• Carregando...
Túnel do Tempo: Mulheres de Areia
| Foto:

“Prepara-se! Vem muita confusão por aí…Elas são idênticas. Duas irmãs gêmeas confundindo toda uma cidade!”. Assim, Dirceu Rabelo anunciava em janeiro de 1993 um dos maiores sucessos do horário das seis da Globo: “Mulheres de Areia”, que estreou no dia 1º de fevereiro.

final

Efeito no final dos capítulos.

As gêmeas Ruth e Raquel, que já tinham conquistado o país em 1973, quando Eva Wilma as interpretava na TV Tupi, foram escaladas pela Globo para recuperar a audiência do horário das 18h, que estava em queda. Mas a nova produção demorou um ano para sair do papel. Inicialmente prevista para 1992, a novela foi adiada primeiro porque não se chegava em um consenso em quem interpretaria as gêmeas. Falava-se muito em Maria Padilha e até Malu Mader, Claudia Abreu e Debora Bloch chegaram a ser cotadas para os papéis duplos, mas Ivani Ribeiro defendeu Gloria Pires. Grávida de Antonia, Gloria aceitou o papel, e Ivani concordou em adiar a novela por um ano.

Atualização da trama

Foi o tempo necessário para que Ivani, com a ajuda de Solange Castro Neves, atualizasse o roteiro e também incluísse outra trama sua no script. “O Espantalho”, de 1977, discutia a questão da ecologia, tema em voga após a Eco-Rio 92, e mostrava a luta de um prefeito de uma cidade litorânea do Rio contra a poluição de suas praias. A autora também atualizou a questão da bondade e maldade das gêmeas. Em entrevista à Folha de S. Paulo em 01/02/93, Ivani declarou: “Abandonei o maniqueísmo dos contos de fada e humanizei as gêmeas. Hoje. o público já não acredita em personagens inteiramente bons ou ruins”, diz Ivani. Seguindo tal raciocínio, a escritora recheou a nova “Mulheres” com bofetões de Ruth em Raquel. “Não será uma nem duas vezes. Sempre que a irmã provocar, Ruth vai reagir à altura. Há duas décadas, o máximo que faria era chorar no quarto.”

Muitas Glorias (Ruth, Raquel, Ruth se passando por Raquel e Raquel se passando por Ruth)

Atualizada, a novela mostrou uma Gloria Pires segura e no auge de sua atuação. Ruth e Raquel tinham até mesmo vozes diferentes. Enquanto Raquel usava um tom sedutor e sexy, Ruth usava uma voz mais tímida. E essa diferenciação era vista mesmo Ruth se passava por Raquel e Raquel se passava por Ruth. Um trabalho espetacular de Gloria e da direção da novela. Com um elenco e orçamento de novela das 20h, “Mulheres de Areia” recuperou a audiência e consagrou nomes como de Vivianne Pasmanter e Marcos Frota (o Tonho da Lua).

Alguns detalhes curiosos: Em 1993, o processo para que Gloria contracenasse com ela mesma era muito mais artesanal do que na época de “Paraíso Tropical”, na qual Alessandra Negrini interpretou as gêmeas Taís e Paula. O Vídeo Show mostrou todo o processo da multiplicação de Gloria, numa era ainda pré-Projac (apenas as cenas na cidade cenográfica eram feitas lá, as cenas de estúdio eram gravadas nos estúdios do Jardim Botânico).

Tenho doces lembranças de “Mulheres de Areia” que é, até hoje, a minha novela preferida.  Foi em 1996, na reprise, que me apaixonei por Gloria e sua Raquel Araújo. Por isso, já aguardo, ansiosamente, “Babilônia”, na qual Gloria voltará a viver uma vilã e estou na torcida para que a Globo lance a novela em DVD e também a exiba integralmente no VIVA essa novela apaixonante da eterna Ivani Ribeiro.

Vamos relembrar a novela?

Eis um detalhe: nas chamadas de 1993 os “M” do logotipo se moviam e também ganhavam uma versão congelada ao final dos capítulos. Nas reprises de 1996 e 2011, o efeito (infelizmente) foi abandonado.

Chamada de elenco – 1993

Chamada de reprise – 1996

Chamadas de reprise – 2011

Você sabia que Mulheres de Areia seria exibida no VIVA, mas o canal teve que cancelar a exibição por conta da reprise da Globo?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]