
Como Beronha costuma dizer, é óvio que Copa do Mundo não é apenas jogo de futebol. Tem o turismo. As Copas passam (esperemos que o caneco de 2014 fique no Brasil), o turismo permanece.
Vai daí que a prefeitura da Lapa tem trabalhado desde o ano passado, conforme o Departamento Municipal de Turismo, para que as duas estações ferroviárias situadas no município sejam restauradas, além da reativação da linha Lapa/Curitiba. As estações estão localizadas na Lavrinha e no Bairro Estação. Pertencem à União, mas estão cedidas e sob a responsabilidade da empresa América Latina Logística (ALL).
Declaração de voto (e torcida)
Professor Afronsius, Beronha e Natureza Morta estão torcendo para que a prefeita Leila Klenk (em quem, garantem, votariam, caso o domicílio eleitoral assim o permitisse) obtenha sucesso também nessa empreitada.
Na segunda-feira passada, a prefeita e o diretor de Turismo, Sergio Vinicius de Souza Junior, além do diretor executivo do Instituto Sergio Leoni, Vinicius Leoni, estiveram na sede da ALL, em Curitiba. Solicitaram que a empresa abra mão das estações para que elas sejam repassadas ao município. Outro ponto favorável: a empresa Serra Verde Express já demonstrou interesse em ativar a linha, assim que as estações estivem prontas e a ALL autorizar a liberação da ferrovia.
Segundo a prefeitura, “a boa conservação dos prédios históricos, maior investimento em divulgação e a Copa do Mundo” são fatores que podem ajudar a aumentar o número de turistas na Lapa em 2014.
Dados do Departamento de Turismo mostram que em 2013 estiveram no município 25.223 turistas, um aumento de aproximadamente 4.828 pessoas em relação a 2012. Desse total, muitos vieram de países distantes, como Turquia, África do Sul e Rússia. O local mais visitado no ano passado foi o Museu de Armas.
A Copa é uma grande oportunidade de trazer mais turistas à Lapa, já que a cidade é a única da Região Metropolitana de Curitiba que conta com um grande acervo histórico. Para tanto, o Departamento de Turismo investe na divulgação na capital, além de buscar parcerias com outros municípios e também com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
Além de trabalhar para que a ampliação do turismo englobe áreas poucos exploradas, como o turismo de pesca, turismo pedagógico e o ecoturismo.
Taxa única
Ainda no ano passado, a Câmara aprovou projeto de lei que solicitava a criação de uma taxa de visitação nos museus. Em abril, a medida será implantada: no Theatro São João, Museu Histórico e Museu de Armas será cobrada taxa de R$ 3,00 por pessoa. Professores, estudantes e idosos pagarão meia-entrada. Portadores de necessidades especiais, menores de seis anos e grupos de estudantes de escolas públicas terão entrada franqueada. Tudo para ajudar o custeio de despesas de manutenção, ampliação do acervo, aquisição de materiais permanentes, reformas, preservação e restauração dos imóveis.
Outros prédios históricos, como a Casa dos Cavalinhos, Casa da Música e Casa Vermelha, manterão liberada a visitação, sem nenhuma taxa. Vamos torcer, portanto, pela Lapa e a Copa.
ENQUANTO ISSO…




