Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Cabe uma desobediência civil?

Prepare-se. Eis a verdadeira sopa de letrinhas: Assembleia, jiboia, ideia, colmeia, Coreia, creem, deem, leem, voo, perdoo, enjoo, zoo, pelos (brancos), Polo Sul, para (no sinaleiro), sequestro, autoestrada…
Com a devida vênia dos professores e filólogos, tem coisa mais feia?
Foi pensando nisso, nos “estragos” provocados pela reforma ortográfica, que Natureza Morta lembrou grandes líderes e a desobediência civil. Antes, jogou num canto o jornal que trazia em manchete a palavra Assembleia sem acento e para, do verbo parar, igualmente sem o dito cujo.
E tinha ainda um título sobre o último voo (sic) da Endeavor. Nem ela escapou.

Um aparte

Ao ouvir a palavra filólogos, Beronha estranhou. E arriscou: não seriam filófagos? Isso levou o solitário da Vila Piroquinha explicar que filófagos são os insetos que se nutrem de folhas.
– Nutrem? Estranho, eles não se alimentam?
Nosso anti-herói (ah, ah! Ele, no caso do codinome, mantém o hífen) certamente pensava em um pote de Nutrella. Ligeiramente desolado, Natureza encerrou o papo:
– Depois de tanto tempo para aprender, agora a gente é obrigada a esquecer o apreendido e substituí-lo pelo novo. Não é muito justo.

E assim…

Natureza voltou a pensar em Henry David Thoreau e a resistência ao governo civil, que defendeu em 1849. Depois, optou pelo título desobediência civil, que ganhou seguidores como Ghandi. Não é preciso lutar (fisicamente) contra o governo, mas deixar de apoiá-lo estando você contra ele. No ensaio, Thoreau justificou a razão de se recusar a pagar impostos: era um ato de protesto contra a escravidão e contra a Guerra Mexicana.
Mas, na nossa reforma, ainda bem que preservaram o trema em nomes próprios e derivações. Exemplo: Bündechen continua como sempre, belíssima… Ops!, continua como sempre, com trema no sobrenome.
Mesmo assim, não caberia uma desobedienciazinha civil contra alguns pontos da reforma ortográfica?
Beronha não só concordou como lembrou:
– Como dizia Otto Lara Resende, a crase não foi feita para humilhar ninguém.

ENQUANTO ISSO…


Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.