Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Temos saída?

Ao ler a reportagem de capa da revista Carta Capital desta semana, “O caos será tua herança”, assinada por Antonio Luiz M.C. Costa, professor Afronsius deixou escapar, após longo suspiro:

– Pior a emenda do que o soneto.

E sublinhou alguns pontos da matéria, começando pelo olho (no jargão jornalístico, olho, ou janela, vem a ser um trecho do texto cujo autor/editor julgou importante destacar):

“Iraque: O resultado da guerra ao terror iniciado por Bush é a criação do mais cruel e perigoso Estado terrorista do mundo moderno”. Em cena, o ISIS. Quem? ISIS vem a ser Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS pela sigla em inglês) e que “será um ninho de terroristas como nunca se viu, dono de petróleo e no coração da região mais delicada do mundo.”

O Iraque laico e nacionalista deixou de existir, “mas o nome pode continuar ligado a um Estado sectário xiita muito menor, mas que tornou impossível a convivência entre as comunidades árabe sunita, árabe xiita e curda, para não falar das minorias turcomena, assíria (cristã), mandeia, shabak, yarsan e yezidi”, explica Antonio Luiz M.C. Costa.

Sobre o tremendo abacaxi criado por George W. Bush, cita uma comentarista do jornal Haaretz, de Israel, que escreveu:

– É querer reformar a casa durante o incêndio.

Sérgio Vieira de Mello, a perda

– Precisa dizer mais? – indagou professor Afronsius, ao concluir a leitura, mas fez questão de reforçar um episódio da chamada Guerra do Iraque, citado pela revista, a morte do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, 55 anos, em atentado na cidade de Bagdá. Funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002, morreu juntamente com outras 21 pessoas no Hotel Canal, usado como sede da ONU por mais de 10 anos. Explosão de um caminhão-bomba. O ataque foi atribuído à Al Qaeda, é claro, o que nunca foi comprovado. Por supuesto.

Nascido no Rio, o brasileiro Vieira de Mello era considerado o virtual sucessor de Kofi Annan na Secretaria Geral das Nações Unidas. Mensageiro da paz, tombou no campo de batalha.

ENQUANTO ISSO…

3 julho

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.