Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

O amigo e a piada

Perder um amigo, convenhamos, nunca é bom, mas perder uma piada parece ser bem pior. A partir dessa premissa, o professor Afronsius contou um caso, segundo ele, de humor fora das telas.
Um poderoso homem de negócios, conhecido por sua avareza, convidou Charles Chaplin para jantar. O artista verificou desde logo que, ali, “não se arriscaria a sobrecarregar o estômago”, conforme registro da época. No fim, quando o anfitrião acompanhava o convidado até a porta, manifestou a esperança de voltar a vê-lo brevemente:
– Quando, meu amigo, agradaria voltar a jantar?
– Agora mesmo, se fosse possível – retrucou Chaplin em tom seco.

Piadas e trocadilhos

Muitas vezes, o risco não é perder o amigo. Mas o próprio pescoço. No já citado aqui “Entre sem bater – A vida de Apparício Torelly, o Barão de Itararé”, livro de Cláudio Figueiredo (Casa da Palavra), tem uma prova disso.
Preso e espancados seguidas vezes, nem por isso o Barão de Itararé abria mão de sua principal arma, o humor. Uma vez, subiu numa mesa e com o punho fechado, gritou:
– Viva a Revolução!
Quando os policiais partiam para cima dele, “acrescentou com voz meiga”:
– … de 30!

Quem tem kultur…

Na Revista de História da Biblioteca Nacional, edição deste mês, seção Almanaque, de Rodrigo Elias, temos uma charge de 1917. Primeira Guerra Mundial, alemães e descendentes no Brasil eram vistos com desconfiança por parte da população. O humorista Storni faz mofa com o sotaque germânico.
Explica o texto: “Quem tem kultur também tem medo. Como um ex-dono de uma casa de chope soube precaver-se contra manifestações um pouco categóricas do nosso nacionalismo!”
No desenho, temos a fachada de uma casa de chope com um imenso aviso:
Declaraçong!
O dona deste gaza é brasillerra de goraçong! A mulher dele é de Santa Catherine tem tous filhos muite zafades mas muite engraçatinhes. Elles cantam o hynno nacional em allemong! Viva o Brazil!

Melhor é impossível, segundo Natureza Morta e Beronha, embora, como dizia aquela senhora alemã:
– Isso chá ontem!

ENQUANTO ISSO…


Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.