
Como já foi dito, a crase não foi feita para humilhar ninguém. Muito menos determinadas palavras. Mas existem algumas palavrinhas que põem a nocaute muita gente, para não dizer a maioria. A partir disso, o professor Afronsius abriu mão da etimologia em favor da etologia.
Diante da nocauteante revelação, Beronha foi para as cordas:
– ET? Acho que vi esse filme…
Coube a Natureza Morta, com o dicionário do Aurélio à mão, explicar do que se tratava: etologia é a ciência que estuda o comportamento dos animais. Já etimologia dedica-se ao estudo da origem das palavras.
De Hong Kong a Shangai
O bode todo começou com um acrônimo. No caso do vizinho de cerca (viva) da mansão da Vila Piroquinha, o HSBC. Embora cliente, não sabia o significado. Catando informações, chegou a Hong Kong and Shanghai Banking Corporatio.
Beronha:
– Prefiro HSBC. Já imaginaram a cena? O papai aqui pedindo informação na rua – onde fica a agência mais próxima do Hong Kong and Shanghai Banking Corporation?
Voltando ao banco e ao acrônimo, Natureza disse que a tradução poderia ser Corporação Bancária de Hong Kong e Xangai. A fundação remonta a 1865, por conta, conta?, sem intenção de trocadilho, de um escocês de nome Thomas Sutherland.
Já acrônimo é a palavra formada pela primeira letra, ou mais de uma, de cada uma das partes sucessivas de uma locução. Caso de BB – Banco do Brasil. Ou Cacex – Carteira de Comércio Exterior.
Casca de banana
Difícil por difícil, o solitário da Vila Piroquinha contou também ter dado uma escorregada ao ler um texto sobre religiões, em uma revista de história. Lá pelas tantas, no meio do caminho, a palavra casca de banana: glossalia.
– O que vem a ser glossalia?
Não encontrou no Mini Aurélio. Resposta (e uma consequente correção) só mesmo no “velho” Aurélio. Mas, primeiro, a invocação de uma errata: o certo é glossolalia, e não glossalia. Cartas para a redação, portanto.
– Ah, sim. Glossolalia (sf.) vem a ser “dom sobrenatural de falar línguas desconhecidas”.
Como se vê, ler e escrever também é perigoso. Perigosamente fascinante.
ENQUANTO ISSO…




