• Carregando...
Cláudia Abreu torce pela reprise de “Celebridade”, que completou 12 anos
| Foto:

A novela “Celebridade” completou 12 anos na semana que passou. Foi no dia 13 de outubro de 2003 que o autor Gilberto Braga voltou ao horário nobre após nove anos de afastamento. Com uma história inspirada em “A Malvada”, filme protagonizada por Bette Davis, a novela fazia uma crítica aos 15 minutos de fama e às celebridades instantâneas formadas pelo realities show. Só pelas chamadas já dava para sentir que um verdadeiro novelão vinha por aí, ao estilo de “Vale Tudo” (1988):

Foi por causa dessas críticas, inclusive, que a novela foi adiada por mais de uma vez. Inicialmente, ela tinha sido prevista para entrar no ar em 2002, mas foi adiada por conta do “Big Brother Brasil”. Depois, estrearia no começo de 2003, mas só foi confirmada para outubro do mesmo ano, substituindo “Mulheres Apaixonadas”.  O elenco escalado para a missão de substituir Manoel Carlos e suas “Mulheres Apaixonadas” era de primeiro time:

Quando estreou, a abertura logo conquistou o público pelo charme e bom gosto ao som de Barry’s White:

Uma vilã inesquecível

reprise celebridade

A novela começou mostrando a ambição de Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) e o desejo de tomar o lugar de Maria Clara Diniz (Malu Mader). A vilã fez tanto sucesso que Laura era amada nas ruas, graças à bela composição de Cacau, que criou uma personagem cheia de nuances e com um delicioso humor sexy.  Quando conseguiu o lugar de Maria Clara, Laura ficou ainda mais sexy, alongando as madeixas e apostando em trajes sensuais e protagonizando ótimas cenas com seu companheiro, o michê Marcos (Márcio Garcia). A “cachorra” conquistou muitos fãs e foi dona de muitas cenas ao som de “Sympathy for the devil”, dos Rolling Stones.

As cenas em que ela compra a mansão de Maria Clara e comemora a vitória com uma dança sensual na boate é antológica, bem como a surra da mocinha na vilã, cena inspirada em “Água Viva” (1980), do mesmo Gilberto Braga.

O antes e depois de Laura

Laura tomou um banho de loja, alongou as madeixas e apostou em figurinos bonitos e sensuais. (Fotos: Globo/Divulgação)

 

A boa dupla com Fábio Assunção

Fábio Assunção e Cláudia Abreu interpretaram uma dupla deliciosa de vilões em

Fábio Assunção e Cláudia Abreu interpretaram uma dupla deliciosa de vilões em “Celebridade”. (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

O efeito no final do capítulo

Nove antes antes do “congelamento” nas cenas finais dos capítulos de “Avenida Brasil” (2012), que virou uma febre nas redes sociais, “Celebridade” já fazia usa do efeito: a última cena era congelada com um ‘flash’, a exemplo do recurso final da abertura, antes de exibir o logotipo.

 

Nunca reprisada

Apesar de todo o sucesso, a novela nunca foi reprisada. Por ter uma linguagem e cenas bem adultas do universo Gilbertiano seriam necessárias muitas adaptações, o que causaria prejuízos ao entendimento da trama se passasse novamente no “Vale a Pena Ver de Novo”.

Torcida

Mesmo assim, os fãs não esquecem desse sucesso. No Canal Viva, a novela é uma das mais pedidas para ser reprisada. Conversei com a atriz Cláudia Abreu, que esbanjou beleza e simpatia, no lançamento da excelente série “Espinosa”, do GNT, dirigida pelo marido dela, José Henrique Fonseca, na última quinta-feira (15) no Rio de Janeiro.

Ela me disse que torce pela reprise da trama no Viva e não lembrava que já tinha passado tanto tempo assim. Além disso, ela confirmou que está escalada para a novela das 21h que estreará no horário nobre no segundo semestre do ano que vem, mas disse não saber nada do personagem ainda, por conta do adiantamento da produção. Bem que podia ser uma nova vilã, né?

Particularmente, “Celebridade” é uma das minhas novelas preferidas. Personagens fortes, bem escritos, com dois vilões sensacionais: Laura e Renato Mendes (Fábio Assunção). Uma mocinha forte, que se reinventou ao longo da história, e paralelas divertidas como Darlene (Deborah Secco) e a gata garota Jack Joy (Juliana Paes). Apesar disso, creio que a novela seria melhor em DVD do que no Viva. Deixemos para o canal a cabo as novelas mais antigas. E não custa nada torcer para que Gilberto volte a escrever como em “Celebridade”, porque “Babilônia” simplesmente não parece ter sido escrita pelo mesmo autor de “Celebridade”.

Enquanto não chega a hora de rever este clássico, vale relembrar uma das vilãs mais amadas dos anos 2000:

Em tempo: Ri muito e recomendo: Relembre “Celebridade” gifs.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]