
Pelo sucinto relatório de Beronha, a turma do Bar VIP, aquele que ele, nosso anti-herói de plantão, diz só freqüentar “ocasionalmente todos os dias”, está em ritmo de espera. Preocupadíssima com o carnaval. Não propriamente com o desfile de rua ou a falta de policiamento em Curitiba e na Vila Piroquinha, mas com a escassez de cerveja.
– O drama já vem de algum tempo.
Os pequenos estabelecimentos fazem o pedido à Ambev e começa o pesadelo. Pesadelo compartilhado com a freguesia. A mercadoria nunca chega, ou quando chega, chega fora de hora. Ou do dia combinado.
O jeito, como faz Rosbife, agora considerado ex-feliz proprietário do VIP, é recorrer a distribuidoras. Ou seja, ao mercado paralelo. Onde o serviço, é claro, custa mais caro. E alguém vai pagar o pato.
Mudando de assunto
Como o problema não é recente, o futebol deixou de ser o prato de todo dia no VIP e em outros botecos. Cedeu lugar para coisas de economia.
– Sai Paulo Baier, sai Rafinha, entram açambarcar, cartel, monopólio, oligopólio e logística, que viraram temas recorrentes – segundo Natureza Morta.
Para ajudar o amigo, o solitário da Vila Piroquinha foi explicando: açambarcar é acumular mercadorias em grande quantidade para provocar seu sumiço e, assim, vendê-las por preço mais alto.
Monopólio é um acordo – implícito ou quase nunca explícito – entre empresas para impor preços, suprimindo ou dificultando a livre concorrência.
Já oligopólio é o controle da oferta por um pequeno número de empresas.
A decantada logística? Um ramo da gestão voltado para o planejamento da armazenagem, circulação – terra, ar e mar – e distribuição de produtos.
Logística sem lógica
Incrível, mas um dos objetivos principais da logística é “conseguir criar mecanismos para a entrega dos produtos em tempo mais curto possível”. Os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes e locais de armazenagem. Basicamente isso. Basicamente. Com a globalização, os conhecimentos de logística são de fundamental importância.
– Parece que tem cabôco que ainda não aprendeu a lição – sapecou Beronha.
Para ele, tudo que ouviu e vem ouvindo (açambarcar, monopolizar, formar cartel, logística e oligopólio) pode ser sintetizado numa palavra:
– Golpe do xaxixo.
Molecagem contra os pequenos. No caso em epígrafe, são grandes apenas no consumo, arrematou Natureza, lembrando que a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) nasceu da fusão Antarctica e Brahma, em 1999/2000.
É tida com a quarta maior cervejaria do mundo. Detém aproximadamente 70% do mercado brasileiro de cervejas e 18% do mercado de refrigerantes.
Batendo em retirada, garganta seca, Beronha ainda arriscou:
– Dá para reclamar no Procon, já que não adianta reclamar pro bispo?
ENQUANTO ISSO…




