Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

100 anos de Olaria

Quem acompanha futebol, principalmente a partir de época de ouro do rádio e com os campeonatos cariocas, carrega consigo uma simpatia toda especial por clubes como o Olaria, Madureira, Canto do Rio, Bonsucesso, Bangu e, é claro, o Ameriquinha.

Sobre o Olaria Atlético Clube, que acaba de completar 100 anos (surgiu no dia 1 de julho), texto de Pedro Paulo Vital revela no site da agremiação que “tudo começou graças a um grupo de jovens da Rua Filomena Nunes”. A turma praticava o futebol naquele bairro leopoldinense, “o que já era uma ousadia, visto que no início do século XX a prática do futebol era quase que exclusivamente das elites”.

Apenas 2 à frente

A década de 1970 foi riquíssima para o futebol do Olaria, prossegue Pedro Paulo: em 1971, o Clube chegou na terceira colocação do estadual, atrás apenas de Fluminense e Botafogo. Isto sem ter feito um só jogo na Bariri, pois o campo estava em obras. Um timaço que tinha Aroldo, Miguel, Altivo, Alfinete, Afonsinho, Marco Antônio e Luís Carlos.

O ano seguinte marca a presença de Garrincha no Olaria, onde o “anjo das pernas tortas” encerraria sua carreira e marcaria seu último gol. Em 1979, “um menino franzino iniciava sua carreira como federado pelo Olaria: Romário de Souza Farias, que marcou os primeiros 7 gols de seus mais de mil pelo clube da Rua Bariri”.

Um clube completo

E, já que Afonsinho foi citado, vale a pena, como sempre, ler sua coluna na Carta Capital desta semana, onde também rende sua homenagem ao senhor Melo, que, de comum acordo com a diretoria do Botafogo, o levou para o Olaria, onde poderia jogar e melhor se preparar para a prática da Medicina.

Para o craque de ontem e de hoje, hoje como cronista esportivo, o Olaria “não é só um time, mas um clube completo, com múltiplas atividades culturais e esportivas que fazem a alegria de todas as gerações daquele pedaço querido do Rio de Janeiro”. Um clube proletário, como ressalta.

ENQUANTO ISSO…

 

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.