Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Que tal o rodízio por sexo?

Cada um tem lá o seu sonho. Professor Afronsius, por exemplo, gostaria de ser o “general comandante em chefe” do trânsito, mesmo que por um dia. Mas, como isso é realisticamente algo impossível, resolveu listar uma série de sugestões para banir de vez o caos que impera nas ruas. Com ajuda de Natureza Morta e parcas contribuições de Beronha.
Assim, conforme o bosquejo, diante dos resultados do rodízio de veículos em São Paulo, ficou assentado que a alternância para circular não será baseada no final das placas, mas no sexo dos motoristas:
– As mulheres só dirigem pela manhã. Os homens, à tarde.

E tem mais

– Bicicletas, só no horário de almoço. Para compensar, um decreto municipal vai acabar com todas as subidas. A partir do ato oficial do alcaide, a cidade só terá descidas.
– Motos, apenas nos fins de semana, para atender pedidos de pizza e yakisoba. Nos dias úteis, o motoqueiro ficará liberado do uso de capacete. Desde que saia sem a moto.
– Triciclo. Liberado durante toda a semana, desde que utilizado no jardim ou no quintal da casa.
– Skate. Só nas férias escolares. O garoto terá de levar na garupa o pai, a mãe ou um responsável. E haverá emplacamento.
– Carros com placas de fora. Circulação apenas nas festas de fim de ano.
– Implantação de praças de pedágio nas entradas e saídas de prédios e condomínios.
– Fim das placas de sinalização. Medida de economia. Já que ninguém obedece mesmo, é dinheiro do contribuinte jogado fora.
– Multa. A punição trocará de alvo. Deixará de ser o bolso, passando para as costas do indigitado cidadão: 100 chibatadas seguidas, em praça pública, com toda a força, acompanhadas de um banho de salmoura.
– Não será adotada a mão inglesa, mas a mão cheia. Quem violar a lei receberá bifas e sopapos.
– Quem sobreviver um mês sem cometer infrações de trânsito será beneficiado: ficará isento do Imposto de Renda por dois anos.
– A carteira de motorista não será mais suspensa, mas sim o veículo. Será suspenso – no varal de guinchos do pátio do Detran.

Questão de sanidade mental

Ainda sujeito a pequenas correções (de curso?) e arremates (a gol?), o novíssimo Código Nacional de Trânsito pode parecer maluco, mas, como diz Natureza, há coisa mais maluca do que o trânsito de hoje, com 1.304.753 veículos só em Curitiba?
– Revogam-se as disposições em contrário.
Ou, como diz nosso anti-herói de plantão, quem não ficar satisfeito que vá reclamar pro bispo. A pé.

ENQUANTO ISSO…


Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.