Thumbnail

O planejamento é muito importante para melhorar o negócio.

Thiago Maceira

Thiago Maceira é Managing Director no Banco de Investimentos e Head do Núcleo Tech do Itaú BBA. Com 20 anos de experiencia no mercado financeiro e no Itaú BBA desde 2013, o executivo já trabalhou na Goldman Sachs no escritório de Nova Iorque e no Citigroup em São Paulo. Thiago é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Columbia Business School (prêmio Beta Gamma Sigma Alumni). Na coluna “Investimentos e Startups”, falará sobre as tendências do ecossistema de tecnologia sob o ponto de vista de investimentos.

Sobrevivência do negócio

Qual o melhor momento para uma startup levantar capital?

25/06/2020 12:00
Uma pergunta frequente que recebo de empreendedores é sobre o melhor momento para levantar capital para os seus negócios. No Brasil, em particular, onde o acesso a capital não é tão abundante como em mercados de tecnologia mais desenvolvidos, o planejamento é ainda mais importante e pode significar a sobrevivência do negócio.
O desafio dos fundadores é equilibrar a necessidade de recursos no curto prazo para acelerar (e em muitos casos viabilizar) o crescimento da operação, evitando uma venda significativa de participação na companhia, quando ela ainda não capturou todo o seu valor potencial.  Há vários casos de empresas de sucesso em que o empreendedor acabou não colhendo os frutos dessa valorização devido à diluição muito grande da sua participação.
Do ponto de vista financeiro, o conselho mais comum é sempre o de postergar ao máximo a diluição da participação acionária para permitir que a empresa possa crescer e obter uma avaliação mais alta no futuro. Apesar de matematicamente correto, esse raciocínio não leva em consideração potenciais impactos positivos que um investimento possa trazer, tais como:
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Por último, é fundamental que os empreendedores tenham em mente que levantar dinheiro não é a métrica definitiva de sucesso. Empresas que captam volumes relevantes de capital no início de suas vidas nem sempre são as vencedoras. Como comentei, investidores ajudam a trazer credibilidade e capital, mas para as empresas de sucesso, a “validação” sempre vem dos clientes.