta manhã sobre a morte do ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Arquiteto de formação, prefeito por três vezes de Curitiba, deixou um legado especial  de obras que lhe garantiram prestígio internacional e mais qualidade de vida à população. Nossos sentimentos à família”.

Arilson Chiorato, deputado estadual: “Mesmo em campos políticos diferentes, é inegável a contribuição de Jaime Lerner ao urbanismo brasileiro e mundial. Meus sentimentos à família”.

Requão Filho, deputado estadual: “Morreu Jaime Lerner, fez parte da história política de Curitiba e do Paraná. Meus sentimentos à família.”

Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba: “É com tristeza que recebo a notícia da morte de Jaime Lerner. Curitibano, acima de tudo, personagem da história paranaense e urbanista reconhecido internacionalmente. Seu legado permanece, pois o desenho que a capital tem até hoje carrega as suas digitais. Lerner deixou sua marca na história e fez com que Curitiba fosse conhecida em todo o mundo como referência em urbanismo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a toda a gente de Curitiba.”

Professor Euler, vereador de Curitiba: "Muito obrigado, Jaime Lerner! O Coração Curitibano amanheceu mais triste! Meus sentimentos aos amigos e familiares".

Eder Borges, vereador de Curitiba: "Jaime Lerner foi certamente o primeiro político que tenho lembrança pois quando eu era criança ele era prefeito. Sempre foi referência para mim pela forma que estruturou nossa cidade, o que fez dele e de Curitiba mundialmente famosos".

Osias Moraes, vereador de Curitiba: "Obrigado Jaime Lerner, deixou um grandioso legado!".

Alexandre Leprevost, vereador de Curitiba: “Curitiba amanheceu mais triste. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Jaime Lerner. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento difícil”.

Pier Petruzziello, vereador de Curitiba: “Foi o gênio de Curitiba, o coração curitibano, a arquitetura urbana desejada e colocada em prática, transformou Curitiba, nos colocou no mapa do mundo. Sem dúvida uma grande perda! Obrigado, Lerner!”

Maria Letícia, vereadora de Curitiba: “Perdemos Jaime Lerner, mas não seu legado. Que sua contribuição para Curitiba continue sendo uma inspiração para todas e todos que buscam novos olhares para a vida nas cidades. Meus sentimentos à família e aos amigos.”

Professor Mocellin, historiador, candidato a prefeito de Curitiba em 2020: “Jaime Lerner o mais importante de todos os prefeitos de Curitiba. Ele tinha uma frase: ‘Nada me dá mais prazer do que transformar o feio em belo’. E é assim que ele agia, transformando um problema em solução. Um exemplo é a Pedreira Paulo Leminski. Uma pedreira abandonada é uma coisa feia e repare no que ele a transformou. Ele também transformou Curitiba numa cidade exemplo no que diz respeito às questões ambientais. Jaime Lerner afirmava que a cidade boa era a cidade que fosse boa para a maioria da população. Então, podemos dizer, sem receio, que existiu uma Curitiba antes de Jaime Lerner e uma após Jaime Lerner. É óbvio que toda a gestão pode sofrer críticas, reparos, porque ninguém tem a pretensão de ser perfeito, mas ele foi um grande prefeito, é uma referência internacional. Ele fez história."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]