• Carregando...
Rafael Greca
Rafael Greca colocou Curitiba à disposição do novo governo federal.| Foto: Alexandre Mazzo/Arquivo/Gazeta do Povo

Silêncio de uns, declarações republicanas de outros. Na base do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e apoiando o presidente Jair Bolsonaro (PL), os prefeitos das cinco principais cidades paranaenses reagiram de forma diferente à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Os prefeitos de Curitiba, Rafael Greca (PSD), e de Londrina, Marcelo Belinati (PP), parabenizaram Lula; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), cumprimentou os eleitos, sem citar o nome do ex-presidente. Já os prefeitos de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), e de Ponta Grossa, Professora Elisabeth (PSD), preferiram não comentar o resultado do último domingo.

WHATSAPP: receba notícias do Paraná no seu celular

Greca e Belinati, coincidentemente, foram os prefeitos que se mantiveram mais distantes da campanha de Bolsonaro. Nos atos políticos da campanha do presidente em Curitiba, o prefeito foi sempre representado por seu vice, Eduardo Pimentel (PSD). “Cumprimento o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin, eleitos em segundo turno neste domingo. Seu mandato 2023-2026 nasce da preferência da maioria dos brasileiros. A voz do povo é soberana. Destacamos a importância do respeito à Democracia e à decisão da maioria dos eleitores. O Brasil merece paz social e prosperidade completa. A Cidade de Curitiba se coloca a disposição para construir, dentro do Pacto Federativo, uma agenda positiva para o futuro do Brasil. O País merece harmonia e unidade”, escreveu Greca no Twitter.

Belinati, apesar de estar no PP de Ricardo Barros, líder de Bolsonaro na Câmara, também não se envolveu diretamente na campanha presidencial. “Parabéns ao Lula, Presidente eleito do Brasil. O momento é de união, é preciso unir todos os brasileiros. Se o Presidente vai bem, é bom pra todo mundo, bom pra quem votou e também pra quem não votou nele. Que Deus ilumine e abençoe muito o Lula e sua equipe nessa missão”, comentou Belinati, após o resultado da eleição.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, emitiu uma nota sem citar o nome de Lula. “Meus cumprimentos aos eleitos neste segundo turno. Que Deus abençoe e dê sabedoria para governarem. A soberania do voto deve ser sempre respeitada. Que o Brasil possa prosperar com harmonia e avanços. Em Maringá, a cidade está sempre à frente de qualquer decisão. Trabalhamos em união pelos cidadãos. Viva a democracia!”

Paranhos e Elisabeth foram mais ativos na campanha, participaram de atos de rua e estiveram, por exemplo, com a primeira-dama Michele Bolsonaro, em sua passagem pelo Paraná na última semana de campanha. Coincidentemente, os dois prefeitos preferiram não comentar o resultado da eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]