• Carregando...
Ratinho concessão Porto
Ratinho Junior assinando contrato na sede do Ministério da Infraestrutura| Foto: Jonathan Campos / AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou nesta terça-feira (18), em Brasília, ao lado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o contrato de concessão da área destinada à movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. A empresa Ascensus Gestão e Participações passa a administrar o terminal pelos próximos 25 anos. Estão previstos R$ 22 milhões de investimentos, com a ampliação do pátio para a movimentação de até 4 mil veículos. A área foi arrematada por R$ 25 milhões, em dezembro de 2020, em pregão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Foi o primeiro leilão realizado pelo Paraná, primeiro estado do País a receber autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

“É um momento de muito orgulho para todos do Paraná a assinatura deste contrato. O leilão foi um sucesso, com ágio acima do esperado pelo mercado. Vai permitir que o Porto de Paranaguá siga avançando, ampliando a capacidade de exportação”, destacou Ratinho Junior.

A concessão contempla o terminal PAR12, como é chamada a área greenfield (ou seja, limpa, sem qualquer construção), está localizada na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), em área adjacente ao terminal arrendado à Volkswagen. São 74,1 mil metros quadrados de área e capacidade estática para quatro mil veículos e armazenagem anual de 120 mil veículos.

Para atender as montadoras instaladas no Paraná e também em outros pontos do País, a Ascensus vai investir em implantação de equipamentos e edificações a serem utilizados na movimentação e armazenagem de cargas Roll-on/Roll-off (automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas). Ao fim dos 25 anos de contrato, o que foi investido ficará com o Porto de Paranaguá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]