Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Poderia ser balípodo

Escalado para o plantão desta terça-feira, jogo do Brasil, Beronha deu o cano. Nada de novo. Tanto que Natureza Morta, precavido, sacou um texto de arquivo para “tapar buraco”. ou, velha pática, “encher linguiça”.

Entre Amijubi, Fuleco ou Zuzeco, a escolha do nome para o mascote da Copa do Mundo deu o que falar. Amijubi resulta da união das palavras amizade e júbilo, que está igualmente ligado a jubi do tupi guarani, que significa amarelo. Fuleco mistura futebol e ecologia. Zuzeco é a fusão de azul com ecologia. A figura é um tatu-bola. Deu no que deu.

E, para encerrar, sacou da gaveta um texto da Revista de História da Biblioteca Nacional, da página Almanaque, edição do ano passado, mostrando que não foi fácil também a escolha de um nome para o futebol que arrebatava os brasileiros no início do século XX.

Com base em “A Torcida Brasileira”, de Bernardo Borges Buarque de Hollanda e João M.C. Malaia, a revista lembra que o “rude esporte bretão” aqui desembarcou, como seria natural, com termos técnicos do jogo em inglês: o boleiro da época, jogador, era player; goleiro, goalkeeper; falta era foul e havia ainda o famoso free kick

Mas, para menos menos aportuguesar o nome do esporte, em meio a acalorados debates envolvendo intelectuais, cronistas e amantes da língua portuguesa, foi realizada uma conferência no Rio, na Biblioteca Nacional. Em qual nome você votaria?

Football, pebóla, pébol ou balípodo?

Felizmente, optou-se por football.

Para se ter uma ideia do clima, a RHBN conta que o escritor Lima Barreto desenvolvia uma cerrada campanha contra o futebol, atacando a cobertura dos jogos (e já naquela época) feita pela imprensa.

Em sua opinião, os textos dos jornais pareciam “escritos em inglês”.

ENQUANTO ISSO…

8 julho (1)

 

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.